Capela das Termas de Monchique / Capelas das Caldas de Monchique / Capela de Santa Teresa

IPA.00011761
Portugal, Faro, Monchique, Monchique
 
Arquitectura religiosa seiscentista, contemporânea. Capela edificada no Séc. 20 seguindo as linhas da anterior capela seiscentista, com galilé, tecto em masseira; do Séc.17 subsistem o retábulo-mor em talha dourada com pinturas ovaladas e azulejos do séc. 17 na nave.
Número IPA Antigo: PT050809030006
 
Registo visualizado 275 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por galilé, nave e sacristia a E.; volumes articulados, massas dispostas na vertical com cobertura homogénea em telhado de duas águas para nave e três águas para galilé. Fachada principal a S. de dois panos e dois registos definidos pela galilé que caracteriza o primeiro pano, suportado lateralmente por quatro pilares revestidos a pedra calcária, tosca; é composto por duas colunas toscanas centrais onde assenta a arquitrave lisa, em pedra calcária rematada por duplo beirado e telhado de três águas; segundo pano definido no primeiro registo por portal de cantaria recta; segundo registo, óculo de cantaria em quadrifólio; remate em duplo beirado e empena encimada por cruz de pedra sobre pedestal com sineira de vão único no lado direito. Fachada O. composta por muro da galilé em pedra calcária com características iguais à dos pilares, contraforte no corpo da capela adossado à galilé e posteriormente uma pedra com inscrição datando a capela. Fachada E cega composta pela articulação do volume da nave e da sacristia. Fachada N., correspondendo ao volume do retábulo-mor, cega, rematada em duplo beirado. INTERIOR: amplo, nave única com lambrim de azulejos de cor azul e branco com cenas da vida de Cristo, mesa de altar em madeira retábulo-mor, cobertura em masseira decorada com veios dourados, iluminada por óculo em quadrifólio sobre portal principal. Lado do Evangelho cego e o da Epístola com duas portas de cantaria, uma em cada extremo da nave, de acesso à sacristia. Retábulo-mor em talha dourada envolto por arco triunfal de volta perfeita, de cantaria, caracterizado por três registos: inferior composto por frontão de altar; segundo por sacrário, zona central com Crucifixo envolto em seis pinturas de cenas da vida de Cristo, ladeadas por mais duas de cada lado, ovaladas, sobreposto por entablamento; terceiro definido ao centro por três pinturas ovaladas envoltas num frontão de lanços com decorações circulares de características vegetalistas.

Acessos

EN 125 virar para Silves e seguir direcção Monchique e antes de aqui chegar virar para as Caldas de Monchique

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, montanha, isolado, adro na fachada principal a S. com acesso por escadaria, flanqueado por vegetação.

Descrição Complementar

EPIGRAFIA: inscrição na fachada O.: "POR INICIATIVA DA COMARCA ADMINISTRATIVA DESTA ESTANCIA E SEGUNDO TRAÇA DO ARQ. G. REBELO D'ANDRADE FOI ESTA CAPELA CUJA OBRA MESTRE JOÃO MORAES (...) COM MUITA DEDICAÇÃO CONSTRUIDA NO ANO MCMXL POR SUBSCRIÇÃO PÚBLICA"

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: ermida

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

MESTRE DE OBRAS: G. Rebelo D' Andrade, João Morais

Cronologia

Séc. 17 - construção da primitiva capela; 1940 - devido à ruína da capela seiscentista existente na zona, construção da capela actual segundo traça do Arq. G. Rebelo d'Andrade sendo Mestre de Obra João Morais; terá sido da anterior capela que então se trasladou o retábulo, os azulejos e o lavabo.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria, telha, madeira nas portas, tecto, retábulo azulejaria e talha dourada no retábulo

Bibliografia

CARVALHO, Augusto da Silva, Memórias das Caldas de Monchique, Lisboa, 1939.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1937 - colocação de 1 altar (coro) proveniente da Basílica da Estrela (v. PT031106170006).

Observações

Autor e Data

Patrícia Viegas 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login