Tribunal, Cartório e Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones, CTT, de São Tomé / Supremo Tribunal de Justiça

IPA.00011775
São Tomé e Príncipe, Ilha São Tomé, Água Grande, Água Grande
 
Edifício da estação de correios e tribunal revivalista, de planta rectangular com pátio central, coberto por clarabóia, e fachadas evoluindo em dois pisos, de cunhais apilastrados e terminadas em cornija e platibanda em balaustrada que, na fachada principal, é interrompia por tabela rectangular. São rasgadas por vãos em arco de volta perfeita, abatido ou rectilíneos, alguns longilíneos, num ritmo alternado e conjugado com sacadas, corridas ou individuias, de guarda em balaustrada.
Número IPA Antigo: ST910101000005
 
Registo visualizado 238 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo      

Descrição

Planta rectangular com pátio central, e cobertura diferenciada em telhados de quatro águas, integrando clarabóia central. Fachadas de dois pisos, com pilastras almofadadas nos cunhais, pintadas de branco, percorridas por embasamento, terminadas em cornija e platibanda de balaustrada, ritmada por acrotérios, e com as molduras sublinhadas a branco. Fachada principal virada a O., com a platibanda interrompida por tabela rectangular, terminada em cornija e ladeada por aletas e dois plintos paralelepipédicos. No primeiro piso rasga-se ao centro portal de arco abatido com fecho relevado, ladeado por duas colunas, e oito vãos em arco de volta perfeita, quatro de cada lado, correspondendo a dois portais enquadrados por janelas de peitoril; ao nível do segundo desenvolve-se sacada a quase toda a largura da fachada, assente em mísulas e nas duas colunas do piso inferior, com guarda em balaustrada ritmada por acrotérios, para onde se abrem duas portas-janelas em arco de volta perfeita, ao centro, e uma trífora de verga abatida, intercaladas por janelas de peitoril rectilíneas. Fachada lateral esquerda virada à baía rasgada no piso térreo por portal descentrado, em arco abatido e chave relevada, ladeado por treze vãos rectangulares estreitos com portadas de madeira, e no segundo por janela de sacada, bastante avançada, sobre o portal, assente em mísulas, com guarda em balaustrada e vão em arco abatido, ladeado por duas janelas de varandim, igualmente com vão em arco e com guarda em balaustrada; na restante fachada abrem-se janelas de peitoril estreitas. Na fachada posterior rasgam-se apenas vãos retilíneos, formando na zona central jogos de três janelas geminadas.

Acessos

Avenida Marginal 12 Julho, Rua de Santo António do Príncipe

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, no núcleo urbano mais antigo da cidade, disposto de frente para Baía Ana Chaves, circundado por vias. Nas imediações, existem outros edifícios de interesse arquitectónico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: política e administração ultramarina

Utilização Actual

Judicial: supremo tribunal de justiça

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - 20 - criação de estruturas administrativas complexas, compostas por vários serviços públicos, tendo à frente um chefe de serviço; as decisões que este tomava tinham de ser sancionadas pelo Governador da Colónia que, para legislar, se auxiliava de um Conselho de Governo e de uma Assembleia Legislativa; construção do edifício para instalação dos correios, tribunal e cartório; 1975 - independência de Portugal; posteriormente passou a ser ocupado pelo Supremo Tribunal de São Tomé e Principe.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; pilastras, molduras dos vãos e outros elementos em argamassa; caixilharia, portas e portadas de madeira; vidros simples; algerozes metálicos; cobertura de telha.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/São_Tomé_e_Príncipe, Abril 2011; http://pt.wikipedia.org/wiki/Água_Grande, Abril 2011; http://pt.wikipedia.org/wiki/Diocese_de_São_Tomé_e_Príncipe, Abril 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Arquivo Histórico Ultramarino: Agência Geral do Ultramar

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula Noé 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login