Azenha da Horta do Rodete / Azenha Muçulmana / Moinho da Horta do Rodete

IPA.00001223
Portugal, Faro, Silves, Silves
 
Azenha medieval de planta circular suportado por fortes contrafortes construído segundo formas populares e incaracterísticas estilisticamente, revelando a sua função utilitária. Testemunho único da actividade moageira medieval no Algarve.
Número IPA Antigo: PT050813070024
 
Registo visualizado 313 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Moagem    

Descrição

Planta circular regular. Massa simples disposta na horizontal. Resta apenas parte da parede N.. Espaço acimentado, delimitado pelo ressalto do que resta da caixa murária, com acesso a partir de NE., por um trilho que deveria conduzir à entrada principal do edifício. Paredes contrafortadas a N., em acentuado declive, através de três esbarros que se adossam à parede, de feição triangular e constituídos por pedra com revestimento de argamassa; parede com aparelho pseudo-isódomo argamassado.

Acessos

EN 259, no sentido Silves - Algoz; na primeira EM à esquerda, no sentido N. (moinho a c. de 1 Km - Lug. da Fragura); extrema dificuldade no acesso.

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital n.º 51/2011, da Câmara Municipal de Silves de 16 setembro 2011

Enquadramento

Rural, meia-encosta, isolado; implantado em acentuado declive numa vertente virada a N. de um monte fronteiro à cidade de Silves e ao Rio Arade, a meia-encosta e isolado de dois caminhos que se desenvolvem inferiormente (um particular que dá acesso ao imóvel e outro a EM). Disfruta de uma localização privilegiada em relação à cidade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: moagem

Utilização Actual

Criação e exploração animal: apiário

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 13 / 14 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 13 - 14 - provável época de construção *1; 1995, 04 dezembro - Incluído como Valor Concelhio no PDM de Silves, Resolução do Conselho de Ministros n.º 161/95; 2010, 19 fevereiro - Deliberação camarária para a classificação como IIM - Imóvel de Interesse Público; 2010, 21 maio - Proposta de classificação pela CM de Silves; 2010, 17 junho - Proposta de encerramento da classificação pela DRCAlgarve, por não ter valor nacional; 2010, 18 junho - Despacho de encerramento da classificação pelo Diretor do IGESPAR; 2011, 14 setembro - Deliberação camarária de determinando a classificação como IIM - Imóvel de Interesse Público.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes contrafortadas

Materiais

Alvenaria caiada e rebocada; cimento

Bibliografia

ARAÚJO, Ana Cristina, Carta arqueológica de Portugal, Lisboa, IPPAR, 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IPPAR; DRF

Intervenção Realizada

Observações

*1 - A Carta Arqueológica de Portugal refere a existência de materiais de época islâmica encontrados no local, pelo que a construção do imóvel pode ainda ser mais antiga.

Autor e Data

Paulo Fernandes 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login