Igreja Paroquial de Alcáçovas / Igreja de São Salvador

IPA.00001231
Portugal, Évora, Viana do Alentejo, Alcáçovas
 
Arquitectura religiosa, renascentista, maneirista. Igreja paroquial atribuível ao ciclo henriquino de Évora, filiável no estilo de Santo Antão de Évora ( v. PT040705050057), embora anterior. As dimensões que não encontram paralelo com nenhum outro templo congénere.
Número IPA Antigo: PT040713010007
 
Registo visualizado 1203 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta rectangular, correspondente à articulação horizontal de nave e ábside, absolutamente indistintas na unidade do espaço. A frontaria, arrumada em dois registos verticais e cinco horizontais, marcados por pilares apilastrados e correspondendo o central ao dobro da largura dos laterais, é rematada nos cunhais por duas torrres sineiras, que continuam os respectivos tramos horizontais; os restantes tramos são rematados por frontões triangulares ladeados de pináculos e com as cimalhas corridas por composição rocaille em volutas. INTERIOR: três naves de cinco tramos, com coberturas ogivais descarregando em sólidas colunas da ordem dórica; os tramos dos cunhais da frontaria correspondem ao encaixe das capelas laterais, rasgadas para as naves por arcaria de volta perfeita. A ábside, quase inexistente, apenas marcada na parede testeira pelo retábulo do altar-mor, corresponde ao tramo testeiro das naves, realizando um salão amplo de unidade integral.

Acessos

Rua Direita

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 45/93, DR, 1.ª Série-B, n.º 280, de 30 novembro 1993 *1

Enquadramento

Urbano, em encosta de ténue pendente, em destaque no aro periférico da Vila, isolado, implantado em sólida plataforma de embasamento protegida por murete de alvenaria de pedra.

Descrição Complementar

IMAGINÁRIA: no altar de São José a imagem de São Sebastião, em madeira estofada, provavelmente do Séc. 16, proveniente da antiga Ermida de São Sebastião (v. PT040713020030). Na igreja encontra-se ainda o panteão de D. Isabel Henriques *2.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 12 / 14 - fundação do templo primitivo; 1530 - fundação do templo actual; 1983, março - Despacho de classificação como IIP - Imóvel deInteresse Público.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Alvenaria, granito, mármore

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Igreja do Salvador de Alcáçovas, in A Cidade de Évora,nº 60, Évora, 1968; ESPANCA, Túlio, Distrito de Évora, Concelho de Viana do Alentejo, in Inventário Artístico de Portugal, Vol. 19, SNBA, 1978.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF...incluindo o adro e cruzeiro; *2 - D. Isabel Henriques era descendente de D. Henrique II de Castela e mãe de D. Violante Henriques cuja campa funerária se encontra na Igreja de Nossa Senhora do Espinheiro (v. PT040705150019) e cujo brasão de armas se encontra também na Igreja de Santa Cruz de Almodovar (v. PT040713010007)

Autor e Data

Castro Nunes 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login