Casa da Calçada / Pensão Residencial São Domingos

IPA.00014011
Portugal, Vila Real, Vila Real, Vila Real
 
Arquitectura residencial, setecentista. Casa urbana setecentista de planta trapezoidal, de 2 pisos, com fachadas rebocadas, sendo a principal rematada por cornija e rasgada por portas no piso inferior e janelas de sacada com varandins sobre modilhões, no 2º piso, entre as quais exibe pedra de armas. Interior muito descaracterizado.
Número IPA Antigo: PT011714230115
 
Registo visualizado 181 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Planta trapezoidal, volumes articulados, disposição horizontal das massas com 3 pisos, sendo o superior recuado e amansardado; coberturas diferenciadas em telhados de 3 e 4 águas. Fachadas brancas, percorridas por embasamento em cimento encarapinhado pintado de cinza e remate em cornija moldurada na fachada principal. Nesta, virada a N., abrem-se 1 janela e 4 portas rectangulares, no 1º piso, e 6 janelas de sacada de vão rectangular de moldura simples, encimadas por cornija sobrelevada e moldurada, no 2º piso. As janelas de sacada possuem varandins moldurados, com gradeamento metálico pintado de castanho, suportados por mísulas de perfil em S com enrolamentos. Entre a 4ª e a 5ª janelas de sacada, apresenta-se uma pedra de armas com elmo e paquife enquadrando escudo esquartelado, tendo no 1º quartel uma torre, no 2º uma cruz, no 3º 5 flores-de-liz e no último um axadrezado *1. Na fachada O. rasgam-se janelas de peitoril rectangulares, 3 no piso inferior e 6 no 2º piso, sendo estas molduradas. Lateralmente, um portal rectangular, com telhado, abre-se para um pátio lajeado. O 3º piso, formando um corpo recuado, apresenta fachadas revestidas com chapa ondulada pintada de amarelo torrado e ocre, nas quais se rasgam janelas rectangulares dispostas de forma irregular. INTERIOR: ao nível da rua, a janela e a porta envidraçada da fachada principal abrem-se para um Salão de Bilhares, de pavimento e paredes de marmorite, e tecto de betão pintado de branco. As duas portas centrais abrem-se para uma arrecadação, de pavimento em terra, paredes de alvenaria de granito aparente e tecto formado pelo vigamento do soalho do piso superior. A partir da porta mais ocidental da fachada desenvolve-se escada de madeira entre cada piso da Residencial, sendo de lanço único realizado na mesma direcção. Resguardos da escada e do patamar de cada piso em madeira pintada de branco e corrimão envernizado. No 2º piso, distribuem-se a Sala de Refeições, a Sala de Estar, a Cozinha, vários arrumos e os Quartos, dispostos de ambos os lados de um corredor em U. No piso superior os quartos abrem-se para um corredor principal, em L, e um outro, mais estreito, situado no seu prolongamento. Nestes pisos, pavimento de soalho paredes rebocadas e pintadas de branco, tectos de madeira pintados de beije amarelado. A partir do pátio lajeado, situado a S., abre-se porta rectangular de acesso ao Café-Bar "A Fonte", com pavimento de tijoleira, paredes brancas rebocadas e em alvenaria de granito aparente e tecto de madeira envernizada.

Acessos

São Dinis, Travessa de São Domingos, nº 25 - 33. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,296167; long.: -7,746871

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção da Igreja de São Domingos (v. PT011714230005)

Enquadramento

Urbano. Em gaveto, com edifícios adossados a E. e a S. A fachada principal, abre-se para o passeio público, tendo do outro lado da rua o adro e Igreja de São Dinis.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Comercial e turística: pensão

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - provável construção; séc. 20 - remodelações do interior.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, cornijas, molduras de vãos, pedra de armas e varandins, pavimento do pátio de granito; divisões internas e piso superior de tabique; pavimentos, escada, tectos, janelas e portas de madeira; resguardos dos varandins de ferro.

Bibliografia

SÃO PAYO, Luiz de Mello Vaz de, A Casa da Calçada em Vila Real, Estudos Transmontanos e Durienses, nº 7, Vila Real, 1997, p. 45 - 75.

Documentação Gráfica

DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Residencial São Domingos / Domingos Valente Rodrigues: 1980 / 1999 - reparações gerais incluindo coberturas exteriores, substituição de algumas caixilharias de janelas, pinturas internas, construção de WC em alguns quartos.

Observações

*1 - A pedra de armas pertence provavelmente aos Teixeira de Magalhães e La Cerda.

Autor e Data

Ricardo Teixeira 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login