Gravuras rupestres da Pedra letreira

IPA.00001270
Portugal, Coimbra, Góis, Alvares
 
Sítio pré e proto-histórico. Arte rupestre. Gravuras rupestres ao ar livre. Afloramento rochoso com gravuras rupestres insculturadas de temática idoliforme, escutiforme e com armas. Possui alguma importância dentro do panorama da Arte Rupestre Peninsular, nomeadamente com os petróglifos de Azabal e Puerto del Gamo, na província de Cáceres.
Número IPA Antigo: PT020606010008
 
Registo visualizado 433 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio  Sítio pré e proto-histórico  Arte rupestre      

Descrição

A Pedra Letreira é um afloramento de xisto ante-câmbrico de estratificação vertical correndo de SE. / NO., com uma superfície aplanada com as dimensões aproximadas de 4,5 m por 3,20 m, por onde se espalham várias representações de armas (arcos, flechas, alabardas), símbolos doliformes e escutiformes.

Acessos

Povoação dos Amieiros; EN 2, Km 290,85; na Portela do Vento, onde se forma o desvio para Castelo Branco, Est. nº 112, ergue-se a Casa de Cantoneiros, que tem nas traseiras um caminho carreteiro em direcção a SO.. Seguindo a linha de água do monte da Fonte Fria e andando cerca de 600 metros avista o petróglifo. Sistema de coordenadas Hayford Gauss Datum Lisboa: M. 204.8; P.345.45.

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 67/97, DR, 1ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997

Enquadramento

Rural, isolado. Do leito do talvegue de onde se viuslumbra uma paisagem natural ímpar, avista-se uma espécie de plataforma debruçada a meia encosta para o amplo anfiteatro de montanhas, tendo na sua linha da frente, para poente, as minas romanas da Escádia; na mesma direcção, há o lugar de Povorais com as minas antigas. Para N., no Alto das Cabeçadas há os poços romanos conhecidos pelas Covas dos Ladrões. (NUNES:9)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: terreno baldio

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Pré-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Dados Técnicos

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

NUNES, João de Castro, A Pedra Letreira in Memórias Arqueológicas do Concelho de Góis, Góis, 1959; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73802 [consultado em 18 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; IGESPAR: IPPAR: Procº 88 / 1 (274)

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1996 / Cecília Matias 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login