Paço de Melo

IPA.00001473
Portugal, Guarda, Gouveia, União das freguesias de Melo e Nabais
 
Casa nobre com planta em L. Fachada principal rasgada por 2 portas de acesso e janelas com vãos em arcos pleno ou abatido, comportando a capela de nave única, com entrada através de arco a pleno centro, ladeado por colunas e rematado por frontão triangular. Ausência de elementos decorativos, excepto na torre sineira, com motivos concheados e volutados, tendo coroamento piramidal. Conjugação de elementos típicos de várias épocas cronológicas, como os merlões que coroam o muro da cerca, com perfil de voluta, sem significativa expressão estilística. Integração de elementos da arquitectura popular. Acesso ao segundo piso através de lanço de escadas formando balcão. Por baixo da torre sineira tinha uma capela dedicada à Nossa Senhora da Paz.
Número IPA Antigo: PT020906090011
 
Registo visualizado 584 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Conjunto de disposição horizontal, composto pelo muro da cerca, Capela do Sr. do Calvário, ruínas do edifício do Paço e torre. O muro da cerca encontra-se orientado a N., com 2 registos, compreendendo a fachada da capela e uma ala do Paço. Possui 5 janelas em arco abatido, janela de sacada, portal em arco pleno encimado por pedra de armas *1. É coroado por merlões de face rectangular formando enrolamento,tendo no topo NE. pedra de armas *2. A Capela do Calvário destaca-se do enfiamento do muro por 1 ligeiro ressalto, tendo planta rectangular com cobertura a 2 águas, sobre cornija. A fachada principal, orientada a N., tem 1 portal em arco pleno com inscrição *3 e ladeado por 2 colunas, que se prolongam em arquivolta. Coroamento de frontão angular revestido por painel azulejar, ladeado por pináculos piramidais. Existência de pedra de armas no cunhal NE. *4. Alçado O. com porta rectilínea, sendo os demais alçados cegos. Interior de nave única, com cobertura de madeira e pavimento lajeado. As ruínas do Paço desenvolvem-se numa planta em L irregular, com coberturas diferenciadas a 3 águas, sobre cornija. Uma das alas, tem alçado N. com 3 registos, tendo no 1º porta e, no 2º, no enfiamento desta, janela. O 3º possui 2 janelas rectas de guilhotina, com 4 mísulas laterais, e 2 janelas de sacada. Todos os vãos possuem 1 perfil e molduras rectilíneos. Alçado O. com 2 registos, revestido com vegetação cerrada e parcialmente desmoronado. Alçado E. tem igualmente 2 registos, o 1º com 2 portas rectas, 2 frestas e lanço de escadas, tendo o 2º 7 janelas de lintel recto, com 4 mísulas laterais. A outra ala tem também 2 pisos, compostos, no alçado N. por lanço de escadas e pilar de apoio ao balcão, 2 portas de lintel recto no 1º, e no superior 2 portas e 2 janelas de lintel recto, janela de sacada com o mesmo tipo de lintel, mais largo que as ombreiras. Este alçado encontra-se parcialmente desmoronado. No alçado S., surgem 2 portas rectas, tendo, no 2º registo, janela em arco abatido, janela de sacada recta encimada por friso e 3 janelas rectas. Também este se encontra parcialmente desmoronado. O alçado E. tem, no palno superior, porta em arco pleno. O interior encontra-se desmoronado, vislumbrando-se alguns pavimentos em soalho e tectos planos. A torre sineira, no ângulo SE., tem planta quadrada, sem aberturas, à excepção de porta no alçado S.; a sineira, em arco pleno, é rematada por volutas merlões volutados, tendo coroamento piramidal com fogaréu e catavento de ferro.

Acessos

Junto à Igreja da Misericórdia

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DG, 1ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978

Enquadramento

Urbano, no limite de aglomerado, isolado, situa-se acima do nível da rua, em terreno com ligeiro declive, desenvolvendo-se a cerca até à Ribeira do Paço. Na cota inferior, existe chafariz público com brasão dos Melos. Proximidade da Igreja da Misericórdia.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular / Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 13 / 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 13 - concessão da povoação a D. Mem Soares, no reinado de D. Afonso II, cavaleiro que aí edificou o seu Paço, já no reinado de D. Afonso III; seu neto D. Mem Soares de Melo foi Senhor de Melo e alferes-mor de Afonso III; as Inquirições de D. Dinis referem o lugar de "Merloa", que teria sido povoado por Gonçalo de Sousa, prior de Folgosinho, no reinado de D. Afonso II, referindo ainda que a povoação pertencia a fidalgos, à Sé de Coimbra e aos lavradores; na Crónica dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, refere-se que D. Mem Soares d'Alvim teria sido o primeiro a tomar o apelido de Melo, sendo casado com D. Teresa Afonso Gata que herdou de seu tio, D. Gonçalo de Sá, o senhorio de Melo; séc. 15 - é elevada a vila por D. Afonso V, por iniciativa de D. Martim Afonso de Melo, senhor de Seia, Gouveia, Linhares e Celorico, neto de D. Mem Soares de Melo; séc. 17 - 18 - edificação da capela por iniciativa de Manuel de Oliveira Freire, casado com D. Antónia de Melo, filha de Estevão Soares de Melo, 10º Senhor de Melo; reconstrução ou ampliação do Paço por iniciativa dos Senhores de Melo. Integrava ainda outra capela no interior do edifício; 1758 - a Capela é referida na Memória Paroquial como tendo a imagem de Cristo, celebrado nos Passos, sendo administrada pela Misericórdia; 1822, 19 abril - falece na casa D. José António Pinto de Mendonça Arrais, bispo da Guarda, que aqui habitou nos últimos anos da sua existência; séc. 20, 2.ª metade - colocação de painel azulejar no frontão da capela.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes; tectos de madeira.

Materiais

Granito; cantaria, alvenaria; betão; madeira; ferro aparelho isódomo; revestimento inexistente, reboco; telha de canudo.

Bibliografia

DIONÍSIO, Sant'Ana, Guia de Portugal, Lisboa, 1927; REAL, Mário Guedes, Pelourinhos da Beira Alta, in Beira Alta, Viseu, vol. XVII, 1959; ALMEIDA, José António Ferreira de [coord.], Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; FRAGA, João Baptista de Almeida, Melo na História e na Genealogia, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1- armas dos Melos: 6 besantes. *2 - escudo sextavado: armas de Portugal; quadrifólio, 5 estrelas, castelo, flores-de-lis e 6 besantes. *3 - "O SR.MANOEL DOLIVEIRA.FR EIRE. MANDOV FAZER ESTA OBRA". *4 - escudo esquartelado com armas dos Melo, Freire, Machado e Oliveira. *5 - a cerca integra ainda um pombal circular.

Autor e Data

Margarida Conceição 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login