Casa dos Condes de Fijô / Quinta do Conde de Fijô

IPA.00000137
Portugal, Aveiro, Santa Maria da Feira, União das freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo
 
Casa nobre barroca, de dois pisos, fachadas rebocadas e caiadas de branco, com embasamento e cunhais em granito, apresentando as quatro fachadas com vãos simétricos, de moldura rectangular em granito; vãos de iluminação de guilhotina e de 2 folhas e as de acesso de duas portadas. As fachadas S. e E. apresentam varandas com balcão assente em mísulas de granito e guarda em ferro.
Número IPA Antigo: PT010109060015
 
Registo visualizado 790 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta rectangular simples de volumes dispostos na vertical e cobertura homogénea em telhados de quatro águas. Fachadas de dois pisos definidos por friso em granito, em alvenaria rebocada e pintada de branco, percorridas por embasamento de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, rematadas em friso, cornija e beiral. Fachada principal apresenta no primeiro piso uma porta com perfil recortado e em arco abatido, assente em socos salientes, ladeada por duas janelas de igual perfil e de avental; a nível do 2º piso e a eixo da porta uma janela de sacada também em arco abatido, com balcão em granito assente em mísulas e guarda em ferro, ladeada por três janelas de moldura e verga rectas, de guilhotina; sobre a janela de sacada a pedra de armas enquadrada pelo remate que se alteia e encurva nesta zona. Fachada lateral direita, apresenta nos dois pisos 16 vãos de diferentes modinaturas, colocados a eixo, todos em moldura rectangular sendo os do primeiro piso tipo janelo, e no 2º piso em guilhotina. Fachada lateral esquerda voltada a um pátio lajeado, abre-se no 1º piso por ampla porta em arco de volta perfeita, ladeado por dois janelos rectangulares e por duas portas de moldura e perfil rectangular, junto dos cunhais; no 2º piso e sobre a porta, duas janelas de sacada com guarda em ferro são ladeadas por três janelas de guilhotina, de cada lado, de moldura rectangular. Fachada posterior igual às restantes, com 5 janelos e uma porta no piso térreo e 6 janelas de guilhotina do 2º piso, todas de molduras e perfis rectos em granito. INTERIOR: rebocado e pintado de branco com pavimento em madeira na zona de gabinetes, de exposições e auditório e lajeado na área de cafetaria e restaurante, cujo acesso é efectuado pela fachada lateral esquerda; tectos em placa. No 1º piso acede-se ao interior pela porta referida na fachada principal para um hall onde está uma fonte de espaldar com bacia semi-circular em granito; ao lado um lanço de escadas em madeira liga ao 2º piso.

Acessos

Rua Dr. António de Castro Corte Real, Conde de Fijó

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado. Implanta-se a poente do núcleo antigo. Enquadrada por amplo jardim para onde foram importadas algumas estruturas agrícolas da quinta, nomeadamente os espigueiros. Na fachada lateral esquerda foi construida uma esplanada, separada dos jardins por um muro de alvenaria com fonte de espaldar adossada.

Descrição Complementar

Fachada principal rematada por pedra de armas, em calcário, decorada de temas assimétricos de gosto setecentistamas já executada no séc. XIX: escudo esquartelado, no 1º aspa carregada de cinco vieiras, de Rochas, no 2º cinco estrelas por Tavares, no 3º seis arruelas por Castros, no 4º a cruz dos Pereiras, elmo pasquife e timbre dos primeiros.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Cultural e recreativa: associação cultural e recreativa

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1743 - 1758 - construção da casa e capela por Manuel de Castro Falcão; 1848 - obras diversas de reconstrução do solar; 1883, 25 julho - a Quinta tem o nº 13816 na conservatória da comarca, inscrita pelo Dr. António de Castro Pereira Corte Real, com a seguinte descrição: "(...) Prédio formado por a Quinta de Fijô, da freguesia desta Vila da Feira, composta de casas térreas, campos de rega de rio e de minas e mais pertenças e servidões activas, (...)"; 1949 - demolição da capela de São Bento e São Jorge, para alargamento da via pública; séc. 20 - aquisição da quinta pela CMSMF e adaptado a espaço cultural; 2006, 21 Março - Despacho de encerramento da Vice-Presidente do IPPAR.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Paredes rebocadas e caiadas; molduras em granito; cobertura em telha cerâmica; madeira e vidro nas janelas e portas.

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona Norte, Lisboa, 1981

Documentação Gráfica

CMSMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMSMF

Documentação Administrativa

CMSMF: Prº. de Classificação

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Cecília Matias 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login