Cruz de Pedro Jacques

IPA.00001451
Portugal, Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Mata de Lobos
 
Padrão em forma de paralelepípedo com inscrição de ambos os lados e encimado por cruz de hastes rectilíneas, que o transformou em cruzeiro. Tem escassos motivos decorativos, excepto nas volutas que ladeiam a cruz.
Número IPA Antigo: PT020904100001
 
Registo visualizado 429 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Comemorativo  Cruzeiro comemorativo  Cruzeiro dos Centenários  

Descrição

Soco constituído por três degraus rectangulares, onde assenta padrão constituído por bloco vertical em forma de paralelepípedo, integrando inscrição que ocupa toda a sua superfície e é enquadrada por moldura incisa, descrevendo hastes curvilíneas superiormente. Inscrição do anverso: SVB 6º REGE / ALPHONSO / CITIANDO O / EXércitº DE CASTelª / Que GOVERNAVA / O DVQue DE USUNA / A PRAÇA DE CASTelº / Rodrigo FOI SOCURIDA POR / Pedrº JACQUES DE MAG" /G'alhães DESTA PROVINCIA / Que O VENCEU EM / BATALHA NESTE / LUGAR,COM DES/IGUAL PODER A / 7 DE JULHO / DE 1664". Inscrição do reverso: "E PARA FAZER / IMORTAL E / STA VICT/ORIA JOA/N DA FON/Seca TAVares M/ANDOV A/QVI LEVA/NTAR ES/TE PADRA/M NO SO/BREDITO / ANNO DE / 1664". Cruz com base ladeada por duas volutas, apresentando hastes rectilíneas molduradas e possuindo na intersecção das hastes motivo quadrilobado.

Acessos

Lugar da Salgadela, a 2 Km de Mata de Lobos

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136 de 23 junho de 1910

Enquadramento

Rural, isolado, situado em terreno plano, rodeado de muros de alvenaria de granito, divisórios de propriedades rústicas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comemorativa: cruzeiro comemorativo

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1664 - edificação do padrão por ordem de João da Fonseca Tavares, comemorativo da vitória portuguesa na Batalha da Salgadela, ocorrida a 3 de Junho de 1664 e erguido na própria zona de combate: o Duque de Ossuna a fim de vingar o saque da vila espanhola de Sobradilho por Pedro Jacques de Magalhães, pretendia cercar Castelo Rodrigo com cerca de 3000 soldados, enquanto a guarnição portuguesa rondava os 150 soldados; Pedro Jacques de Magalhães *1 assumiu o comando das tropas, tendo conseguido repelir o inimigo, ao qual se teria juntado, segundo a tradição, D. João da Áustria.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito, cantaria.

Bibliografia

LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; DIONÍSIO, Sant'Ana, Guia de Portugal, Lisboa, 1924; ALMEIDA, José António Ferreira de, dir., Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; MARTINS, José Canário, Roteiro Ilustrado de Castelo Rodrigo, Figueira de Castelo Rodrigo, 1983.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1- Pedro Jacques Magalhães era em 1665 conselheiro de Guerra, em 1671 foi agraciado com o título de Visconde de Fonte Arcada e faleceu em 1688.

Autor e Data

Margarida Conceição 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login