Capela de Nossa Senhora da Guia / Igreja Paroquial de Retaxo / Igreja de Nossa Senhora de Belém

IPA.00012855
Portugal, Castelo Branco, Castelo Branco, União das freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo
 
Capela construída no séc. 19, talvez sobre uma pré-existência, elevada a paróquia em finais do séc. 19, tendo sofrido uma reconstrução no séc. 20. É de planta retangular, inicialmente com nave e presbitério, a que foram acrescentadas duas alas laterais, transformadas em espaços de assistência e criada uma área de apoio e sacristia na fachada posterior. Tem cobertura interna em falsa abóbada com arcos torais visíveis, com as alas em tetos em aba, iluminada pelas janelas da primitiva capela, retilíneas. Fachada principal em empena curva, com sineira no topo, rasgada por vãos em eixo, composto por portal de verga reta e óculo, o da capela oitocentista. As fachadas laterais possuem portas travessas. Interior com coro-alto, pia batismal junto ao presbitério e, na parede testeira, retábulo de talha pintada, de execução novecentista. Está ladeado por dois nichos, constituindo reaproveitamentos de talha mais antiga, talvez proveniente de um antigo convento, como o sugere as imagens de São Francisco e Santo António.
Número IPA Antigo: PT020502190177
 
Registo visualizado 80 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta pela nave e anexos adossados às fachadas laterais e posterior, as primeiras, permitindo alargar o espaço de assistência interno e na zona posterior, a sacristia e demais zonas de apoio à paróquia, de volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas em cobertura telhada em canhão na nave e a uma água nos anexos, rematadas em beiradas simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada de cinza e rematadas em frisos, igualmente pintados de cinza. Fachada principal virada a ocidente, rematada em empena curva, encimada por sineira com remate em ângulo e cruz latina sobre plinto, com ventana de volta perfeita. É rasgada por portal de verga reta e moldura saliente pintada de cinza, sobrepujado por óculo quadrilobulado com moldura de cantaria. Fachada lateral esquerda com porta travessa de verga reta e janela retilínea, ambas com molduras pintadas de cinza, surgindo, no corpo anexo, duas portas, postigo e, na face virada a ocidente janela de volta perfeita. A fachada oposta é semelhante, mas, no corpo anexo, possui apenas um postigo. Fachada posterior rematada em empena curva, cega, tendo, no corpo adossado, cinco janelas retilíneas, as do extremo esquerdo de menores dimensões. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por lambris de madeira, encimados por friso, com cobertura em falsa abóbada de perfil apontado, seccionada por viga central e cinco arcos torais, todos pintados de cinza; pavimento em tijoleira. Coro-alto em betão e guarda de madeira, com acesso por escadas no lado da Epístola. As duas alas laterais abrem para a nave central por vãos retilíneos, seccionados por pilares de alvenaria. Na ala do Evangelho, mesa de apoio e, no lado oposto, a pia batismal em mármore, composta por taça hemisférica assente em pilar. Sobre presbitério de três degraus, a mesa de altar e o ambão, ambos de talha pintada de marmoreados fingidos e frisos dourados, ambos compostos por suporte tronco-piramidal, a mesa com tampo simples. Na parede testeira, o retábulo-mor de talha pintada de branco e dourado, de planta convexa e um eixo definido por duas colunas de fustes lisos, grupadas em duas ordens de plintos, os superiores de perfis galbados e os inferiores paralelepipédicos, sobrepujadas por fragmentos de frontão. Ao centro, tribuna de perfil contracurvo e moldura dourada, contendo trono expositivo de três degraus. Remata em espaldar em cortina, sobrepujado por cornija e enrolamentos, enquadrado por estrutura de apainelados que fazem a ligação à cobertura. Altar paralelepipédico, encimado por sacrário em forma de caixa. A ladear o retábulo-mor, dois nichos de talha pintada de branco e dourado, formados por pilastras que centram o nicho de volta perfeita e remate em espaldar curvo, sobrepujado por cornijas interrompidas por concheados. Enquadram pequena mísula com imaginária; sob estes, as portas de acesso à sacristia e dependências anexas.

Acessos

Retaxo, Largo de Nossa Senhora da Guia

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, implantado no extremo sul da povoação, em área ligeiramente elevada sobre a mesma. Está em zona plana, num amplo largo, à entrada do qual se ergue um relógio, sobre estrutura em alvenaria rebocada e pintada de branco, formando quatro arcos, no topo do qual surge o mecanismo do relógio e respetivos mostradores. No largo, pavimentado a alcatrão e orlado por pinheiros, ergue-se um palanque exterior, instalações sanitárias e um amplo pavilhão da Associação Desportiva e Recreativa de Retaxo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco - Arciprestado de Castelo Branco)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 (conjetural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - provável construção da capela, sobre uma possível pré-existência; 1881 - criação da paróquia de Retaxo; sec. 20 - reconstrução e possível ampliação da capela.

Dados Técnicos

Sistema estrutural misto.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; pia batismal em mármore; lambris, guarda do coro-alto, mobiliário e portas de madeira; estrutura da cobertura e do coro-alto em vigotas de betão; pavimento em ladrilho cerâmico; janelas com grades de ferro; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

SILVA, Isabel (coord.) - Dicionário Enciclopédico de Freguesias. Matosinhos: Minhaterra, 1997,vol. IV, p. 125.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Diocese de Portalegre - Castelo Branco: Comissão dos Bens Culturais

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2017 (no âmbito da parceria DGPC / Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login