Câmara Municipal de Mêda

IPA.00001341
Portugal, Guarda, Mêda, União das freguesias de Mêda, Outeiro de Gatos e Fonte Longa
 
Arquitectura residencial, barroca e revivalista. Palacete urbano de planta rectangular, com fachadas de dois pisos, de pilastras coríntias nos cunhais, terminadas em friso e cornija, sobrepostas por beiral, rasgadas por janelas com molduras recortadas decoradas. Fachada principal com eixo central terminado em falso frontão curvo e com pedra de armas familiar no tímpano, onde se rasga, no primeiro piso, portal de planta convexa e, no segundo, janela de sacada com guarda de balaustrada, com moldura decorada com concheados, enquadrado, no primeiro piso, por janelas de peitoril, de avental e remate recortado, e, no segundo, com avental e remate em concheados simétricos. A fachada lateral direita segue um ritmo semelhante, abrindo-se nos dois pisos janelas de peitoril, com molduras recortadas. Interior de carácter revivalista, com decoração em estuque bastante simples, pintura sobre madeira, de imitação neoclássica, e representações românticas em painéis de azulejos. Caracteriza-se exteriormente pela regularidade da fenestração, ainda que quatro das janelas da fachada principal sejam de época posterior, com vãos de diferentes modinaturas entre o primeiro e o segundo piso da fachada principal, sendo as do segundo mais trabalhadas, com motivos típicos do barroco, como a concha perfeita. Na fachada principal destaca-se o eixo central da casa, formado pelo falso frontão curvo, bastante alteado e ainda acentuado pelo seu total preenchimento com vãos interligados e sobrepostos pela pedra de armas, e dinamizado, não só com o perfil convexo do portal, mas também pelo contracurvado da sacada em balaustrada da janela. O solar assemelha-se a alguns da região, como a Casa Grande de Freixo Numão (v. PT010914060012) e o Solar do Conde de Vilar Seco em Vilar Seco. No interior, adaptado às novas funções, destaca-se a decoração revivalista, realizada nos finais do séc. 19 e no séc. 20, em estuque e pintura sobre madeira reproduzindo motivos pompeianos, mas de má resolução para a época.
Número IPA Antigo: PT020909090018
 
Registo visualizado 292 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta rectangular, desenvolvida horizontalmente, com cobertura em telhado de quatro águas, em telha de canudo. Fachadas de dois pisos em alvenaria rebocada e pintada de branco, com pilastras coríntias nos cunhais, percorridas por embasamento de granito e terminadas em friso, cornija e beiral. Fachada principal com eixo central sobrelevado, terminando em falso frontão curvo, abrindo-se no primeiro piso, portal em arco abatido, de planta convexa, com moldura tendo inferiormente concheado e elemento vegetalista na chave, flanqueado por pilastras, com porta de duas folhas, em madeira pintada de verde; é sobrepujada no segundo piso, por janela de sacada, em arco abatido, com moldura recortada, decorada com concheados, com caixilharia de madeira pintada a verde, de duas folhas e bandeira, e guarda contracurvada em balaustrada, de cantaria, assente em friso e cornija; no tímpano do falso frontão surge pedra de armas envolvida por concheados. De cada lado do conjunto central abrem-se, em ambos os lados, três janelas de peitoril, com caixilharia de guilhotina, em madeira pintada de branco, tendo as molduras das janelas do primeiro piso avental recortado e formando superiormente cornija recortada, e, as do segundo, semelhantes, mas com avental sobreposto por concheado com brincos e rematadas por concha perfeita ao centro e elementos fitomórficos. Fachada lateral direita rasgada no embasamento por janelas jacentes gradeadas e, em cada piso, por três janelas de peitoril, iguais às do primeiro piso da fachada principal. No INTERIOR, paredes com painéis de azulejos, representando as dezasseis freguesias do concelho, e tectos decorados em estuque, com gramática geométrica, e em madeira pintada, com gramática zoomórfica.

Acessos

Meda, Largo do Município

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado, de frente para o largo, adaptado ao desnível do terreno, tendo adossada à fachada lateral esquerda edifício de um piso. Junto à fachada lateral direita desenvolve-se pequeno jardim.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Política e administrativa: câmara municipal

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ESTUCADOR: Mestre Sampaio (1914). PEDREIROS: Amadeu Consciência e António Consciência (1914). PINTOR: Artur Augusto Pereira de Faria (1914).

Cronologia

Séc. 18 - construção do imóvel pela família Sampaio de Almeida e Melo, onde se manteve até ao início do século vinte; séc. 19, finais - realização do trabalho decorativo em madeira pintada; 1914 - compra do imóvel pela Câmara Municipal de Meda ao Capitão António Maria Homem da Silveira Sampaio de Almeida e Melo, importando em 2.000$00, por iniciativa do Dr. Artur Augusto Pereira de Faria *1; as obras de remodelação foram arrematadas pelos irmãos Amadeu e António Consciência, da vila; abertura de quatro janelas sobrepostas, junto ao eixo central da fachada principal, por 90$00; feitura da guarda da sacada, semelhante à da escadaria, por 90$00; alteração da pedra de armas; Dr. Autor Augusto Pereira de Faria *1 pinta uma tela alegórica à vila e um desenho alusivo aos Direitos do Homem para o Salão Nobre *2; feitura dos tetos em estuque, pelo estucador local Sampaio; 1998 - início das obras de remodelação do edifício, com recuperação do Salão Nobre, serviços administrativos e áreas de apoio, com criação de arquivo e do exterior e construção de edifício anexo para a Divisão de Serviços Técnicos, Urbanos e Obras Municipais; colocação de azulejos alusivas às 16 freguesias do concelho; o projeto foi financiado em 50% pela Secretaria de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, orçando em 140.000.000$00; 2000, 11 novembro - inauguração.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e pintada; embasamento, pilastras, pedra de armas, frisos e cornijas, molduras de vãos e guarda em cantaria de granito; portas e caixilharia em madeira; tectos com trabalho decorativo em estuque e em madeira pintada; painéis de azulejo; telhado em telha de canudo.

Bibliografia

Jornal Luz da Beira, 15 de Setembro e 15 outubro 1954, n.º 18 e 20, ano I; MORAIS, José - «Meda por aqui andou Baco» in Portugal Português, n.º 11, março de 1999; PEREIRA, Liliana Maria Ferreira Figueiredo - Estuques no Espaço Doméstico - Contributos para Um Itinerário na Arquitectura Rústica e Nobre do Norte de Portugal, com particular Incidência no Douro Superior. Estudo de uma peça. O Solar dos Pimentéis, em Torre de Moncorvo. Lisboa: s.n, 2003, 2 vols. Texto policopiado. Dissertação de Mestrado em História da Arte da Universidade Lusíada; RODRIGUES, Adriano Vasco - Terras da Meda - natureza, cultura e património, monografia. Meda: Câmara Municipal, 2002; SARAIVA, Jorge e PROENÇA, Carlos - Meda. Roteiro Turístico da Meda: Cultura e Ambiente. Meda: Câmara Municipal, 2004; SARAIVA, Jorge António Lima - O Concelho de Meda. Meda: Câmara Municipal, 1999; SOUSA, Fernando de, PEREIRA, Gaspar Martins - Alto Douro - Douro superior. Lisboa: Novos Guias de Portugal, 1988, p. 184.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMMeda: 1954 - a fachada lateral direita, a nascente, foi reparada, fazendo desaparecer as marcas de uma antiga construção que a ela estava adossada; 1998 / 1999 / 2000 - obras de remodelação do edifício, com recuperação do Salão Nobre, serviços administrativos e áreas de apoio, com criação de arquivo; remodelação do exterior.

Observações

*1 - administrador do concelho, o chamado "Sr. Capitão da Fontelonga", formado em Matemáticas e professor no Liceu Rodrigues de Freitas, no Porto.

Autor e Data

Paula Figueiredo 2002 / Sandra Alves 2006

Actualização

João Almeida (Contribuinte externo) 2018
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login