Capela de São Brás / Capela de Nossa Senhora do Livramento

IPA.00014103
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo
 
Arquitectura religiosa , neoclássica. Capela de nave única e capela-mor rectangulares. Simetria compositiva das fachadas. Frontão triangular e pináculos piramidaisTalvez o retábulo -mor barroco pertença à Capela original, setecentista, visto que a restante talha da sanefa do arco cruzeiro e do púlpito é marcadamente neoclássica. Percebe-se que este local e capela estão carregados de devoção a S. Brás e Nossa Senhora do Livramento pela existência no espaço anexo à Capela de um posto de venda de velas. Esta Capela apresenta nas aberturas da nave e capela-mor as grades de ferro do lado interior e os caixilhos no exterior.
Número IPA Antigo: PT011308080045
 
Registo visualizado 298 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta longitudinal, composta por nave única, capela-mor rectangular e adossado ao conjunto a N. um corpo rectangular alongado de dois pisos. Volume simples com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave e capela-mor e de três águas no corpo anexo. A fachada principal, orientada a O., é subdividida pelo corpo da capela e anexo. O da capela revestido a azulejos padrão azuis e brancos entre pilastras, rematado por frontão triangular com inscrição no tímpano, apresenta-se encimado no centro por uma cruz e nos extremos por pináculos piramidais. O portal principal de verga curva com lintel saliente é sobrepujado por um óculo circular. O corpo anexo de superfície rebocada apresenta vãos alinhados e emoldurados , duas portas no 1º piso e duas janelas de guilhotina no 2º piso. A fachada lateral voltada a S., com o corpo da nave sensívelmemte mais avançado entre pilastras, deixa ver o portal lateral simples de verga recta, ladeado por dois janelões rectangulares engradados. No prolongamento a capela-mor apresenta apenas um vão do mesmpo tipo. O alçado posterior do conjunto, salienta o corpo da capela-mor totalmente cego relativamente ao edifício anexo de três vãos emoldurados no primeiro piso, duas portas e uma fresta, e no segundo desalinhadas com as anteriores duas janelas de guilhotina sem moldura. A fachada lateral exposta a N. apresenta de forma dispersa portas e janelas, destacando-se adossado o volume de uma escada com patamar central e lanços únicos opostos. No INTERIOR da nave destaca-se o corpo balançado do coro-alto com balaustrada de madeira pintada. Paredes com rodapé de madeira e lambril a meia altura de azulejos padrão azuis, brancos e amarelos. Do lado esquerdo ressalta o volume do púlpito com guarda pintada e dourada neoclássica. Na transição do tecto estucado liso em arco abatido para as superfícies estucadas das paredes uma cornija saliente em madeira pintada. Arco triunfal de volta perfeita, com sanefa em talha pintada e dourada ao gosto neoclássico que se prolonga até à cornija atrás referida. Na capela-mor o tratamento das paredes e tecto é igual ao da nave. Retábulo-mor barroco em talha dourada e pintada de branco, com nicho central separado dos laterais por colunas duplas salomónicas, decoradas com pássaros, folhas de videira e cachos de uvas. No nicho central a imagem estofada e policromada de Nossa Senhora do Livramento, no esquerdo a de S. Jerónimo e no da direita a de S. Brás. No entablamento do retábulo algumas caras de anjo. Sobre este um espaldar profusamente decorado com elementos vegetalistas. O corpo rectangular, é destinado no 1º piso à Sacristia, que apresenta um arcaz pintado, instalações sanitárias, arrumos e posto de venda de velas, e no 2º piso a salas de apoio à Irmandade.

Acessos

Lugar de Aguiar, Monte da Vela ou de S. Brás, escadaria de gaveto entre a Rua do Monte de S. Brás e a Rua de S. Brás

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, no cimo do Monte de S.Brás, implanta-se num adro plataforma arborizado, sobre a R. do Monte de S. Brás, antecedida por uma enorme escadaria no gav. de três lanços. Nas proximidades uma rampa de acesso à Estátua do Homem da Maça (v. PT011308080020). Do lado oposto e separado por uma pequena ponte sobre a R. de S. Brás o adro da Capela de S. Sebastião (v. PT011308080019). A Capela apresenta nas fachadas laterais e das traseiras bancos corridos de granito, interrompidos apenas pelas portas.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Numa lápide de mármore inserida no tímpano do frontão da fachada principal lê-se: "Esta Capela foi reedificada em 1880 pelos benfeitores. O Senhor António Francisco Pereira e sua esposa Viscondessa de Stª. Cruz do Bispo em 1888 mandou a mesma Senhora fazer o alargamentodo seu adro, escadaria, Caza dos Milagres e pequenas habitações anexas".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Funerária: capela mortuária

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - Construção da Capela inicial (atr.); 1880 - Reedificação da Capela; 1888- Alargamento do adro, escadaria, Casa dos Milagres e outros espaços anexos; a expensas da Viscondessa é construída a Capela de Nossa senhora da Guia; 1890 - A Viscondessa constrói a Escola de Nossa Senhora da Guia;1892 - Por benemerência a esposa de António Francisco Pereira é tornada Viscondessa;1941, 5 de março - Informação da DGEMN a propor a classificação da Capela de São Sebastião como VC; 10 de julho - parecer concordante da JNE;11 de julho - despacho de homologação; 2002, 18 de março - proposta da DRPorto a propor a abertura para todo o conjunto; 2002, 20 de março - despacho de abertura do Vice-Presidente do IPPAR; 2006, 30 de março - processo devolvido à DRPorto para formalizar proposta de ZEP; 2009, Procedimento caducado.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas pelo lado interior e exterior; Parede exterior revestida a azulejo (fachada principal da capela); cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro (Capela); cobertura em lage aligeirada revestida a telha de barro; tectos estucados; revestimento dos pavimentos a madeira (nave); revestimento dos pavimentos em lageado de granito (capela-mor e sacristia) e tijoleira (posto de venda da Casa dos Milagres); caixilharias em madeira pintada; grades de ferro pintadas

Bibliografia

MARJAY, Frederic P. , Matosinhos, Leixões, Lisboa, 1964; Guia de Portugal, 4º vol., Coimbra, 1984; PACHECO, Helder, O Grande Porto, Lisboa, 1986

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Anos 70 - Execução de lambril de azulejos padrão na nave e capela-mor; Substituição do soalho corrido da nave por soalho disposto em espinha; 1996 - Pintura interior e exterior.

Observações

Padroeiros desta Capela: S. Brás e Nossa Senhora do Livramento. Nesta capela realiza-se missa no domingo posterior ao dia de São Brás (2 de Fevereiro). É também utilizada para casamentos e ainda como capela mortuária. A chave encontra-se com a Dª. Florinda, residente na casa confrontante com a Rua do Monte de São Brás e o adro. A Viscondessa de Santa Cruz do Bispo foi uma pessoa "pobre e analfabeta" que casou com um capitão de navios, António Francisco Pereira, "o Mirão". Toda a sua fortuna foi empregue em obras de beneficiência, instrução e religiosas.

Autor e Data

Isabel Sereno 1999

Actualização

Maria Guimarães 2002
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login