Capela de Santo António

IPA.00012519
Portugal, Castelo Branco, Belmonte, União das freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal simples e cobertura indiferenciada de madeira em masseira, com fachada principal em empena, rasgada por portal de verga recta moldurado, tendo fachadas rematadas em beiral, a lateral direita rasgada por fresta em capialço na zona do altar-mor. Interior com retábulo de talha dourada do estilo nacional.
Número IPA Antigo: PT020501010018
 
Registo visualizado 377 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal simples, tendo cobertura em telhados de duas águas. Fachadas em alvenaria de granito aparente, em aparelho irregular, percorridas por embasamento saliente nas fachadas lateral direita e posterior, com cunhais perpianhos e remates em beiral, excepto na fachada principal em cornija. Fachada principal virada a N., em empena com cruz latina no vértice, tendo pináculos piramidais assentes em pequenos plintos sobre os cunhais, rasgada por portal de verga recta com moldura simples; é flanqueado por duas pedras de armas, no lado esquerdo a dos Cabrais e, no lado direito, escudo esquartelado com as armas dos Queirós e Gouveias. Fachada lateral esquerda virada a E., rasgada por pequena janela em capialço na zona da capela-mor, sendo a oposta cega. Fachada posterior em empena cega. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com cobertura de madeira pintada de castanho, em masseira, e pavimento em tijoleira. A ladear o portal axial, pia de água benta hemisférica, com bordo saliente e boleado. Na parede testeira, retábulo de talha dourada, de planta recta e um eixo composto por nicho enquadrado por duas colunas torsas, decoradas por pâmpanos e assentes em consolas, e, exteriormente, duas pilatras com os fustes decorados de acantos, prolongando-se em duas arquivoltas, a interior torsa; altar paralelepipédico, com frontal tripartido, pintado a imitar brocados, flanqueado por duas pilastras a que se adossam "putti" *1; o altar é ladeado por dois móveis de apoio, pintados com marmoreados fingidos.

Acessos

Largo de Santo António

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Castelo de Belmonte (v. PT020501010003) e da Igreja de Santiago e Capela anexa dos Cabrais (v. PT020501010001)

Enquadramento

Urbano, em zona proeminente da povoação, junto ao Castelo de Belmonte, à Igreja de Santiago (v. PT020501010001) e à Capela do Calvário (v. PT020501010021). Surge assente em afloramento granítico, sendo o desnível do terreno vencido por dois degraus de acesso ao portal axial.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 15 - instituída por D. Isabel Gouveia; séc. 16 / 17 - provável construção do imóvel; 1758 - encontrava-se anexa à paróquia de Santiago de Belmonte; séc. 20, inícios - em fotografias da época, é possível visualizar a existência de um alpendre; 1963, após - transferência do retábulo em talha dourada da Igreja de Santiago para a Capela *1; 1994, após - transferência das imagens da Santíssima Trindade e de São Sebastião da Igreja de Santiago para a Capela *2.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito na estrutura, modinaturas, pináculos, pedras de armas e pia de água benta; madeira na cobertura interior, porta, retábulo e imaginária; tijoleira no pavimento; telha na cobertura exterior; vidro simples na janela

Bibliografia

MARQUES, Manuel, Concelho de Belmonte - Memória e História, Belmonte, 2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Fábrica da Igreja Paroquial: 1984 - restauro da imagem da Santíssima Trindade; CMB: 2000 - pintura da capela, substituição da cobertura exterior e colocação de pavimento em tijoleira.

Observações

*1 - proveniente do Convento de Nossa Senhora da Esperança. *2 - provenientes, o primeiro da Igreja de São Francisco, da Misericórdia, e o segundo da destruída Capela de São Sebastião, situada entre o Jardim Público e o Lug. da Forca.

Autor e Data

Paula Figueiredo 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login