Conjunto Megalítico da Herdade do Xerez / Cromeleque do Xarez

IPA.00001182
Portugal, Évora, Reguengos de Monsaraz, Monsaraz
 
Cromeleque singular no universo regional, constituído por recinto quadrangular de pequenos menires de granito envolvendo monumental menir fálico central.
Número IPA Antigo: PT040711030014
 
Registo visualizado 969 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Religioso  Alinhamento    

Descrição

Recinto de planta quadrangular regular, centralizada, definida por 50 menires de c. 120/150 cm de altura, alguns de configuração fálica, outros almendrados, envolvendo gigantesco poste central com configuração fálica, de c. 4 m de altura. O menir central é corrido verticalmente, na face O., por fiada de «covinhas».

Acessos

EN256, de Reguengos de Monsaraz para Mourão, tomar estrada a N. para Monsaraz. Andados c. 3 Km, encontra-se a Herdade do Xerez, a E. O cromeleque situa-se a c. 300 m a N. da sede da Herdade. VWGS84 (graus decimais) lat. 38,453451 long. -7,370998.

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 1/86, DR, 1.ª série, n.º 2 de 03 janeiro 1986

Enquadramento

Rural, em planície elevada, isolado, em destaque

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: alinhamento

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Megalítico

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável.

Cronologia

4000 a.C. - 3000 a.C. - provável época de edificação; 1969 - recomposição por José Pires Gonçalves da qual resultou a disposição actual do conjunto cujos elementos se encontravam então quase todos por terra; com critérios pouco explícitos e muito duvidosos, e recomposição teve como referência um aglomerado de «covinhas» que decoram a face horizontal de um dos pequenos menires do envolvimento, que o arqueólogo entendeu reproduzirem a planta original.

Dados Técnicos

Monólitos

Materiais

Granito

Bibliografia

GONÇALVES, José Pires, Menires de Monsaraz, in Arqueologia e História, Série 9, II, Lisboa, 1970; PINA, Henrique Leonor, Novos Monumentos Megalíticos do Distrito de Évora, in Actas do II Congresso Nacional de Arqueologia, Coimbra, 1971; GONÇALVES, José Pires, Roteiro de alguns Megálitos da região dde Évora, Évora 1975

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

O conjunto foi levantado e transportado para uma propriedade privada situada nas imediações de Monsaraz, uma vez que a construção da barragem do Alqueva inundou toda esta zona de planície entre Monsaraz e Mourão. Foram realizados trabalhos arqueológicos antes do seu levantamento, dirigidos pelo Arq. Mário Varela Gomes (FCSH-UNL), em 1998, e que resultaram em publicações várias sobre o sítio.

Autor e Data

Manuel Branco e Castro Nunes 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login