Posto da Guarda Fiscal, GF, de Almeida

IPA.00014017
Portugal, Guarda, Almeida, Almeida
 
Arquitetura financeira e de segurança, so séc. 20. Quartel construído para a Guarda Fiscal, estando atualmente ocupado pela GNR. Apresenta planta em "L", com um corpo de dois pisos e o restante de um só piso, com fachadas simples, rasgadas por vãos de linhas retas com molduras de granito, simples. No piso térreo estabelece-se um vestíbulo aberto, do qual se acede às restantes dependências desenvolvidas no rés-do-chão, como gabinetes, sala de espera, quartos, secretaria, garagem, cozinha e refeitório, caserna, instalações sanitárias e arrecadações. No segundo piso encontra-se a habitação do comandante com entrada independente, localizada a N., protegida por pequeno alpendre fechado.
Número IPA Antigo: PT020902030149
 
Registo visualizado 48 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Segurança  Posto paramilitar  Posto da Guarda Fiscal (GF)  

Descrição

Edifício de desenvolvimento horizontal, com planta em forma de "L", composta por dois corpo articulados e escalonados, de dois e um piso, com coberturas diferenciadas, em telhado de duas e três águas no edifício de um piso, e de quatro águas no corpo de dois pisos. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria e rematadas por cornija de betão sobreposta por beirado à portuguesa. Fachada principal virada O., marcada por dois panos, o do lado direito de um só piso, rasgado por porta de verga reta integrada em ampla moldura de granito, tendo do lado esquerdo moldura de granito com escudo português e um sol que rodeia as iniciais "GF"símbolo da Guarda Fiscal, e cinco janelas com molduras de cantaria de granito. É a porta antecedida por plataforma de granito e cinco degraus, elevando-se soco do lado esquerdo para sustentação do mastro da bandeira. O corpo do lado direito, de dois pisos, possui no piso inferior duas janelas iguais às anteriores e e três mais pequenas, e no piso superior duas janelas semelhantes e uma de sacada, com sacada protegida por grade de ferro. Na fachada N. Rasga-se uma porta de garagem e uma pequena janela, e na re-entrância formada pelo recorte da fachada, ergue-se alpendre fechado, de acesso à habitação através de porta de verga reta. Fachada S. rasgada por porta antecedida por degraus com guarda de granito, ladeada por janela do lado esquerdo e por composição envidraçada formando quadrícula do lado direito, tendo sob essa composição pano formado por silhares de granito. Fachada posterior, rasgada assimetricamente por vãos de várias dimensões, de linhas retas e um óculo que corresponde ao alpendre. O acesso ao INTERIOR estabelece-se através de vestíbulo aberto que comunica com as várias dependências desenvolvidas no rés-do-chão, como gabinetes, sala de espera, quartos, secretaria, garagem, cozinha e refeitório, caserna, instalações sanitárias e arrecadações. No segundo piso encontra-se a habitação do comandante com entrada independente, localizada a N., protegida por pequeno alpendre fechado.

Acessos

Rua do Forte da Conceição

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção das Muralhas da Praça de Almeida (PT020902030001)

Enquadramento

Urbano, isolado. Ergue-se a E., fora das muralhas da cidade, no cruzamento da EN-332 com a Rua do Forte da Conceição, no interior de um recinto delimitado por muro de vedação, rebocado e pintado de branco. A NE do edifício desenvolve-se o edifício de uma antiga escola.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Segurança: posto da Guarda Fiscal (GF)

Utilização Actual

Segurança: posto da Guarda Nacional Republicana (GNR)

Propriedade

Pública: Estatal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Alvaro da Fonseca

Cronologia

1956, 20 julho - pedido de construção de um novo quartel; 1957 - elaboração de estudos para a construção de um quartel para a Guarda Fiscal em almeida; 1957 - data de apresentação do projeto elaborado pelo arquiteto Álvaro da Fonseca; 1958 - início da construção, pela Delegação nas Obras de Edifícios de Cadeias, das Guardas Republicanas e Fiscal e da Alfândegas; 1959 - conclusão da construção, pela Delegação das Obras de Edifícios de Cadeias, das Guardas Republicana e Fiscal e das Alfândegas; 1961, 15 de junho - auto de entrega do edifício.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Fundações em alvenaria rustica de granito; lajes de betão; estrutura em alvenaria hidráulica de tijolo furado, rebocada e pintada de branco; degraus, soleiras, socos e molduras de portas e janelas em cantaria de granito aparelhado a pico fino; pavimentos e rodapés de mosaico hidráulico e tacos de madeira de pinho; lambris de azulejo branco; portas e caixilharias exteriores de alumínio; portas e caixilharias interiores de madeira; janelas com vidro simples; grades da varanda e portão em ferro; estrutura do telhado de madeira; cobertura em telha tipo regional e beirado à portuguesa com argamassa de cal e areia.

Bibliografia

Ministério das Obras Públicas - Relatório da Actividade do Ministério nos anos de 1957 e 1958, Lisboa, 1959, vol. 1; Ministério das Obras Públicas - Relatório da Actividade do Ministério nos Anos de 1959, Lisboa, 1960, vol. 1 e 2.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREL, DGEMN/DSARH

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREL, DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

1962 - pavimentação do passeio exterior adjacente à entrada na cerca; 1967 - revisão do telhado, substituição de caleiras-algerozes, etlhas e cumes; correção de fissuras, caiação e pintura geral de paredes exteriores e interiores;1969 - trabalhos de reparação da fachada N. do quartel; 1976 - substituição das janelas envidraçadas existentes na camarata de piquete da guarda; 2010 - reconstrução do muro de vedação no âmbito da cedência de uma parcela de terreno para alargamento e abertura das ruas circundantes; 2012 - substituição de caixilharias e portas de madeira por alumínio.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2002 / Ana Filipe 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login