Capela de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00014049
Portugal, Vila Real, Chaves, União das freguesias das Eiras, São Julião de Montenegro e Cela
 
Capela de construção quinhentista, de traça singela, mas com elementos erudizantes, de planta quadrada e volume simples, com fachadas em cantaria, reforçadas nos cunhais por contrafortados escalonados, os frontais dispostos lateralmente e os posteriores de ângulo, denunciando uma cobertura inicial abobadada. As fachadas rematam em cornija moldurada, rasgando-se na principal um vão em arco apontado, com moldura em toro, posteriormente entaipado, com porta retangular inscrita, e nas laterais frestas centrais. No interior, as fachadas são marcados por arcos moldurados, de volta perfeita, apoiados em mísulas angulares ornamentadas com mascarões, comprovando o arranque da antiga abóbada. Tal leva a pensar que a capela não foi concluída segundo o plano inicial ou então, entretanto, a abóbada terá ruído. Salienta-se ainda o contraste entre as duas frestas que se rasgam nas fachadas laterais, sendo uma muito simples, de vão em rampa, e a outra moldurada e de remate em arco canopial, típica do séc. 16. Na parede testeira existem pinturas murais, de estrutura formando tríptico, com três painéis de pintura figurativa, do séc. 16. Iconograficamente, a imagem de Nossa Senhora da Conceição não possui o globo, sob os pés, nem olha para cima, como é mais frequente, e tem associada a imagem do Deus Pai, o que é pouco comum, notando-se, assim, uma certa associação entre Nossa Senhora da Conceição e a Nossa Senhora dos Anjos. As figuras que a ladeiam são representadas em ambientes diferentes; a da esquerda, no exterior, com atributos e legenda sumária identificando-o como São Gonçalo, e a da direita, no interior, com atributos insuficientes para poder identificá-lo para além de um Santo Bispo.
Número IPA Antigo: PT011703110070
 
Registo visualizado 548 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta quadrada de volume simples com cobertura em telhado de 4 àguas. Fachadas de alvenaria em granito aparente de remate em cornija moldurada, com cunhais, coroados por pináculos de remate moldurado sobre acrotério, cingidos por contrafortes escalonados em silhares de granito, estando os frontais dispostos lateralmente e os posteriores em ângulo. Fachada principal virada a NO., em silhares de granito aparente, com porta rectangular rostica inscrita em vão entaipado de arco quebrado com moldura em toro. Sobre a cornija uma singela sineira em ferro coroada por cruz apontada e, ao centro, pequeno acrotério. Nas fachadas laterais rasgam-se frestas centrais, em plano elevado, sendo a do lado E. de vão rectangular em rampa e a do lado oposto moldurada e de remate em arco canopial. INTERIOR de espaço onico, pavimento lajeado e paredes brancas, rebocadas, com embasamento pintado a cinza. Os quatro alçados são marcados por amplos arcos moldurados de volta perfeita apoiados em mísulas angulares ornamentadas com mascarões, a partir das quais têm origem arranques de arcos idÉnticos, interrompidos e coroados por urnas esguias, gomadas, pintadas de branco e azul *1. No alçado onde se rasga a porta de acesso recorta-se o contorno moldurado de um arco quebrado apoiado em impostas molduradas e ornamentadas com rosetas exibindo restos de pintura vermelha e ombreiras de moldura em toro. À parede testeira adossa-se altar de pedra, moldurado, sobre supedâneo granítico; superiormente, enquadrado pelo arco, pinturas murais policromas, a ocre, castanho, verde e amarelo, organizadas em 3 painéis delimitados por faixa ocre. No central representa-se uma imagem da Virgem enquadrada por 6 anjinhos de corpo inteiro, segurando uma coroa os dois situados no plano mais elevado. No registo superior deste painel, Deus Pai entre nuvens e cabeças de anjos alados. Ladeando o painel central, os outros dois paineis, de menor dimensão, retratam São Gonçalo sobre paisagem com rio e ponte em segundo plano, do lado esquerdo, e uma figura em ambiente interior com mitra e segurando báculo do lado direito.

Acessos

Eiras, Rua Pontão; Beco Pontão; Quinta do Madureira. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,734888, long.: -7,43326

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Rural. Rebordo E. da Veiga do Tâmega, numa zona de expansão recente do aglomerado das Eiras. Isolada, numa plataforma térrea, delimitada a N., E. e S. por muros baixos de alvenaria de granito. Tendo sido recentemente construída uma casa de granito ( modelo importado ) defronte da fachada principal, com acesso por caminho de betão que vence o desnível. A N., entre a casa e a capela, e a escassos metros desta, uma piscina ou tanque de grandes dimensões.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 15 / 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 15, finais / 16, inícios é provável construção da capela; séc. 19 é provável entaipamento do vão da fachada principal; 2020, 25 novembro - publicação do anúncio de abertura do procedimento de classificação da Capela de Nossa Senhora da Conceição, na Quinta da Madureira, em Anúncio n.º 269/2020, DR, 2.ª série, n.º 230.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura, pavimento, mesa do altar, de granito; pinturas murais; tecto de madeira; cobertura exterior de telha.

Bibliografia

Grupo Cultural Aquae Flaviae, Roteiros de Chaves, Chaves, 1998, p. 377 e 378.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - O fundador da Quinta, que está na origem da designação actual, foi Francisco de Morais Madureira Lobo Liz e Prado, governador da praça de Chaves.

Autor e Data

Ricardo Teixeira 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login