Casa Quinhentista na Rua Alexandre Herculano, n.º 2 / Casas dos Telhados de Tesoura

IPA.00001199
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
 
Arquitectura residencial, quinhentista. Habitação urbana quinhentista de planta rectangular irregular composta por dois corpos a diferentes alturas em que os telhados de tesoura e o duplo beirado são os elementos mais característicos de uma tipologia vigente em Faro. A implantação urbanística, a composição estrural e a os telhados de tesoura.
Número IPA Antigo: PT050805050036
 
Registo visualizado 273 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular, irregular composta por dois corpos; volumes escalonados, massa dispostas na horizontal com cobertura diferenciada em telhados de tesouro. Fachada principal a S. caracterizada por dois corpos escalonados, sendo o mais baixo definido por três janelas de peitoril e porta, de molduras em alvenaria pintada, lambrim pintado, coberta por dois telhados de tesouro; adossada a torreão de dois pisos caracterizado por janela de peitoril sobre lambrim pintado, de cantaria de verga curva, sobreposta por janela de peitoril no primeiro piso, em alvenaria, cobertura em telhado de tesouro. Fachada O., correspondendo ao torreão, é caracterizada no piso inferior por porta e janela de peitoril com moldura e lambrim pintados; piso superior com janela de peitoril rectangular, encimado por duplo beirado e telhado de quatro águas. Fachada N. caracterizada por piso térreo com porta em cantaria de verga recta e janela de peitoril com moldura em alvenaria. Adro a N. e E. adossado a edifício de dois pisos com platibanda.

Acessos

Rua Veríssimo de Almeida, nº 3, Rua Alexandre Herculano, nº 2 e Rua Manuel Belmarço, nº 2

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital da Câmara Municipal de Faro, n.º 60/2009, DR, 2.ª série, n.º 10 de 15 janeiro 2009 / Incluído na Zona Especial de Proteção do Café Aliança (v. IPA.00004519).

Enquadramento

Urbano, no centro Histórico (v. PT050805050140), no gaveto de um quarteirão, nas imediações das muralhas medievais, tendo três fachadas dando para a via pública; adossado a E. a edifício de habitação térreo, adro na fachada N., próximo do Palacete Belmarço (v. PT050805050092).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial: loja

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - data provável da construção do edifício; Séc. 18, 2º quartel - colocação de cantarias nalguns vãos na fachada principal; séc. 19 - substituição de quase todas as cantarias dos vãos; 1982, Março - proposta de classificação; 2008, 28 agosto - Deliberação da Câmara Municiapl de Faro a determinar a classificação como de Interesse Municipal; 2009, 23 outubro - o processo de classificação caduca nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n. 206, publicado nesta data.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria, cantaria, telha de canudo, madeira nas portas e janelas

Bibliografia

LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Faro-Edificações Notáveis, Faro, 1995; PAULA, Rui e PAULA, Frederico, Faro, Evolução Urbana e Património, Faro, 1993.

Documentação Gráfica

CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1996 / Patrícia Viegas 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login