Fonte da Mata Alva

IPA.00014415
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)
 
Arquitectura infraestrutural, oitocentista. Fonte de espaldar integrada em estrutura murária escalonada, com implantação segundo um esquema trapezoidal. Tanque trapeizoidal de cantaria com bica inscrita em painel de azulejos de padrão, protegido por alpendre. Fonte com decoração composta por três painéis de azulejo padrão, sendo o central sobrepujado por inscrição alusiva à reconstrução da fonte. Espaldar com pinturas murais de escamas. Paineis de azulejos com aproveitamento de composições de padrão do séc. 17.
Número IPA Antigo: PT031111110206
 
Registo visualizado 119 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Fonte integrada em estrutura murária escalonada, composta por espaldar recto articulado, em ângulo agudo, com 2 panos laterais definindo, uma implantação segundo um esquema trapezoidal. Panos de muro rebocados e pintados de amarelo e branco. Espaldar moldurado, coroado por semicírculos, nos extremos, com alpendre também em semicírculo, com cobertura em abóbada de concha, acentuada por falso beirado, suportado por 2 colunas em cantaria, de fuste liso e capitel com decorasção vegetalista. Sob o alpendre, tanque trapezoidal em cantaria, com motivo floral no frontal, encimado por painel de azulejos de padrão do séc. 17, com bica em forma de goteira, enquadrado por pintura mural com motivos de escamas e sobrepujado por inscrição alusiva à reconstrução da fonte, com pedra de armas real. Os panos laterais, idênticos, apresentam uma implantação curva acentuada pela presença de bancos em cantaria corridos e adossados ao muro, que se articulam, de cada lado, com par de painéis azulejares da mesma tipologia que os do pano central, encimados por dois vãos em semicírculo. Ambos são superiormente rematados por falso beirado.

Acessos

EN 375, no troço designado por Rua Barbosa du Bocage. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,791817; long.: -9,419813

Protecção

Incluído na Vila Velha e Serra de Sintra (v. PT031111110081); Incluído na Área Protegida de Sintra - Cascais (v. PT031111050264)

Enquadramento

Rural, junto à estrada que percorre a Serra de Sintra, em direcção a Colares, na proximidade do Palácio de Monserrate (v. PT031111110034).

Descrição Complementar

INSCRIÇÃO: (lápide do espaldar) "HUNE FONTE M / CONDIDIT DE NOVO / PRO BUNO PUBLICO / FRANCISCO / VISCONDE DE MONSERRATE / A.D 1875"

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção da fonte; 1875 - campanha de obras de remodelação, conservação e restauro da fonte, realizadas por iniciativa e a expensas de Sir Francis Cook (n. 1817), 1º visconde de Monserrate (já baronete em Inglaterra recebe o título de visconde por carta de D. Luís I de 1870), proprietário da vizinha propriedade homónima (desde 1863), destinando-se a mesma ao uso público, como o atesta o registo epigráfico sob a pedra de armas.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, azulejos.

Bibliografia

COSTA, Francisco, História da Quinta e Palácio de Monserrate, Sintra, 1985; RIBEIRO, José Cardim, (coord. de), Sintra. Património da Humanidade, Sintra, 1996.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Teresa Vale, Maria Ferreira e Sandra Costa 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login