Cruzeiro de Nosso Senhor dos Aflitos

IPA.00001259
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Ferreiros e Gondizalves
 
Cruzeiro de caminho, barroco, de coluna jónica com cruz e imagem de Cristo em madeira com alpendre quadrangular de colunas toscanas suportando tecto de quatro águas com face interna decorada com trabalhos de estuque.
Número IPA Antigo: PT010303140078
 
Registo visualizado 110 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro de caminho  Tipo alpendrado com coluna e cruz

Descrição

Sobre plataforma assenta um embasamento, de forma quadrangular, constituído por dois degraus com aresta arredondada. No centro do embasamento eleva-se um cruzeiro constituído por um plinto encimado por uma peanha sobre a qual se desenvolve uma coluna jónica, coroada por uma forma granítica proto-esférica que suporta uma cruz em madeira com a base metopada e os remates trilobados onde se fixa, com o auxílio de cravos, um crucificado, também em madeira. Encostado ao plinto que suporta a coluna do cruzeiro está uma placa coberta a azulejo com a figura de Nossa Senhora, datado de Braga de 1951. O cruzeiro possui um alpendre composto por quatro colunas toscanas, sobre plintos em forma de prisma quadrangular, que sustentam cobertura de quatro águas em cimento, telhada e com o interior em estuque pintado em tonalidades ocre e cinza. Com um motivo floral, em relevo, no centro, o tecto está organizado em quatro campos, definidos por moldura em relevo, onde se distribuem dezenas de estrelas. Cravado no tecto, na arquitrave frontal, existe uma lâmpada eléctrica e no capitel da coluna da direita existem cravados dois travessões da electricidade. O vértice do telhado é rematado por um pináculo em cimento que sustenta um catavento em ferro. Os vãos definidos pelas colunas do alpendre possuem grades em ferro até à altura dos respectivos plintos.

Acessos

Largo do Cruzeiro

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado no centro de um largo constituído pela encruzilhada de quatro caminhos da freguesia sobre plataforma lajeada de planta quadrangular, ladeada por uma fiada de pedras que nos cantos adquire a forma de pináculo, tendo o do canto esquerdo, da parte frontal encastrada uma caixa de esmolas, em ferro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

séc. 18 - construção; 1951 - data pintada em azulejo, assinalando provável reparação.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma (alpendre) e estrutura autoportante (cruzeiro).

Materiais

Estrutura em granito, tecto em cimento e estuque, cruz e Cristo em madeira, caixa das esmolas, gradeamento, cravos do crucificado e catavento em ferro.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login