Casa Setecentista no Largo do Corro

IPA.00001361
Portugal, Guarda, Sabugal, Sortelha
 
Arquitectura residencial, vernácula, mostrando influência classicista pontual. Edifício de três pisos, planta trapezoidal e cobertura com telhado de quatro águas. Fachada principal dominada pela escada externa e apresentando uma composição regular centralizada pela janela de sacada. Escada de um lanço paralelo à parede, com degraus de focinho moldurado e formando balcão. Vãos de lintel recto com moldura saliente, sendo a porta principal sublinhada por friso.
Número IPA Antigo: PT020911330043
 
Registo visualizado 233 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Casa de três pisos e planta trapezoidal, composta por dois volumes diferenciados e coberta com telhado de quatro águas no corpo principal e de duas águas no corpo anexo. Destaca-se pela composição da fachada principal, virada a S., integralmente revestida a cantaria e a única que não se encontra adossada. O pano murário do piso térreo é integralmente ocupado pela escada externa, de um lanço paralelo à parede e com degraus de focinho moldurado, formando balcão com patamar também moldurado. No andar superior a porta acusa no lintel um ténue friso e é ladeada por duas janelas. Enquanto isso, no último piso a composição é centralizada pela janela de sacada e duas janelas simétricas. A base da varanda apresenta moldura, embora com secção diferente da que ornamenta o patamar e os degraus. Esta fachada mostra, portanto, um alinhamento regular e vertical de três vãos por piso. É de salientar ainda o facto dos vãos de lintel recto apresentarem moldura lisa saliente. No alçado lateral O., e ao nível superior, observa-se ainda um óculo circular moldurado. O espaço interno é organizado através da sobreposição de compartimentos amplos.

Acessos

Largo do Corro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, núcleo intra-muros. Unida à casa contígua através da escadaria, marca pelo seu volume a imagem do Lg. do Corro, um amplo terreiro formado na sequência da Porta da Vila (v. PT020911330002). Neste espaço destacam-se ainda a Fonte de Mergulho (v. PT020911330035), a Casa do Escrivão e a denominada Casa Um (v. PT020911330041).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comercial: estabelecimento de restauração

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1747 - reconstrução da casa, com acrescento do terceiro piso (data epigrafada no lintel da janela de sacada).

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria sem revestimento; madeira; telha de canudo; betão

Bibliografia

NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, A Antiga Vila de Sortelha, Aldeia - Museu de Portugal, Castelo Branco, 1979.

Documentação Gráfica

Câmara Municipal do Sabugal

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Arrendatário: 1991 / 1995 - obras de remodelação e adaptação a novas funções, construção de estrutura interna em betão e de escada em caracol, renovação das instalações sanitárias, cozinha e coberturas, colocação de grade em ferro na escada, tomada de juntas com cimento

Observações

*1 Ao abrigo do Programa de Reabilitação das Aldeias Históricas de Portugal estão previstas obras de conservação, apoiadas pela Câmara Municipal do Sabugal: substituição do revestimento da chaminé, picagem das juntas em cimento.

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login