Casa de D. Jaime de Lencastre / Câmara Municipal de Sesimbra

IPA.00012727
Portugal, Setúbal, Sesimbra, Sesimbra (Santiago)
 
Arquitectura residencial. Casa nobre de planta retangular adaptada a câmara municipal.
Número IPA Antigo: PT031511020017
 
Registo visualizado 590 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular, composta por 2 corpos de 2 pisos cingidos por grossos cunhais com beirado em pedra e coberturas diferenciadas em telhados de três e quatro águas, edifício adossado ao tecido urbano deixando apenas duas fachadas com vãos; fachada Sul e fachada Nascente. Na fachada Sul que esta virada para a Rua da Republica a nível do piso térreo tem um vão de janela de peitoril (2 folhas) protegida com barras de ferro fundido e dois de porta (2 folhas) correspondendo ao N.º 3 e 1, no primeiro piso tem três vãos de janelas de sacada (2 folhas) com cantaria rectangular com guarda em ferro (inscrições de 1857/ 1870) e peitoril. Na fachada Nascente que esta virada para o Largo do Município e encontra-se numa rua com uma ligeira inclinação temos a nível do piso térreo três vãos de janela de guilhotina (2 folhas) protegidas com barras de ferro fundido e dois vãos de porta (2 folhas) correspondendo ao N.º 1e 2, no primeiro piso três vãos de janelas de sacada (2 folhas) com cantaria rectangular com guarda em ferro e peitoril, um vão de janela (2 folhas) e um vão de janela de sacada (2 folhas) com cantaria rectangular com guarda em ferro e peitoril, entre o primeiro e segundo vão deste piso encontra-se disposto a copia do brasão de armas da vila: castelo, águia volante e lebréu *1. pequeno campanário na cimalha entre os dois corpos. Foi anexado posteriormente o edifício a Norte da fachada Nascente que tem apenas

Acessos

Largo do Município, nº 1, 2, 3 ; Rua da República

Protecção

Incluído na Zona de Protecção do Pelourinho (v.PT031511020002)

Enquadramento

Urbano, adossado, implantado em terreno com ligeira pendente. Frente à fachada principal, amplo largo onde se encontra o Pelourinho e outro edifício camarário (v. PT031512020018)

Descrição Complementar

PEDRA; alvenaria de calcário no piso 0 (paredes autoportantes), cantaria em pedra de calcário, pavimento irregular de calcário na recepção, pavimento regular em calcário no átrio, paredes do átrio com mármore para efeitos decorativos, escadas em calcário, escadas de acesso em calcário, cópia do brasão original no exterior da fachada lateral direita em mármore, beirado em calcário; CERÂMICA; azulejo tradicional no piso 0 e na coluna de acesso alusivos a actividade piscatória, pavimento em ladrilho na tesouraria, VIDRO; simples com caixilharia em madeira nos vãos, vitral num dos vãos interiores com a insígnia do concelho, portas de vidro no átrio e sua distribuição (recepção, coluna de acesso, tesouraria) ESTUQUE; estuque pintado a branco nas abóbadas de berço e de arestas situadas no átrio e salas anexas (recepção, tesouraria), METAL; ferro forjado nas grades exteriores das janelas térreas, ferro fundido nas guardas dos vãos de porta do piso superior, latão no corrimão da coluna de acesso, aço inox em alguns pormenores de alterações actuais, ALVENARIA; alvenaria mista (pedra/tijolo), MADEIRA; nos caixilhos de vãos de janela exteriores, nas portas de vãos exteriores e interiores, em alguns pormenores de alterações actuais (portas, degraus e etc ...).

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Política e administrativa: câmara municipal

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1500 - aquisição dos terrenos da Ribeira, pelo mareante Gonçalo Anes e sua mulher Inês Gonçalves; 1521 - data da escritura dos terrenos; 1540 - construção do edifício destinado a solar de D. Jaime de Lencastre, bispo de Ceuta e fundador da Igreja de São Tiago; 1755 - graves danos provocados pelo terramoto tendo sido reconstruído com grandes alterações; séc. 20 - anexou-se o edifício localizado a Norte da fachada Nascente.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos.

Bibliografia

SERRÃO, Eduardo da Cunha, SERRÃO, Vítor, Sesimbra Monumental e Artística, 2ª. ed., Câmra Municipal de Sesimbra, 1997; CD-Rom: IPPAR, IPA, DGEMN, LISBOA, Junta Metropoliotana, Património Metropolitano, Inventário Geo-referenciado, Património da Área Metropolitana de Lisboa, AML 2002; PRETO, Jorge, Pedras de Armas de Sesimbra e seu termo, Academia Portuguesa de Ex-libris, Lisboa/MCMLV, Atlântida; artigo sobre a casa da câmara de Carlos Horta de Caetano; Instituto Açoriano da Cultura, Março 2005.

Documentação Gráfica

Câmara Municipal de Sesimbra: Arquivo Municipal de Sesimbra

Documentação Fotográfica

Câmara Municipal de Sesimbra: Arquivo Fotográfico

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1979/1980 - obras de ampliação da sala antiga de desenho, teria existido um telhado em mansarda que deu lugar a uma ampliação com três janelas laterais e duas frontais, placa de betão e uma cobertura de três águas; 1992 - obra de interligação dos dois sótãos para uma maior funcionalidade do Departamento de Administração e Planeamento Urbano; 1993 - obras realizadas através de concurso que contemplaram a instalação eléctrica de raiz com calha técnica contemplando os serviços de informática;1994 - 1.ª fase de obras de reformulação da parte administrativa de atendimento das obras ao público e do bar de serviços internos; Janeiro de 2000 - 2.ª fase de obras de reformulação da parte administrativa de atendimento das obras ao público: descoberta do pavimento antigo.

Observações

Elementos do antigo pelourinho municipal (degraus) no Largo Eusébio Leão no embasamento da fonte demolida no início do século com a instauração da Republica .Do Antigo Arquivo Histórico, existem apenas alguns códices manuscritos, entre os quais o velho Tombo da vila, pergaminho iniciado em 1434, bem como o Foral Manuelino, muito bem iluminado e datado de 1514, ambos se encontram no arquivo municipal; *1: O brasão original, datado do séc. 16, encontra-se no Museu Arqueológico Municipal (v. PT031511010009). O fontanário que em tempos esteve adossado à fachada, foi posteriormente transferido para o Largo do Calvário (v. PT031512020020).

Autor e Data

Sónia Gomes 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login