Casa das Virtudes / Casa dos Pintos de Meireles / Casa dos Albuquerques / Edifício da Cooperativa Árvore

IPA.00014111
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Casa abastada barroca, de planta em U, com a fachada principal armoreada. Portal encimado por frontão interrompido entre fogaréus. Óculo quadrilobado. Volume emergente com fortes relações visuais para a paisagem. Este imóvel após a sua compra pela Cooperativa, teve a intenção no seu início de integrar intervenções de quatro arquitectos: Viana de Lima para a Biblioteca de Arte, Siza Vieira para o Auditório Polivalente, Alcino Soutinho para o Restaurante, Sala de Convívio e Sala de Reuniões e Pulido Valente para o arranjo e ampliação das oficinas.
Número IPA Antigo: PT011312080144
 
Registo visualizado 1111 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Casa de planta composta em U, de quatro pisos, apresentando para a R. Azevedo Albuquerque um extenso corpo de piso térreo rematado a N. por dois pisos e para as traseiras, sobre os socalcos três a quatro pisos. O corpo acrescentado a N. além das oficinas de cerâmica tem um espaço de garagem. Volumes articulados, com coberturas em telhado diferenciadas, de três águas e quatro águas no corpo confrontante com a R. e de quatro águas nos corpos associados nas traseiras. Fachada principal orientada a E., encaixada entre pilastras, ressalta um portal de verga recta ladeado por duas janelas gradeadas, encimado por frontão ondulado interrompido por um espaldar armoreado, entre dois fogaréus. Na extremidade N. desta fachada ao nível do piso térreo uma porta e um óculo quadrilobado engradado. No piso superior duas janelas de guilotina e uma pequena fresta. A fachada das traseiras apresenta dois corpos salientes nos extremos, unidos por um muro de suporte em granito, definidores de uma varanda lajeada com bancos de granito apoiados em plintos de recorte curvo com volutas. Sobre esta varanda entre dois alpendres com escadaria adossada à fachada, no último piso dois vãos de sacada entre duas janelas de guilhotina. Um portal de verga recta destaca-se ao eixo das escadarias entre duas pequenas fresta quadrangulares. As superfícies dos extremos de três pisos ressaltam um registo no piso superior na base de uma varanda corrida, onde se abrem três portas a N. e duas a S. com as ombreiras prolongadas até à cornija. Inferiormente, no mesmo alinhamento e com o recurso ao prolongamento das molduras das ombreiras desenham-se janelas de guilhotina de verga curva. Na base do corpo a N. ao eixo uma porta e no S. duas aberturas rectangulares engradadas. No INTERIOR o piso ao nível da R. está destinado à recepção, salas de exposições temporárias, loja e serviços administrativos. Deste piso sobe-se por uma escada inserida num volume de madeira *2, para uma Sala de Convívio *3 e espaços da Direcção. Nos pisos inferiores, além de um pequeno auditório distribuem-se os espaços das oficinas, laboratórios e arrumos.

Acessos

Miragaia, Rua Azevedo de Albuquerque, n.º 1

Protecção

Em estudo / Incluído na Zona Histórica da Cidade do Porto (v. PT011312070086), na Zona de Proteção do Chafariz das Virtudes (v. PT011312080010), e no Centro Histórico da Cidade do Porto (v. PT011312140163)

Enquadramento

Urbano, adossado ao edifício da Associação Cultura e Desporto- Mira Clube com os nºs 5 a 17. Em frente domina o edifício do Palácio da Justiça *1. Nas traseiras da Casa desenvolve-se o vale do Rio Frio, actual Jardim Municipal do Horto das Virtudes e outrora parte integrante da Quinta da Casa das Virtudes. Para S. da Casa das Virtudes localiza-se o Passeio das Virtudes. No interior da Casa desfruta-se das vistas dos jardins e quintais das casas da Rua da Bandeirinha, dos socalcos do Jd. das Virtudes, de Miragaia, do Rio Douro e do edifício da Alfândega. Para N., numa cota mais elevada ergue-se o Hospital de Santo António (v. PT011312080009).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: associação cultural e recreativa

Propriedade

Pública: Sociedade Cooperativa

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1767 - Construída por ordem de José Pinto Meireles *4; 1832 - Durante o Cerco do Porto esteve montada na quinta da casa uma bateria; Séc. 18 - Este instalada nesta Casa a Casa da Roda dos Enjeitados; 1844 - A casa e quinta são adquiridas por José Marques Loureiro para aí instalar um estabelecimento de Floricultura e Horticultura; 1849- Fundação do Horto das Virtudes por José Marques Loureiro *5; 1908, 30 Setembro - Joaquim D`Azevedo Sousa V. da Silva Albuquerque requer levantar pavimento para reparar encanamento que conduz água do Mercado do Anjo para o seu edifício; 1963 - Fundação da Cooperativa Árvore; 1965 - A C. M. do Porto adquire a Quinta das Virtudes; 1971 - Abertura de uma galeria, auditório e oficinas próprias nos campos da serigrafia, gravura, litografia e cerâmica; 1976, 7 Janeiro - Na madrugada é colocada uma bomba na Casa das Virtudes; 1984, 27 Fevereiro - Através do despacho do Primeiro- Ministro Mário Soares, a Cooperativa Árvore é declarada de utilidade pública, 1985, 19 Dezembro - É conferida á Cooperativa Árvore pela C.M.P. a Medalha de Mérito, Prata; 1989 - Aquisição pela Cooperativa da Casa das Virtudes ao Dr. Henrique da Costa Alemão Teixeira e esposa Margarida Helena relvas Navarro de Azevedo Albuquerque da Costa Alemão Teixeira; 1992 - Árvore agraciada através de diploma do título de Membro- Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas pelo lado interior e exterior; paredes interiores estanhadas; cobertura com estrutura de laje aligeirada revestida a telha de barro; tectos de madeira em masseira pintados e ou planos estucados; revestimentos de pavimentos em soalho de madeira e / ou mosaico cerâmico e /ou lajeado de granito; caixilharias em madeira pintadas; grades em ferro pintado

Bibliografia

COSTA, Pe. Agostinho Rebelo da, Descrição Topográfica e Histórica da Cidade do Porto, Porto 1945; NOBREGA, Artur Vaz Osório da, Pedras de Armas do Concelho de Santo Tirso, Ed. C. M. de Santo Tirso, Santo Tirso 1957;A.H.M.P., Livro Licenças nº2664, vol. 217, 1908, fols 1 a 4; SILVA, António Lambert Pereira da, Uma Casa ( da Quinta das Virtudes), in O Tripeiro,VI Série, Ano IX, nº2, Fevereiro, Porto 1969; PACHECO, Helder, O Porto, Lisboa 1984; ALVES, Joaquim Jaime B. Ferreira, O Porto na Época dos Almadas, Arquitectura, Obras Públicas, Porto 1988; 25 Anos, ed. Cooperativa Àrvore, Porto 1988; Porto a Património Mundial, C.M. P., Porto 1993; Guia de Portugal, IV, I, 4º vol., Coimbra 1994; QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal: Cidade do Porto, Lisboa 1995;Jornal Notícias, 16. 06. 1996; PINTO, Filipe, Um olhar sobre os jardins, in Porto de Encontro, nº29, Março / abril, 1999

Documentação Gráfica

C.M.P.: A.H.M.P.

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA; C.M.P.

Documentação Administrativa

C.M.P.: A.H.M.P.

Intervenção Realizada

Proprietário: Anos 80 - Obras de remodelação com base em projecto do Arqº Alcino Soutinho

Observações

A Àrvore, cooperativa do ramo da cultura, ligada a actividades artísticas, produção e divulgação de obras dos seus membros. Existem numerosos elementos no A.H.M.P. para investigar e consultar. Na bibliografia consultada, existe um desenho da fachada principal desta Casa nítidamente neoclássico. *1 Exemplar de arquitectura do Estado Novo. *2 resultante da intervenção do Arqº Alcino Soutinho. *3 - Vestígios de uma antiga cozinha, sendo possível apreciar uma lareira e uma pia em granito; *4 - Cavaleiro da Ordem de Cristo, e sua mulher D. Francisca Clara de Azevedo Pinto Aranha e Fonseca. *5 - conforme atesta uma inscrição pintada no tecto em masseira do corpo ampliado a N: Fundado em 1849 por José Marques Loureiro

Autor e Data

Isabel Sereno 1999

Actualização

Maria Guimarães 2002
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login