Capela da Senhora das Neves / Miradouro de Nossa Senhora das Neves

IPA.00013348
Portugal, Viseu, São João da Pesqueira, Soutelo do Douro
 
Arquitetura religiosa, vernácula. Capela novecentista de planta longitudinal, de corpo único, iluminada por várias aberturas retangulares com vitrais nas fachadas laterais e principal e por óculo na fachada posterior. Fachadas pintadas de branco, rematadas por cornija de betão pintada de laranja, sobreposta por beiral simples. A fachada principal, tripartida, remata empena coroada por cruz de betão, e é rasgada por portal em arco pleno, ladeado por festas retangulares, semicirculares no topo. Interior com simples mesa de altar, sobre estrado de madeira de dois degraus.
Número IPA Antigo: PT011815090084
 
Registo visualizado 2013 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de massa simples, com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, terminadas em cornija de betão, pintada de cor de laranja, sobreposta por beiral simples. Fachada principal virada a O., terminada em empena tripartida, coroada por cruz de betão no vértice; é rasgada por portal simples, de duas folhas e bandeira, em arco de volta perfeita, ladeado por frestas retangulares de perfil curvo, uma de cada lado. Do lado direito junto ao topo da fresta, apresenta placa de mármore com inscrição. Fachadas laterais semelhantes, rasgadas por composição de frestas, sendo ao nível da nave fresta em arco de volta perfeita ladeada por duas frestas retas mais baixas e ao nível da mesa de celebração, fresta retangular de maior dimensão. Fachada posterior terminada em empena, rasgada por óculo circular. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento cerâmico e rodapé de madeira. Sobre supedâneo acedido por dois degraus, surge mesa de altar em granito. Na parede testeira, sobre mísula, existe a imagem da padroeira e suspenso na parede Cristo Crucificado

Acessos

EN 501, no cruzamento de Nagoselo subir estrada com indicação, que leva ao cimo do monte.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, no cimo de um monte, a cerca de 670 metros de altitude, desfrutando de um grandioso cenário sobre as encostas e montes do Douro, moldados pela cultura da vinha e da oliveira e pela vegetação agreste que pontua os pontos mais altos. Daqui avistam-se várias povoações da margem S. e N. e a Capela e Miradouro de Nossa Senhora de Lurdes (v. PT011815040046). O adro/miradouro encontra-se pavimentado com pedra de xisto, em dois níveis, apresentando junto à capela placas de xisto regulares de maior dimensão e no restante espaço, fiadas irregulares.

Descrição Complementar

Placa existente na fachada principal com a inscrição: O SONHO DOS HOMENS DE OUTRORA, TRANSFORMOU-SE HOJE NA REALIDADE DA CAPELA ERIGIDA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES, PADROEIRA DA FREGUESIA DE SOUTELO DO DOURO. INAUGURADA PELO REVERENDÍSSIMOS SENHOR VIGÁRIO GERAL DA DIOCESE DE LAMEGO, EM REPRESENTAÇÃO DO SEU BISPO. SOUTELO DO DOURO, 94-08-05.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1994, 5 de Agosto - Inaugurada pelo Vigário geral da Diocese de Lamego, em representação do Senhor Bispo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de betão, rebocada e pintada; frestas com vitrais; porta de madeira; mesa de altar de granito; pavimento em marmorite; cobertura exterior em telha cerâmica.

Bibliografia

CD Portugal Século XXI - Distrito de Viseu, CD II, Matosinhos, 2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login