Capela de Nossa Senhora de Lurdes / Miradouro de Nossa Senhora de Lurdes

IPA.00013310
Portugal, Viseu, São João da Pesqueira, Nagozelo do Douro
 
Arquitectura religiosa e arquitectura recreativa, do séc. 20. Capela de planta longitudinal simples, de corpo único, com fachadas rebocadas e pintadas, a principal terminada em empena, com cunhais apilastrados, e rasgada por portal de verga recta com moldura simples, encimada por cartela com inscrição. Interior com tecto de madeira e pavimento cerâmico, retábulo-mor revivalista, em talha dourada e pintada com fingidos marmóreos.
Número IPA Antigo: PT011815040046
 
Registo visualizado 2053 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, de massa simples e cobertura homogénea, em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de granito aparente na fachada principal e pintado a cinza nas restantes, e rematadas por beiral simples. Fachada principal virada a O., enquadrada por cunhais apilastrados coroados por pináculos piramidais sobre plintos paralelepipédicos, terminada em empena coroada no vértice por cruz latina, de granito, assente em plinto paralelepipédico; é rasgada por portal de verga reta, com moldura de granito, encimado por cartela retangular, de granito com a inscrição P.B.S.P.T S.ª L.ª 1921 delineada a tinta preta. Fachadas laterais semelhantes, rasgadas por pequena fresta retangular, de iluminação e arejamento. Fachada posterior terminada em empena, cega. INTERIOR rebocado e pintado de branco exceto a parede testeira, que apresenta laivos de azul sobre fundo branco, com cobertura em travejamento e forro de madeira, assente diretamente na parede, e pavimento cerâmico. Sobre supedâneo de um degrau revestido com alcatifa vermelha, apresenta retábulo-mor em talha dourada e policromada com fingidos marmóreos, de planta reta e um só eixo definido por duas colunas torças decoradas com parras de uva douradas sobre fundo ocre, assentes sobre base paralelepipédica e com capitéis coríntios, que suportam entablamento de remate do retábulo. Coroa o entablamento composição dourada de folhas de acanto. Ao centro de remate curvo, com fundo forrado a papel decorado com motivos florais, alberga a imagem da padroeira acompanhada de Santa Bernardete. Banco decorado por volumosas folhas de acanto ao centro e lateralmente por colunelos torsos. Altar em forma de urna, com frontal ornado por folhas de acanto sobre fingidos marmoreados; fronteiro a este, mesa de altar sustentada por duas colunas quadrangulares decoradas com motivos dourados. Ladeiam o retábulo duas mísulas para suporte de jarras de flores.

Acessos

Monte de Nossa Senhora de Lurdes

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, fora da povoação, a cerca de 390 m de altitude, no topo de um monte elevado localizado a N. da freguesia, em posição sobranceira ao Rio Douro, desfrutando de um imponente panorama paisagístico, sobre o rio e suas encostas desenhadas pelos socalcos de vinhedos que caracterizam a paisagem do Alto Douro Vinhateiro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 19 - Provável data de construção; 1921 - reconstrução da capela pelo pároco Baltazar conforme placa existente na fachada principal; 1981 - foi a capela novamente reconstruída.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; degraus, embasamento da fachada principal, cunhais, pináculos, cruz e molduras da porta em cantaria de granito; porta e cobertura interior de madeira; pavimento interior cerâmico; retábulo em talha dourada e policromada; grades de proteção de ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

MONTEIRO, J. Gonçalves, São João da Pesqueira. Coração do Douro, São João da Pesqueira, 1992; IDEM, São João da Pesqueira (Monografia do Concelho), São João da Pesqueira, 1993; CD Portugal Século XXI - Distrito de Viseu, CD II, Matosinhos, 2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1981 - Obras de reconstrução.

Observações

Autor e Data

Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login