Fontanário no Largo do Calvário

IPA.00012738
Portugal, Setúbal, Sesimbra, Sesimbra (Santiago)
 
Arquitectura infraestrutural, barroca / rococó. Fontanário de espaldar com tanque. Pedra de armas ao centro. Observa-se o barroco na expressão plástica, na ênfase vertical da frontaria, no seu remate superior em frontão delineado com curvas e espirais, na planta do tanque de modelação curva e contracurva; o rococó é evidente na decoração do registo inferior onde avulta em baixo-relevo um mascarão flanqueado por dois elementos florais assimétricos, na modelação sinuosa, elegante e suave do espaldar, no coroamento com o recorte assimétrico do concheado.
Número IPA Antigo: PT031511020020
 
Registo visualizado 188 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Espaldar rectilíneo de um corpo demarcado por pilastras rematadas por volutas, encimado por frontão, tendo ao centro uma pedra de armas de heráldica de domínio (municipal), lavrada com o brasão da vila, uma coroa de castelos, em escudo francês, assente no pano parietal. O espaldar é simétrico, relevando dois registos: no inferior realçam elementos curvilíneos que o rematam superiormente e cobrem as três saídas de água, colocadas, uma na boca de mascarão e, as outras duas, no centro de medalhões assimétricos. O tanque, em avançamento, é formada por murete de planta de curva e contracurva, apresentando um banco / poial em pedra corrido no sentido da largura.

Acessos

Lg. do Calvário pela R. Afonso de Albuquerque

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Isolado. Implantado em largo quadrangular, alcatroado, formado pela confluência de várias vias públicas, adossado a muro de suporte de terras, rodeado por casario; acesso efectuado por escadas situadas em 3 dos ângulos. Frente à fonte 3 árvores de grande porte. A partir deste largo acede-se à rua Afonso de Albuquerque que desemboca no largo Eusébio Leão onde se encontra o chafariz (v. PT031512020025).

Descrição Complementar

O brasão municipal de Sesimbra é encimado por quatro castelos, identificadores do estatuto de concelho; Brasão enquadrado em fundo cerize representando a cor da Ordem Militar de Santiago, com a existência de um castelo simbolizando a primitiva povoação castelar, com memória muçulmana retractada pelos crescentes por sobre as torres laterais, e com a posterior incorporação na Ordem Militar de Santiago, retractada pela cruz de Santiago no meio da torre maior do castelo, tendo ainda todo o conjunto como base, as ondas verdes simbolizando os verdes campos do concelho, e as ondas prateadas simbolizando o mar que dá riqueza.

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18 - Data provável de construção; séc. 20 - o brasão que se encontra no espaldar tem origem reconhecida no séc. 20; 1945 - data da deslocação o fontanário da fachada dos antigos Paços do Concelho, para o Largo do Calvário, assinalado por incisão da data no muro de suporte, ao qual se adossa a fonte.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Calcário

Bibliografia

SERRÃO, Eduardo da Cunha, SERRÃO, Vítor, Sesimbra Monumental e Artística, 2ª ed., Sesimbra, 1997.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMS

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

1945 - provável instalação da fonte neste local.

Observações

A fonte encontrava-se adossada à fachada principal do edifício da Câmara Municipal (v. PT031511020017), frente ao Pelourinho (v. PT031511020002).

Autor e Data

Cecília Matias 2002 / Albertina Belo 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login