Ponte Filipina / Ponte Antiga de Valhelhas

IPA.00012490
Portugal, Guarda, Guarda, Valhelhas
 
Ponte de construção seiscentista, talvez sobre pré-existência romana, em aparelho isódomo, com as aduelas dos arcos ligeiramente irregulares.. Ponte de arco com tabuleiro plano, protegido por guardas e sustentado por quatro arcos de volta perfeita, com talhamares, talhantes e gárgulas de descarga.
Número IPA Antigo: PT020907470131
 
Registo visualizado 312 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro lançado longitudinalmente, curvado nas extremidades, com pavimento alcatroado, protegido por guardas lisas, com 190 metros de comprimento e 3,80 e 4,30 de largura. Em cantaria aparente, de aparelho isódomo, sustentada por quatro arcos de volta perfeita de diferentes diâmetros, ligeiramente abatidos, o mais alto com cerca de 12 metros, em granito com aparelho isódomo. Possuí entre os arcos, contrafortes com talhamares triangulares a montante e a jusante, talhantes rectangulares e gárgulas de descarga. Guardas plenas em cantaria isódoma.

Acessos

EN 232, Covilhã para Manteigas, ao Km 80, sobre o Rio Zêzere. Gauss: X - 262547, Y - 381695; Fl. 213

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 740-CG/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012

Enquadramento

Rural, isolado, em vale pouco profundo, sobre o Rio Zêzere e junto à Ribeira de Famalicão, próximo da sua confluência. Implantação em ambiente harmonioso de revestimento florestal, na vertente E. da Serra da Estrela. Próxima, ergue-se a nova ponte, em betão.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIRO: Paulo Rodrigues, Bartolomeu Álvares e António Rodrigues.

Cronologia

1631, 10 Janeiro - Construção da ponte arrematada por Paulo Rodrigues, por 5 mil cruzados, talvez sobre uma anterior romana; 1679, 2 Dezembro - o mestre Bartolomeu Álvares dá poderes ao seu oficial António Rodrigues para cobrar o dinheiro das fintas para o conserto da ponte; 1977 - construção da nova ponte, pelas Obras Públicas, Junta Autónoma das Estradas, que permitiu a desactivação do imóvel, que comporta apenas travessias pedonais; 2005, 04 Fevereiro - despacho de abertura do processo de classificação; 2007, 10 de Julho - Proposta da Direcção Regional de Castelo Branco, para fixação de uma ZEP; 31 de outubro - parecer favorável do Concelho Consultivo do IGESPAR, I.P.

Dados Técnicos

Estrutura Mista.

Materiais

Estrutura de granito.

Bibliografia

ROCHA, Alípio, Monografia de Valhelhas, Coimbra, 1962; ALVES, Alexandre, Artistas e Artífices nas Dioceses de Lamego e Viseu, vol. I, Viseu, 2001, p. 68; CD Portugal Século XXI - Guarda, Matosinhos, 2001; Operação de limpeza permite à ponte voltar a ver a luz do dia, in Jornal do Fundão, 02 Março 2006.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; IPPAR

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; IPPAR

Documentação Administrativa

DGA/TT: Canchelaria de Filipe III; IPPAR

Intervenção Realizada

JFV: 2006, Fevereiro - limpeza da vegetação que envolvia a ponte.

Observações

Autor e Data

Patrícia Costa 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login