Igreja Paroquial de Faro do Alentejo / Igreja de São Luís / Igreja de Nossa Senhora da Assunção

IPA.00001310
Portugal, Beja, Cuba, Faro do Alentejo
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca, popular, vernácula. Igreja paroquial cuja planta corresponde a uma constante da arquitectura regional, com uma só nave e capela-mor, a que se adossa uma pequena sacristia. Edifício de marcado pendor vernacular. As características maneiristas do edifício apreciam-se fundamentalmente na frontaria, nos remates dos acrotérios, na decoração fresquista e no pequeno lavabo em cantaria da sacristia. Retábulo do altar-mor com características do barroco popular. O templo destaca-se pelas pinturas murais da capela-mor e da nave.
Número IPA Antigo: PT040207020006
 
Registo visualizado 309 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal escalonada, composta por nave e capela-mor de planta quadrada, mais estreita, a que se adossa, do lado esquerdo, a sacristia e os anexos. No ângulo SE., com escada exterior de acesso, adossa-se a torre sineira, de planta rectangular. Cobertura diferenciada em telhados de duas águas na nave, de quatro águas na capela-mor, mais baixa e com falso lanternim central, e de uma água na sacristia e anexos. Fachada principal orientada a S., de um pano, rasgado por portal de cantaria com dois degraus e verga recta, sobrepujado por óculo e empena triangular coroada por cruz de cantaria; torre sineira com dois olhais em arco de volta perfeita, separados por pilastras e encimados por composição de volutas e urna. Alçado E. com dois volumes, o da nave com um só pano, rematado por cornija e beirado, em que se rasga uma fresta de iluminação, e o da capela-mor, mais recuado, com fresta de iluminação, tendo no acrotério uma urna sobre pedestal elevado. Alçado N. de um pano, cego, tendo no acrotério uma urna sobre pedestal elevado. Alçado O. com o volume cego da nave em segundo plano, a que se adossam a sacristia, com uma porta e três degraus de acesso, os anexos, com três janelas, e a escadaria de acesso ao campanário. INTERIOR: nave coberta por abóbada de berço que arranca de cornija. Guarda-vento de madeira, tendo uma pia de água benta em cantaria do lado da Epístola; na parede do mesmo lado rasga-se uma fresta de iluminação. Na parede do lado oposto rasga-se um arco de volta perfeita assente em pilastras, que abriga a pia baptismal em cantaria; segue-se, a meio da nave, o púlpito com grade em madeira. Vestígios de decoração de pinturas murais nos sectores adjacentes ao arco triunfal; capela-mor separada por duplo arco de volta perfeita assente em pilastras, ladeado por altares em talha dourada e policromada colocados em escorço; cobertura em cúpula assente em pendentes, altar de alvenaria com retábulo de talha dourada e policromada; paredes decoradas por pinturas murais; do lado do Evangelho rasga-se a porta de acesso à sacristia e do lado da Epístola uma fresta de iluminação. Sacristia com lavabo de cantaria e porta de acesso ao exterior na parede do lado N. e porta de acesso ao exterior na parede do lado O..

Acessos

Largo da Praça

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado, com adro murado a que se acede por dois degraus.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1617, c. de - construção, patrocinada por D. Estevão de Faro, vedor da Fazenda da Coroa; 1616 - D. Estevão de Faro é nomeado 1º Conde de Faro por Filipe III; 1625, pinturas parietais; séc. 17, finais - retábulo da capela-mor; séc. 19 - altares laterais; 1969, 2 de Fevereiro - danos causados pelo sismo.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, cobertura de telha lusa, portal e elementos secundários de cantaria, pavimento de tijoleira, pinturas murais, retábulos de talha dourada e policromada.

Bibliografia

BORGES, Emília Salgado, O Concelho de Cuba, Cuba, 1981; FRANCO, Anísio Salazar, CAETANO, Joaquim Oliveira e SERRÃO, Vítor, A Pintura dos Séculos XVI a XVIII no Concelho de Cuba, Cuba, 1992; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, vol. 1, Lisboa, 1992; BORGES, Emília Salgado, O Concelho de Cuba nas Memórias Paroquiais de 1758, Lisboa, 1994.

Documentação Gráfica

Paróquia de Faro do Alentejo e Câmara Municipal de Cuba: levantamento e projecto de obras, da autoria do Gabinete de Apoio Técnico de Beja.

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Instituto de José de Figueiredo: 1970, década - recuperação das pinturas murais; Paróquia de Faro do Alentejo e Câmara Municipal de Cuba: 1993 / 1995 - obras de conservação com projecto do Gabinete de Apoio Técnico de Beja.

Observações

O edifício é antecedido por um cruzeiro de cantaria, cronografado de "1707".

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login