Capela de Santo António da Carreira

IPA.00014012
Portugal, Vila Real, Vila Real, Vila Real
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela de planta centralizada quadrangular, com cobertura exterior em domo, de espaço único e cobertura em cúpula cega, assente sobre pendentes. Fachadas circunscritas por cunhais de pilastras toscanas, de fustes almofadados, rematadas em friso e cornija. Fachada principal com portal em arco de volta perfeita, abrigando nicho de cantaria, com cobertura em abóbada de concha, albergando a imagem do orago.
Número IPA Antigo: PT011714240116
 
Registo visualizado 66 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta centralizada quadrangular, de volume simples e disposição vertical, com cobertura em domo central, rebocado e pintado de branco, coroado por cruz latina de secção cilíndrica e hastes de remate em botão. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento em cantaria de granito aparente, com cunhais em pilastras toscanas almofadadas, encimados por pináculos fusiformes, assentes em volutas, rematadas em friso, cornija e beirada simples. Fachada principal voltada a O., em empena recta, rasgada por portal em arco de volta perfeita e moldura simples de cantaria, encerrado por grade de ferro pintada de verde, pleno no terço inferior e com moldura ornada por elementos em forma de S; possui caixa de esmolas. Na aduela de fecho, suporte da lâmpada em ferro pintado de verde, com remate flordelisado. Fachada lateral esquerda, virada a N., ornada por falso óculo circular, entaipado e com moldura dupla em cantaria. Fachada lateral direita, virada a S. cega, sendo a posterior de empena recta e também cega. INTERIOR de espaço único, com paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento em lajeado de granito e cobertura em cúpula cega, assente em pendentes, que se prolongam até ao pavimento, formando falsos arcos de volta perfeita nos paramentos. À entrada, apoiado na pilastra do lado N., desenvolve-se um braço articulado suportando lampião envidraçado, em ferro forjado pintado de verde, ricamente ornamentado com enrolamentos volutados. Na parede fundeira, altar em talha lacada, dourada e policroma, decorado com elementos vegetais nos ângulos, enquadrando cartela central em forma de losango, dourada e ornamentada com arranjo floral de maiores dimensões. Por trás do altar, um pilar de cantaria de granito, com fuste almofadado, ornado por elementos fitomórficos e com capitel decorado por óvulos e friso perlado, surge um nicho em arco de volta perfeita, com abóbada de concha e remate em cornija e ornato recortado com roseta central, evoluindo em folhagens e volutas. O nicho está protegido por vidro simples, encaixilhado em estrutura metálica pintada de preto.

Acessos

São Pedro, Avenida Almeida Lucena. WGS84: 41º17'59.13''N., 7º44'29.83''O.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, situada em cona de forte declive, com a fachada principal voltada para uma avenida, parcialmente pavimentada a calçada, abrindo directamente para o passeio público, ficando anexa ao portal lateral do edifício do Arquivo Distrital de Vila Real e ao muro que o envolve. A algumas dezenas de metros, do lado oposto da avenida situa-se a Fonte de Nossa Senhora da Conceição (v. PT011714240087) e o Jardim da Carreira (v. PT011714420184).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1727 - feitura de um nicho no muro do terreiro, por ordem de Frei Manuel de São Paulo, guardião do Convento de São Francisco de Vila Real, pertencente, nesta data, à Província Capucha da Conceição, onde se colocou uma imagem de Santo António, que, rapidamente ganharia forte devoção; 1732 - Frei Silvestre de São Bernardino achou que se devia construir uma pequena capela para colocação da imagem; início da construção da mesma; colocação, no interior, de uma coluna dourada para sustentar o santo; 1747, 11 Abril - doação à Capela de um Crucificado composto por um Cristo de marfim e cruz de ábano e jacarandá, com resplendor de ouro, que incluía um diamante; foi doada por António Botelho Pimentel, ficando a cargo dos frades do Convento de São Francisco, que só colocariam o conjunto em épocas festivas; 1758 - nas Memórias Paroquiais, são referidos os muitos milagres e a intensa devoção prestada ao longo de todo o ano; séc. 19 - provável execução do altar; séc. 20 - feitura do portão.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito, rebocada e pintada; pavimento, pilastra, nicho, modinaturas, cunhais, pináculos e cruz em cantaria de granito; altar de madeira; gradeamento e portão do portal, hastes e lampião de ferro forjado.

Bibliografia

JOSÉ, Frei Pedro de Jesus Maria, Chronica da Santa, e Real Provincia da Immaculada Conceição de Portugal da mais estreita e regular Observancia do Serafim Chagado S. Francisco, 2.ª ed., 2 vols., Lisboa, Officina de Miguel Manescal da Costa, MDCCLX (1760); SOUSA, Fernando de; GONÇALVES, Silva, Vila Real no Século XVIII, Estudos Transmontanos e Durienses, n.º 7, Vila Real, 1997, p. 38; FIGUEIREDO, Ana Paula Valente, Os Conventos Franciscanos da Real Província da Conceição - análise histórica, tipológica, artística e iconográfica, [tese de doutoramento], 3 vols., Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008.

Documentação Gráfica

DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - tratamento de rebocos e pinturas; arranjo das coberturas; limpeza das cantarias.

Observações

Autor e Data

Ricardo Teixeira 2000 / Paula Figueiredo 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login