Igreja Paroquial de São Brissos

IPA.00001153
Portugal, Évora, Montemor-o-Novo, Santiago do Escoural
 
Arquitectura religiosa, manuelina, maneirista, barroca. Igreja paroquial com nave antecedida por galilé muito mais estreita e baixa, de construção quinhentista, como atesta acobertura em abóbada estrelada, manuelina. Nave única, comprida, com cobertura em abóbada de canhão decorada por pinturas murais de composição tipicamente maneirista, em apainelados alternadamente curvos e quadrados; capela-mor pequena com cobertura em cúpula sobre pendentes integralmente decorada por pinturas maneiristas, assim como os alçados laterais onde se figuram trípticos com santos e ferroneries. Retábulos de talha barrocos. Interior revestido de pinturas murais maneiristas.
Número IPA Antigo: PT040706050023
 
Registo visualizado 427 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por galilé de planta quadrangular, nave de planta rectangular, capela-mor e anexos. Volumes escalonados e articulados, massas dispostas na vertical com cobertura diferenciada em telhado de duas águas, de abas curvas, na nave, de uma água nos corpos anexos, em cúpula na capela-mor. Alçados de alvenaria rebocada e caiada, com embasamentos pintados a amarelo ocre. Fachada principal de pano único e dois corpos correspodentes à nave e à galilé consideravelmente mais baixa; esta apresenta alçados de pano único, os laterais cegos, o principal limitado por contrafortes diagonais e rasgado por arco de volta perfeita com acesso por 3 degraus; remate em platibanada coroada de bolas nos ângulos; corpo da nave delimitado por pilastras munidas de bases e capitéis, coroados de pináculos; remate em cornija moldurada e empena, truncada por sineira, com abas munidas de aletas e vazada ao centro por óculo reentrante; sineira o olhal de volta perfeita com cornija contracurvada rematada por pinhas e cruz no vértice; pilastras, cornija pintados, moldura do óculo e arco da galilé pintados a amarelo ocre, estes últimos com vestígios igualmente de pintura a cor azul. Fachada lateral esquerda com remate em cornija moldurada e beirado saliente, rasgada por porta travessa com acesso por escadaria. Fachada lateral direita com vários corpos adossados. INTERIOR: galilé com cobertura em abóbada de nervuras estrealada com bocetes relevados. Nave com cobertura em abóbada de canhão sobre sanca, com tirantes de ferro, decorada por pinturas murais de apainelados alternadamente circulares e quadrados, com molduras interligadas por segmentos rectangulares; nos painéis figura-se o Apostolado com Cristo no medalhão central. Nos alçados da nave, junto à capela-mor dois altares com retábulos de alvenaria, de eixo único vertical, com corpo aberto por nicho de verga curva, ladeadao de pilastras; ático em frontão contracurvado decorado por estuques; mesas de altar em urna; do lado da Epístola púlpito pétreo, semicircular, de balaústres; entre este e o altar lateral, vestígios de pinturas murais simulando retábulo, com frontão triangular; retábulos colaterais de talha dourada, de eixo único. Arco triunfal de volta perfeita, decorado por marmoreados fingidos. Capela-mor mais estreita, elevada por degrau, com cobertura em cúpula, sobre pendentes, integralmente decorada por pinturas murais em composição de oito quartéis nos quais se figuram vários santos de figura inteira; no fecho, aberto pelo pequeno lanternin, moldura circular de querubins e nos pendentes os quatro Evangelistas; nos alçados laterais da nave pinturas murais compondo trípticos, o do lado da Epístola, figurando ao centro São Brissos, à esquerda Santa Luzia e à direita Santa Ágata, identificados por legendas pintadas a cor negra; o tríptico é decorado aos lados e superiormente por ferroneries.

Acessos

São Brissos. EM 1079 Escoural - Valverde

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, em bifurcação de estrada alcatroada; diante da fachada principal cruzeiro

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - provável data de construção do templo; 1534 - a freguesia de São Brissos encontrava-se anexada à de Santa Maria do Bispo; 1536 - Garcia de Resende instituiu na freguesia de São Brissos o Morgado da Anta, com casas e herdades anexas; Séc. 17 - execução pinturas murais. Séc. 18 - execução retábulos; 1839 - a freguesia de São Brissos pertence à Comarca de Estremoz; 1852 - a freguesia de São Brissos pertence à comarca de Arraiolos; 1853 - a freguesia de São Brissos pertence à comarca de Montemor-o-Novo; Séc. 20, meados - é extinta a freguesia de São Brissos e anexada à Freguesia de Santiago do Escoural; 1994, 19 fevereiro - incluído no PDM de Montemor-o-Novo ratificado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 8/94; 2006, 16 de Novembro - Alteração do PDM ratificada pela Resolução do Conselho de Ministros nº2/2007, publicada no DR, 1ª série, nº4, de 5 Janeiro; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Arquivo Distrital de Évora: Fundo - Paróquia de São Brissos, PT-ADEVR-PRQEVR-MMN17 (registos de baptismo, casamentos, óbitos e de legitimações, 1622-1898)

Intervenção Realizada

2004: Comissão de moradores - caiação; obras de conservação na cobertura; colocação de fechaduras de segurança

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rosário Gordalina 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login