Câmara Municipal de Real / Câmara Velha

IPA.00014101
Portugal, Porto, Amarante, Vila Meã
 
Casa barroca de planta retangular, constituída por um corpo rectangular com alpendre adossado. Terreiro com acesso através de um portal. Portal com remate elevado e contracurvado com volutas. Relevos na parte inferior do peitoril das janelas decorados com volutas e flores de lís. Cornijas salientes apoiadas em modilhões com caneluras.
Número IPA Antigo: PT011301270034
 
Registo visualizado 137 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara e tribunal  

Descrição

Planta retangular, de dois pisos com alpendre adossado nas traseiras em toda a extensão *1.Volumes articulados, com coberturas diferenciadas em telhado de quatro águas no corpo principal e de uma água no alpendre *2. Fachada principal de menor extensão orientada a O. encaixada entre pilastras com embasamento em granito e cornija saliente apoiada em quatro modilhões com caneluras. Para S. adossado um volume de dois pisos em cantaria aparente, com duas pequenas aberturas quadradas é rematado por uma cornija papo de rola. Na fachada destaca-se brasão encaixado nas duas portas emolduradas na varanda corrida *3 do piso superior. A suportar a varanda quatro cachorros com caneluras semelhantes aos da cornija apoiados em lintel corrido com quatro frisos. No mesmo alinhamento dos vãos da varanda uma janela e uma porta no piso térreo. A fachada N. encaixada entre pilastras com pequeno soco saliente sem qualquer vestígio de reboco apresenta no prolongamento um muro em cantaria com um portal integrado entre pilastras, encimado por friso saliente onde apoia ao eixo pequeno espaldar contracurvado de volutas sobrepujado por cruz, ladeado por pináculos. A fachada propriamente dita da Casa ao nível do piso térreo apresenta uma porta e janela emolduradas de verga recta. Superiormente e desalinhadas com estas três janelas do mesmo tipo, uma fresta e uma porta *4. As três janelas na parte inferior do peitoril apresentam a toda a largura inserido numa estreita moldura saliente um baixo relevo simétrico de flor de lís ao centro, entre volutas decoradas com motivos florais. A rematar cornija saliente apoiada em modilhões com caneluras ritmados com as extremidades dos vãos. As traseiras orientadas a S. salientam um alpendre com um volume em cantaria no extremo O. O alpendre com acesso através de uma escadaria de granito de lanço único está apoiado em esbeltos prumos de madeira *5. O espaço interior arruinado encontra-se entulhado com os escombros da cobertura e pavimentos intermédios.

Acessos

Real, desvio da EN 211-1, Lugar de Carlos Freitas, Caminho do Terreiro

Protecção

Incluído na Zona de Protecção do Pelourinho de Santa Cruz de Ribatâmega (v. PT011301270005)

Enquadramento

Urbano, gav. do Caminho do Terreiro com o Lg. Carlos Freitas. A Casa e o terreno que a envolve constituem um quarteirão de forma aproximadamente triangular, limitado nas traseiras por um estreito caminho em terra. Adossando-se ao corpo principal da casa, construções térreas, muito precárias ocupados por diversas famílias, desenham um pátio articulado no interior do lote. No Lg. Carlos Freitas em terra batida localiza-se o Pelourinho de Santa Cruz de Ribatâmega. Este Lg. numa cota mais elevada, confronta com a EN. A fachada brasonada da Casa da Câmara constitui o pano de fundo do Pelourinho

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 13 - Vila Meã era já "julgado de Santa Cruz", 1513, 1 Setembro - o concelho de santa Cruz de Riba Tâmega tem carta de foral através de D. Manuel I;1776, 1 Julho - por provisão de D. José I, o concelho de Santa Cruz de RibaTâmega é desligado da comarca de Guimarães e unido à de Penafiel; Séc. 17 / 18 - provável construção da Casa da Câmara; 1885, 24 Outubro - é extinto o Concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, tendo sido as suas freguesias integradas nos concelhos de Amarante, Felgueiras, Lousada, Marco e Penafiel; 1998 - é adquirida pela Câmara Municipal de Amarante.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito aparente (com vestígios de reboco); Cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; Caixilharias de madeira; Tectos em masseira (vestígios da estrutura).

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: Anos 90 - Obras de remodelação (laje da varanda do alpendre).

Observações

Sobre o concelho de Santa Cruz de Ribatâmega o Pe. Rebelo da Costa refere: "É senhor desta terra o Conde de Sabugal, tem juiz ordinário feito pelo povo, dois Vereadores e Procurador do Concelho, confirma-os o Conde que tem Ouvidor, quatro Tabeliães do Concelho e Coutos, Juiz de Orfãos e Sisas, Meirinho, que é Carcereiro, Distribuidor, Inquiridor e Contador... Tem feiras todas as primeiras quinta-feiras do mês e aos treze e uma de bestas em dia de Santo António. Tem pão, vinho, castanha e caça, com muito gado". Dado o mau estado da Casa não me foi permitido entrar no interior do imóvel. Esta casa pertenceu ao Sr. José Pinto Rebelo Cunha. *1- Recentemente remodelado com a introdução de uma laje aligeirada na varanda.*2 - O alpendre é utilizado como área de estendal, encontrando-se a restante área arruinada e parcialmente destelhada. * 4 - Presumível lugar de varanda. *5 - sem guarda em quase toda a extensão, apresentando na extremidade O. dois muretes recentes rebocados.

Autor e Data

Isabel Sereno 1999

Actualização

Maria Guimarães 2002
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login