Câmara Municipal de Lagos

IPA.00001309
Portugal, Faro, Lagos, São Gonçalo de Lagos
 
Arquitectura político-administrativa, pombalina. Edifício dos paços do concelho, de planta rectangular com escada interior centralizada.
Número IPA Antigo: PT050807060029
 
Registo visualizado 258 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara  

Descrição

Edifício de planta rectangular, volume simples de 3 pisos e cobertura de 4 águas. Fachadas demarcadas com vãos de ritmia regular e platibanda. Fachada principal, a O., com acesso ao interior através de 3 portas. Delimitação dos pisos com frisos em cantaria e marcação axial, através de pilastras pintadas. Andar nobre ao centro, com janela de sacada em cantaria lavrada encimada pelo brasão da cidade. Fachada posterior mais simples, com janelas de 2 folhas e 2 janelas de sacada nos 2º e 3º pisos. Mansarda visível nesta fachada. Fachadas lateral direita e esquerda, também com janelas de sacada. No interior, ao centro do edifício, escada de lance único (em cantaria no piso e térreo e de madeira nos pisos seguintes) que se divide em dois, no acesso ao piso superior.

Acessos

Praça Gil Eanes

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, com a fachada principal aberta para largo pedonal, delimitado por edifícios de traça moderna e a estátua de Dom Sebastião, de Cutileiro, ao centro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Política e administrativa: câmara municipal

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1798 - construção, para substituir as Casas da Câmara, localizadas na Pr. Infante Dom Henrique e destruídas com o terramoto de 1755; 1808 - incêndio; 1884 - novo incêndio, que faz arder o arquivo municipal; séc. 20, inícios - demolição do chafariz (final do Aqueduto do Paúl) e plataforma de acesso ao edifício.; 1968 - O Tribunal Judicial, à data a funcionar no imóvel, é transferido para edifício próprio (v. PT050807060040).

Dados Técnicos

Paredes autoportantes com pisos intermédios em madeira / betão

Materiais

Pedra calcária (pavimento piso térreo, soco, cunhais, molduras vãos, degraus piso térreo, sacadas, frisos entre pisos), alvenaria de pedra (paredes resistentes), reboco, ferro (varandins), tinta de areia, madeira (caixilhos, portas, escada dos pisos 1 e 2).

Bibliografia

DGEMN, Muralhas de Lagos, Boletim da DGEMN, 1961; PAULA, Rui Mendes, Lagos, Evolução Urbana e Património, Lagos, 1992.

Documentação Gráfica

CMLagos

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CM;Lagos

Documentação Administrativa

CMLagos

Intervenção Realizada

Câmara Municial de Lagos: 1980 / 1981 - obras de remodelação; 1987 - obras de conservação; 1997 - pintura das fachadas (de branco para amarelo).

Observações

Autor e Data

Anouk Costa / Marta Celada 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login