Capela de São Sebastião

IPA.00013870
Portugal, Vila Real, Ribeira de Pena, União das freguesias de Cerva e Limões
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela de planta longitudinal simples e espaço interior único com cobertura em masseira rebocada e iluminado pelo óculo da fachada principal e fresta lateral na zona do altar-mor. Fachada principal terminada em empena, de cornija, rasgada por portal de verga recta enquadrado por colunas helicoidais suportando frontão interrompido, encimado por óculol. Fachadas laterais com cunhais apilastrados, rematadas em cornija e com frestas em capialço. Interior com retábulo-mor tardo barroco, de planta côncava e um eixo.
Número IPA Antigo: PT011709030036
 
Registo visualizado 154 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de corpo único rectangular. Massa simples com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco percorridas por cornija, as laterais sobre friso, com pilastras nos cunhais sobrepujadas por beiral e pináculos piramidais assentes em plintos paralelepipédicos e terminados em bola. Fachada principal voltada a O. terminada em empena, encimada por sineira, assente em cornija recta alteada, com uma ventana, em arco de volta perfeita sobre pilastras toscanas, sobrepujada por cornija recta com cruz de secção quadrangular sobre acrotério e pináculos, e conservando o sino. Portal de verga recta enquadrado por quatro colunas helicoidais assentes em dois plintos, sustentando frontão interrompido, com duas duplas espirais, afrontadas, sustentando bola; atrás, na empena da própria capela, rasga-se óculo octogonal integrado em amplo vão moldurado, também octogonal. Fachadas laterais rasgadas por frestas de capialço. Fachada posterior cega terminada em empena. INTERIOR de espaço único, rebocado e pintado de branco, com supedâneo acedido por dois degraus de pedra; no lado da Epístola tem pequeno nicho sob a janela e interligada à moldura da mesma, em arco de volta perfeita, para colocação das galhetas. Retábulo-mor de talha policromada, a branco, azul, rosa, vermelho e dourada, de planta côncava e um eixo, definido por seis pilastras, de fuste decorado por acantos, acantos e fénices ou acantos e querubim, assentes em plintos ornados com os mesmos motivos, e quatro colunas torsas decoradas com fénices, pâmpanos e anjos, assentes em consolas com acantos e anjos, e de capitéis coríntios, colocadas alternadamente; ao centro, surge painel pintado com flores, com moldura de perfil curvo fitomórfica, com florões nos seguintes, integrando trono expositivo de três degraus facetados ornados de acantos e querubins e tendo no primeiro o sacrário embutido, com a porta decorada com cálice e hóstia; sobre o entablamento, com friso ornado de acantos e querubins, desenvolve-se o ático, formado por duas arquivoltas, a exterior torsa com pâmpanos e a interior lisa com acantos e querubim, unidas no sentido do raio; no tímpano tem painel de acantos relevados e fénice e, exteriormente, surge apainelado, adaptado ao perfil da cobertura, ornado de acantos. Altar paralelepipédico com frontal tripartido, com sebastos e sanefa, contendo acantos e anjos, e painéis pintados com flores. O sotobanco é ornado por painéis, os exteriores com acantos e cartelas recortadas. Pavimento de cantaria e tecto em masseira, rebocado e pintada de branco.

Acessos

Lugar de São Sebastião; Gauss: M-223.9, P-500.4; Fl. 73

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, em encosta voltada ao rio Poio, isolado, numa plataforma sobrelevada, sustentada a S. por muro de pedra, à face da estrada que conduz à Igreja Matriz de Cerva (v. PT011709030012), rodeada de casas e quintais.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - edificação da capela; 1758, 12 Março - referida nas Memórias Paroquiais pelo pároco Domingos Alves Pinto como tendo festa apenas no dia do seu orago, considerado muito milagroso; nesse dia, reparte-se grande quantidade de pão pelas pessoas que alia acudiam; séc. 19 - provável reforma da fachada principal, com feitura do portal.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura e pavimento de granito; tecto rebocado e pintado; porta de madeira; retábulo-mor de talha dourada e policroma; cobertura exterior de telha cerâmica.

Bibliografia

Vv.Aa., Dicionário Enciclopédico das Freguesias, vol. 2, Matosinhos, 2000, p. 540; CRUZ, Maria do Carmo; MAGALHÃES, José Edmundo, Ribeira de Pena - Monografia do Concelho, 1995, p. 160.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IAN/TT: Dicionário Geográfico de Portugal, nº 34, vol. 685, pp. 1099-1102

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

António Dinis 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login