Capela de Santo António / Miradouro de Santo António

IPA.00013309
Portugal, Viseu, São João da Pesqueira, Nagozelo do Douro
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela de planta longitudinal simples, com cobertura interior em falsa abóbada de madeira e pavimento serâmico, escasamente iluminado pelos vãos da fachada principal. Esta remata em empena recortada e é rasgada por portal em arco abatido, ladeado por óculos. Fachadas circunscritas por pilastras encimadas por pináculos. Interior com retábulo de talha dourada e policromada, integrando pinturas possivelmente de transição do maneirismo para o barroco.
Número IPA Antigo: PT011815040045
 
Registo visualizado 1947 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de massa simples e cobertura homogénea, em telhado de duas águas. Fachadas percorridas por embasamento de granito aparente, flanqueadas por cunhais apilastrados, sobrepujados por pináculos boleados, assentes em plintos paralelepipédicos, e rematadas em friso, cornija e beirada simples. Fachada principal rematada em empena recortada em cortina, coroada no vértice, por cruz latina assente em plinto paralelepipédico, ornado por volutas; é rasgada por portal em arco abatido, com moldura de cantaria formando orelhas lateralmente e rematada por cornija ondulada. A ladear o portal, óculos quadrilobados, protegido por grades metálicas. Fachada lateral esquerda cega e fachada lateral direita rasgada por porta de duas folhas, de verga reta, envolvida por moldura simples em cantaria de granito, antecedida por dois degraus. Fachada posterior em empena, encimada por cruz latina sobre plinto paralelepipédico no vértice. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com cobertura de madeira, em falsa abóbada de berço, assente em cornija saliente, também de madeira, e pavimento cerâmico. Sobre supedâneo de granito, parcialmente revestido a alcatifa vermelha, apresenta retábulo-mor de talha dourada e pintada com fingidos marmóreos, de planta reta e três eixos definidos por quatro colunas circulares, douradas e decoradas por ornatos geométricos, com o terço inferior pintado com fingidos marmoreados, e capitéis decorados com folhas de acanto, encimadas por urnas sobre o entablamento. Ao centro, nicho de remate curvo, contendo peanha com a imagem do orago; os eixos laterais apresentam pinturas reaproveitadas de um retábulo anterior e bastante mais antigo, apresentado do lado esquerdo pintura sobre tela representando Santo Antão e do lado direito Santa Bárbara. Altar em forma de urna, com o frontal ornado por motivos florais; fronteiro a este, a mesa de alar, sustentada por duas colunas de talha pintada com fingidos marmóreos. Ao lado esquerdo do retábulo o andor do Senhor dos Passos e do lado direito pequeno arcaz.

Acessos

Rua de Santo António

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, no Alto Douro Vinhateiro, no extremo E. da povoação, em plano elevado, a cerca de 342 m de altitude, determinando um miradouro com magníficas vistas sobre as quintas que povoam as encostas do Douro. A capela ergue-se no centro do adro, com a fachada principal voltada para a povoação, sendo o adro delimitado por muro de vedação constituído por pilares de betão interligados por grades de ferro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18 - Data de construção da atual capela; 1758 - referência à capela nas Memórias Paroquiais, como estando perto da povoação; séc. 19 (final) - provável substituição do retábulo primitivo; séc. Substituição do pavimento e restauro do retábulo-mor

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada de branco; molduras dos vãos, cunhais, cruzes, modinaturas, cornija, friso e pináculos em cantaria de granito; porta e cobertura em madeira; retábulo de talha policroma e dourada; pavimento cerãmico; cobertura exterior em telha; vãos com vidro simples; grades dos óculos e portadas em ferro.

Bibliografia

MONTEIRO, J. Gonçalves, S. João da Pesqueira, Coração do Douro, Câmara Municipal de São João da Pesqueira 1992; IDEM, São João da Pesqueira (Monografia do Concelho), Câmara Municipal de São João da Pesqueira, 1993; CD Portugal Século XXI - Distrito de Viseu, CD II, Matosinhos, 2001; http://ttonline.dgarq.gov.pt/, 21 de Setembro de 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

ANTT: PT-TT-MPRQ/25/273

Intervenção Realizada

Séc. 20 - Substituição do pavimento original, repinte do retábulo-mor; colocação de argamassa de cimento nas juntas; diversas obras de manutenção.

Observações

Autor e Data

Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login