|
Edifício e estrutura Edifício Comunicações Estação da malaposta
|
Descrição
|
De planta em U composta pela articulação de três rectângulos em torno de pátio também rectangular, o edifício apresenta volumetria escalonada, sendo a cobertura efectuado por telhados a duas águas e em terraço. Corpo central recuado em planta, com alçado delimitado por pilastras, rasgado a eixo por portal de verga recta - cuja bandeira se apresenta ladeada por emolduramento de dois vãos cegos - e superiormente rematado por frontão triangular, tal como se reconhece nos corpos avançados. INTERIOR - no centro da edificação encontra-se o auditório principal (com palco orientado para o alçado posterior), ao qual se acede por meio de corredores laterais à plateia, desenvolvidos a partir do vestíbulo também ele directamente articulado, do lado esquerdo, com foyer de planta rectangular. Na ala esquerda do edifício concentram-se outros espaços culturais como a sala polivalente, a sala de cinema e dança, contíguas ao foyer, constituído como local obrigatório de passagem nos acessos às mesmas bem como à zona administrativa, no alçado posterior. Na ala oposta reconhecem-se os espaços de apoio às actividades encetadas, como é o caso dos camarins e oficinas e também a bilheteira, localizada no extermo NE. e com acesso pelo pátio. |
Acessos
|
Rua de Angola, n.º 8 - Olival Basto. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,787256; long.: -9,170221 |
Protecção
|
Em vias de classificação |
Enquadramento
|
Urbano, isolado por muro com gradeamento. Implantado em zona de confluência de várias artérias rodoviárias e por isso de tráfego intenso. Na proximidade do Senhor Roubado (v. |
Descrição Complementar
|
|
Utilização Inicial
|
Comunicações: estação da malaposta |
Utilização Actual
|
Cultural e recreativa: casa de espetáculos |
Propriedade
|
Pública: municipal |
Afectação
|
Sem afectação |
Época Construção
|
Séc. 19 / 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
|
ARQUITECTOS: Cristina Szilard Hartmann (1989); Richard Hartmann (1989). ENGENHEIROS: ASEP - Associação de Engenheiros Projectistas Lda.: Estrutura, Águas e Esgotos: Alonso Pissara; Electricidade, Ar Condicionado e Segurança: LM - Projectos e Gestão de Instalações Especiais Lda. (Luís Malheiro da Silva). |
Cronologia
|
1855 / 1856 - época de construção da estação da Malaposta de Loures, integrada na linha de Casal de Carreiros; 1864 (a partir de) - com a construção do caminho de ferro, estas estações deixam de ser utilizadas, tendo a de Loures sido reutilizada como Matadouro Municipal; 1989 - após obras de recuperação e adaptação a novos usos, é inaugurado no edifício da antiga malaposta o espaço AMASCULTURA destinado à produção e formação teatrais, bem como a actividades de animação cultural, conforme projecto dos arquitectos Cristina Szilard Hartmann e Richard Hartmann, com apois da ASEP, Associção de Engenheiros Projectistas. |
Dados Técnicos
|
Paredes autoportantes |
Materiais
|
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro |
Bibliografia
|
FERREIRA, Godofredo, A Mala-Posta em Portugal, Lisboa, 1958; HARTMANN, Richard, Brevíssima história do projecto para o Teatro da Malaposta, in Malaposta: revista de teatro do Centro Dramático Intermunicipal Almeida Garrett, n.º 3, 1989; HARTMANN, Richard, e HARTMANN, Cristina S., Teatro Malaposta, Trienal de Arquitectura: o espaço Teatral, Évora, Centro Drama´tico de Évora, 1991, p. 47; A Comissão Instaladora do Município de Odivelas, CD-ROM Turístico, 2001; |
Documentação Gráfica
|
IHRU: DGEMN/Arquivo Pessoal de Maria João Laginha |
Documentação Fotográfica
|
IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/Arquivo Pessoal de Maria João Laginha-; MC: IPAE |
Documentação Administrativa
|
|
Intervenção Realizada
|
PROPRIETÁRIO: 1980 (década de) - transformação global do edifício e sua conversão em centro cultural; 2000 - construção da regie; 2001 - campanha de obras de conservação geral, a qual inclui pinturas de paramentos exteriores e impermeabilização das coberturas; |
Observações
|
EM ESTUDO |
Autor e Data
|
Teresa Vale e Maria Ferreira 2002 |
Actualização
|
|
|
|