Paço de Fráguas / Solar dos Bandeira Calheiros

IPA.00013776
Portugal, Viseu, Tondela, União das freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas
 
Arquitectura residencial.
Número IPA Antigo: PT021821130059
 
Registo visualizado 627 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em L

Descrição

INTERIOR com três salões com tecto em gamela, a Sala de Armas, com pedra de armas sobre a lareira e excelente colecção de armaria; na sala de jantar, uma cantareira embutida na parede; no salão dos retratos. Na cozinha, uma grande lareira. Cobertura com pintura perspectivada, rodeando o motivo central com Nossa Senhora do Carmo.

Acessos

Mosteiro de Fráguas, Lugar de Fráguas

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 740-AC/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012

Enquadramento

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1450 - construção de um imóvel por ordem de Fernão Nunes Cardoso, sogro de Gonçalo Pires Juzarte, fidalgo de D. Afonso V e Juíz dos Órfãos de Besteiros, tendo o seu apelido mudado para Bandeira, devido à sua acção heróica no campo de batalha; 1580 - o edifício passou a receber a designação de Paço, por ter acolhido, no local, D. António, prior do Crato, apoiado pelos proprietários, D. Brites Nunes da Costa Bandeira, casada com D. Aleixo de Figueiredo Borges; 1586 - o edifício foi arrasado por ordem de Filipe I, como represália pelo acolhimento que a família havia dado ao Prior e os bens da mesma confiscados; 1644 - construção do actual imóvel, com uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres, por D. António de Abreu Pessoa da Costa Bandeira, clérigo, e pelo irmão Filipe Bandeira Pessoa da Costa Figueiredo, capitão-mor de Besteiros; 1691, 22 Dezembro - Filipe Bandeira Pessoa da Costa obteve mercê de foro de fidalgo, por D. Pedro II; 1722 - reconstrução da capela pelo morgado Gonçalo Pires Bandeira de Figueiredo; 2007, 19 setembro - Despacho de abertura do processo de classificação pela sub-diretor do IGESPAR; 2011, 05 julho - proposta da DRCCenteo de classificação como Monumento de Interesse Público e fixação da Zona Especial de Proteção; 23 novembro - parecer favorável do Conselho Nacional de Cultura à proposta da DRCCentro; 2012, 19 março - publicação do projeto de decisão de classificação do edifício como Monumento de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção, em Anúncio n.º 6003/2012, DR, 2.ª série, n.º 56.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

BORGES, Inês da Conceição do Carmo - O Solar de Santana - Museu Municipal de Tondela e a Arquitetura Senhorial da Região. Coimbra: Palimage, 2010; CD Portugal Século XXI - Distrito de Viseu, CD II, Matosinhos, 2001; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/11894234 [consultado em 2 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

IGESPAR: IPPAR

Documentação Fotográfica

IGESPAR: IPPAR

Documentação Administrativa

Proprietário; IGESPAR: IPPAR

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Figueiredo 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login