Igreja Paroquial de Barcarena / Igreja de São Pedro, incluindo o adro, o cruzeiro e o património móvel integrado

IPA.00011876
Portugal, Lisboa, Oeiras, Barcarena
 
Arquitectura religiosa, barroca e rococó. Igreja paroquial de planta longitudinal definida por nave única articulada com altares laterais e capela-mor precedida de arco triunfal com altares colaterais, com coberturas diferenciadas em canhão e abóbada de aresta, respectivamente. Além de se apresentar como uma igreja de traça erudita e de proporções consideráveis, atendendo à sua localização em espaço de carácter rural, reúne no interior um conjunto de soluções artísticas e decorativas de grande diversidade material e estilística - patente nos múltiplos retábulos -, das quais se destaca precisamente a obra de talha dourada, a pintura sobre tela e o acervo azulejar
Número IPA Antigo: PT031110020048
 
Registo visualizado 509 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta pela justaposição de 2 rectângulos (nave e capela-mor), volumetria escalonada, cobertura efectuada por telhados diferenciados a 2 águas e em coruchéu bulboso. Precedida de adro com cruzeiro (sobre plataforma definida por degraus a SO.), a igreja exibe alçado principal a NE., composto por 3 corpos, dos quais se demarca o corpo axial. Delimitado por cunhais, este apresenta pano de muro rasgado a eixo por portal de verga recta sobrepujada por cornija que se articula com janelão iluminante com malheiro de ferro, através de painel de cantaria esculpido - delimitado por aletas e a integrar medalhão animado com a Teara Papal de S. Pedro, superiormente rematado por ática mistilínea. Colateralmente a este janelão, de verga de volta pefeita reconhecem-se 2 janelões de verga curva. Os corpos laterais iguais, correspondem ambos a torres, de planta quadrada, que apresentam, acima do remate superior do alçado, em cornija, 4 ventanas remate em coruchéu bulboso rasgado por óculos, com pináculos nos extremos. Estas ladeiam empena em bico acentuada por cornija com óculo central, correspondente ao remate do corpo axial. INTERIOR: com 2 entidades espaciais, nave e capela-mor, ambas de planta rectangular e cobertura diferenciada em abóbada de berço e de aresta - exibe nave única com cobertura separada por cornija em cantaria, animada com pintura sobre tela decorada com grande medalhão recortado com a representação de São Pedro. A nave apresenta muros laterais animados por lambril azulejar policromo de tapete e altares em talha dourada com pintura sobre tela, inscritos em vãos de cantaria de volta perfeita, que se articulam, em ambos os lados, com púlpitos de base e guarda em cantaria policromada. Adossado à face interna da fachada, presença de coro-alto, com guarda em balaustrada de madeira, suportado por pilastras de cantaria com faces caneladas e pias de água benta incorporadas. Precede a capela-mor, arco triunfal de volta perfeita em cantaria, superiormente delimitado por panóplias pintadas sobre tela, e articulado com 2 altares colaterais em talha dourada de estilo nacional sobrepujados por quadros com pintura sobre tela. A capela-mor, com cobertura perfurada por janelas iluminantes, exibe muro de topo com retábulo em talha pintada (branco) e dourada, definido por colunas de fuste liso e capitéis jónicos, que suportam frontão mistilíneo interrompido, superiormente rematado por painel com resplendor e inscrevem camarim a albergar trono (ostenta figuração escultórica em madeira pintada, de Cristo Crucificado) e sacrário. O conjunto é lateralmente delimitado por mísulas com as figurações escultóricas de santos superiormente articuladas com baldaquinos.

Acessos

Largo Cinco de Outubro; Rua Joaquim Sabino; Escadas da Cooperativa. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,731390; long.: -9,277959

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 763/2022, DR, 2.ª série, n.º 218, de 11 novembro 2022

Enquadramento

Peri-urbano, em plataforma sobre meia-encosta, destacado, isolado. Integrado no núcleo habitacional de Barcarena, em largo, do qual se constitui objecto arquitectónico dominante. O conjunto formado pelo imponente volume da igreja, pelo adro e pelo respetivo cruzeiro conserva uma harmoniosa integração urbanística, valorizando o local, facilitando a coexistência de elementos religiosos e profanos, e fomentando a fruição comunitária deste espaço.

Descrição Complementar

A composição pictórica observada na cobertura da nave possui temática alusiva ao orago. Pelo lado do Evangelho acede-se à sacristia, no qual se destaca laje tumular (com data de 1662) e lavabo em cantaria esculpido em relevo.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 13 - primeira referência documental à igreja; 1369 - a igreja é referida num documento desta data; 1390 - referencia ao cemitério agregado à igreja; Séc. 15 - os moradores de Barcarena podiam fazer-se fregueses da igreja de São Pedro ou da de São Martinho de Lisboa, que nomeava o cura da de Barcarena; Séc. 17, 1ª metade - realização do retábulo de talha do altar das Almas; 1667 - data de laje supulcral da família Gomes que se observa no pavimento da sacristia; Séc. 17, 3º quartel - aplicação do revestimento azulejar padronado do tipo tapete; Séc. 17, final / Séc. 18, início - realização dos retábulos de talha dos 2 altares colaterais; 1755 - o terramoto provoca a destruição parcial da igreja, pelo que enquanto a mesma se encontra incapaz de ser usada as celebrações litúrgicas se efectuam na capela de São Sebastião ( v. PT031110020047 ); 1763 - iniciam-se as obras de reedificação da igreja e enriquecimento artístico da mesma (procedendo-se ao remadeiramento dos tectos, ao alargamento da sacristia, ampliação da casa das irmandades e reconstrução das duas torres), datando desta época o retábulo de talha da capela-mor e da capela do Santíssimo Sacramento; 1813 - estragos causados na igreja devido a uma explosaão de uma granada na Fábrica da Pólvora de Barcarena (v. 1PT03110020015); 1873 - referência ao hospital anexo à igreja que recolhia os enfermos e os encaminhava para o Hospital de São José de Lisboa; c. 1963 - a decoração pictórica da abóbada encontrava-se em bastante mau estado de conservação; 1967, Nov. - instalação do centro social e paroquial na igreja matriz, com vista a albergar os desalojados resultantes das cheias da ribeira de Barcarena; 2001, Jan. - referia-se o mau estado de conservação do tecto da igreja numa notícia publicada a propósito da reabertura ao culto da vizinha capela de São Sebastião; 2001, Abr. - obras com vista à realização de um espaço de estacionamento diante da igreja, permitiram a descoberta de ossadas que confirmam a existência de um cemitério nesse local.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira (pintada e dourada), vidro, azulejos (séc. 17)

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano de, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. II, Lisboa, 1990 (1ª ed. 1963); Câmara Municipal de Oeiras, Fábrica da Pólvora de Barcarena, Subsídio para um Roteiro de Fontes Arquivisticas e Bibliográficas, Oeiras, 1998; Capela de Barcarena Devolvida à População, in Jornal da Região, Ano IV, Nº 194, 25.01.2001; Centro Social e Paroquial de Barcarena, in A Voz das Instituições, n.º 3, Março 1999; CRISPIM, Mário Núncio, LOBO, Pedro Vasconcelos, Retratos de Oeiras, oeiras, 1994; Inventário Artístico. Igreja Paroquial de São Pedro de Barcarena, Lisboa, 1968; LEAL, Francisco Soares Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Vol. I, Lisboa, 1873; Mais uma Prova de que em redor da Igreja de S. Pedro foi no Passado um Cemitério, in A Voz de Tercena, Ano XXVI, n.º 651, 06.04.2001; MECO, José, Azulejaria no Concelho de Oeiras - O Palácio Pombal e a Casa da Pesca, Oeiras, 1982; Monumentos, n.º 20, Lisboa, DGEMN, 2004.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DGEMN / CMOeiras: 2003 / 2004 - recuperação do exterior, em cooperação entre a DGEMN e a CMOeiras.

Observações

Autor e Data

Teresa Vale, Maria Ferreira e Sandra Costa 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login