Igreja Paroquial de Vera Cruz de Marmelar / Igreja de Vera Cruz

IPA.00001169
Portugal, Évora, Portel, Vera Cruz
 
Arquitectura religiosa, visigótica, românica, gótica, maneirista. Igreja paroquial. Monumento sem paralelo em Portugal.Destes elementos, parecem fazer parte do grande templo hospitalário românico a testeira poligonal com 2 absidíolos e arcaria cega visigótica, e a frontaria, incluindo as torres e galilé elementos que foram posteriormente conectados pela grande nave reconstruída no Séc. 17 época à qual pertence o frontão semicircular maneirista. Sineira barroca. Pinturas murais no interior.
Número IPA Antigo: PT040709080002
 
Registo visualizado 663 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta rectangular, composta pela nave, 2 torres de planta quadrada e ábside poligonal com 2 absidíolos. Fachada principal flanqueada por duas torres de quatro pisos, em cujos registos se rasgam frestas, rematadas por composição sineira; ao centro galilé elevada, pórtico esquadriado com frontão semicircular e, num segundo, registo fresta rectangular de profundo enxalço. Fachadas laterais definidas pela articulação dos paramentos da nave, com pesados contrafortes apilastrados a marcar-lhe os tramos da cobertura interior e apenas com um vão largo e rectangular no tramo central, com as ilhargas das torres sineiras e a composição poligonal da cabeceira. Cabeceira de poderosa silharia, com absidíolos rematados por merlões cúbicos e exibindo arcaria cega. INTERIOR: vestígios de pintura mural.

Acessos

Largo São Sebastião

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 29 604, DG, 1.ª série, n.º 112 de 16 maio 1939

Enquadramento

Urbano, na cota suprema de pequeno cabeço, sobranceira à povoação, isolada e em destaque, marcando intensamente a paisagem envolvente. Adjacente à Igreja, em articulação com a testeira, estendem-se, numa complexa estrutura que acusa sobreposições densas, o precioso Paço dos Priores da Ordem do Hospital,

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 06 / 07 / 10 / 11/ 13 / 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 06 / 07 - fundação do primitivo edifício, de que não restam senão elementos secundários dispersos e o grande pórtico dos fundos do Paço; séc. 10 / 11 - refundação provável do edifício primitivo, de que provavelmente, para lá de elementos dispersos, parece restar a ábside; 1278 - conclusão do edifício hospitalário, que integrava as duas torres que flanqueiam o pórtico e o paramento que as conecta, vestígio da primeira galilé; séc. 17, primeira metade - nave e composição geral.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Cantaria de granito, alvenaria, mármore em elementos secundários

Bibliografia

ALMEIDA, D. Fernando de, Pedras visigóticas de Vera Cruz de Marmelar, Lisboa, 1954; ALMEIDA, D. Fernando de, A Arte Visigótica em Portugal, in O Arqueólogo Português, NS, IV, 1962; ESPANCA, Túlio, A Comenda de Vera Cruz de Marmelar, in A Cidade de Évora, nº 57; ESPANCA, Túlio, Distrito de Évora, Concelho de Portel, in Inventário Artístico de Portugal, IX, SNBA, 1978; SOUSA, Catarina Vilaça de, As Pinturas Murais de Marmelar: Vestígios de um Passado, 2004.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

1957 - reparo geral da Igreja.

Observações

Autor e Data

Manuel Branco e Castro Nunes 1994

Actualização

Rosário Gordalina 2004
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login