Anta da Herdade da Serranheira

IPA.00001179
Portugal, Évora, Montemor-o-Novo, União das freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras
 
Anta megalítica, típica do aro eborense, cujo protótipo e talvez o exemplar mais monumental e bem conservado é a Anta Grande da Comenda da Igreja (v. PT040706030007).
Número IPA Antigo: PT040706040004
 
Registo visualizado 576 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Funerário  Anta    

Descrição

Construção com planta longitudinal composta por câmara funerária com planta centralizada poligonal e corredor de acesso com planta quadrangular oblonga. Volumes articulados na horizontalidade, sobre um eixo E-O, com cobertura diferenciada na câmara e corredor, composta por laje de granito na primeira e por sequência de dintéis em laje de granito no segundo. A face principal é constituída pela projecção vertical do vão da entrada no corredor, guardada pelos esteios das ombreiras e dintel de cobertura, e pelo vão da parte sobrante da câmara acima da cota extrema do corredor. As restantes faces são definidas pelos paramentos cegos das lajes dos esteios. Monumento bastante destruído por recentes descargas de electricidade atmosférica, mantém in situ os 7 esteios da câmara com cabeceira a O, que se erguem a cerca de 1.8 m do leito actual, alguns fracturados. Conserva 2 esteios da banda S e 1 da banda N do corredor. A laje de cobertura está fragmentada no interior da câmara.

Acessos

EN 370, de Montemor-o-Novo para Arraiolos, a c. de 16 Km de Montemor encontra-se cruzamento para Évora, pela Valeira.Tomar essa direcção e em frente da sede da Herdade do Silval virar à esquerda por caminho de terra. Seguir na direcção O-NO, até à sede da Herdade da Serranheira. A anta situa-se a O, junto de um silo.

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136 de 23 junho 1910

Enquadramento

Rural, em encosta pouco acentuada, em ambiente bravio dos festos serranos que separam as bacias dos rios Almançor e Divor, muito perto do povoado calcolítico do Cabido Encarnado, isolada e integrada no meio envolvente

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: anta

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Megalítico

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

4000 a.C. - 3000 a.C. - construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito de grão grosseiro

Bibliografia

LEISNER, Georg e LEISNER, Vera, Die Megalitgraber der Iberischen Halbinsel I - Der Westen, in Madrider Fosrchungen, I, 1, 1956.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. O monumento foi alvo de profunda destruição e ruína nos últimos anos. Provavelmente, grandes descargas de electricidade atmosférica quebraram a cobertura e alguns esteios.

Autor e Data

Manuel Branco e Castro Nunes 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login