Convento de São Francisco dos Capuchos da Piedade / Convento de Santo António de Portel / Convento dos Capuchos de Portel

IPA.00001197
Portugal, Évora, Portel, Portel
 
Arquitectura religiosa, barroca. Convento típico da arquitectura franciscana da reforma capucha e de época barroca, notável pela sobriedade estrutural.
Número IPA Antigo: PT040709050007
 
Registo visualizado 1003 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos Capuchos

Descrição

Edifício de planta sensivelmente quadrangular, irregular, composta pela articulação horizontal de igreja, formando a fachada N. e orientada E. - O., claustro, fazendo as fachadas E. e O. e adossado ao paramento S. da Igreja, e pousada conventual, fazendo a fachada S. e adossado ao paramento S. do claustro. Coberturas diferenciadas para cada um dos elementos, em telhado de 2 águas para a Igreja e de 4 águas para os restantes. Todo o edifício, implantado em encosta de acentuado pendente, vai ganhando altura com o desnível, apresentando 1 só piso térreo na frontaria e três na fachada posterior. A fachada principal é constituída pela articulação horizontal da frontaria da Igreja, com o paramento do corredor O. do claustro e a fachada da portaria da pousada conventual. A frontaria da Igreja constitui-se em três registos dispostos na verticalidade, o primeiro marcado pelo triplo vão de arcaria de volta perfeita do endonártex, o segundo por fiada de três amplos janelões de cantaria esquadriada e o terceiro pelo frontão triangular que encaixa amplo janelão de volta perfeita projectado em moldura esquadriada de cantaria, luneta e dois nichos laterais; o frontão é guardado por duas composições sineiras.

Acessos

A c. de 500 m. do Castelo de Portel, à saída pela est. de Portel para Vera Cruz de Marmelar, alcança-se por caminho vicinal a O.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano / rural, em encosta de acentuado pendente, isolado e em destaque, bem visível

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Cultural e recreativa: associação cultural / Devoluto

Propriedade

Privada: associação

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1547 - data de fundação do convento por D. Teodósio I, Duque de Bragança; 1726 - início de reforma completa do edifício; 1834 - com extinção das ordens religiosas é vendido em hasta pública e adquirido pela família Gil, que o adapta a depósito de alfaias agrícolas; 1950, década de - os proprietários Sebastião Gil de Borja Macedo de Menezes e D. Maria de Jesus Gil Gouveia Beltrão doaram a cerca e o convento à fundação da Casa de Bragança para nela se instalar uma instituição de beneficência; 1981, 22 maio - Despacho de homologação de classificação como IIP - Imóvel de Interesse Público pelo Secretário de Estado da Cultura; 1990, década de - o edifício é adquirido pela Associação Terras Dentro; 1995, 22 dezembro - incluído no PDM de Portel ratificado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 177/95; 2006, 21 março - Despacho da Vice-Presidente do IPPAR considerando o processo de classificação caducado.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma, estruturas mistas

Materiais

Alvenaria, cantaria de granito, mármore

Bibliografia

FARO,Frei João de, Fragmento Académico. Noticias geraes e particulares da Provincia da Piedade. Da regular observancia de Nº P.S. Francº, s. ed., s.l., 1721; MONFORTE, Frei Manuel de, Chronica da Provincia da Piedade, 2ª edição, ed. Officina de Miguel Manescal da Costa, s.l., 1751; FARO, JÚNIOR, J. A. Pombinho, Alto Alentejo, Boletim da Junta de Província do Alto Alentejo, vol. 4, ed. Junta de Provincia, Évora, 1959; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Évora (Zona Sul), vol. I, ed. Academia Nacional de Belas Artes, Lisboa, 1978; PALATIM, Francisco M. da Pina, Relação Histórica da Nobre Vila de Portel, ed. Fac-símile da Junta de Freguesia de Portel e da Câmara Municipal de Portel, Portel, 1992; XAVIER, António Mateus, Das Cercas dos Conventos Capuchos (da Província da Piedade), contributo para a definição de uma política de recuperação, relatório de Trabalho de Fim de Curso na Licenciatura em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora, 1998 (texto policopiado).

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH; IANTT: Arquivo Histórico do Ministério das Finanças - Autos de Inventário dos Bens Pertencentes aos Extintos Conventos da Ordem de São Francisco da Província da Piedade, 1834, cx. 2245; Memórias Paroquiais de 1758, vol. 29º, fl. 1552.

Intervenção Realizada

Proprietário: 1989 - restauro geral.

Observações

Autor e Data

Manuel Branco e Castro Nunes 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login