Cine-Teatro de São Pedro do Sul

IPA.00011498
Portugal, Viseu, São Pedro do Sul, União das freguesias de São Pedro do Sul, Várzea e Baiões
 
Arquitectura cultural. Cine-teatro com uma lotação de 346 lugares, distribuídos por plateia, frisas e camarotes. Cena contraposta, contando com subpalco e fosso de orquestra. Integra o grupo de teatros locais sobre os quais tem vindo a ser realizado, no âmbito do programa cultural das autarquias e com o apoio do Ministério da Cultura, tentivas de recuperação e sequente animação social e cultural. Em 2000, o Cine-Teatro São Pedro estava degradado, com problemas de conservação e desadaptado para a produção e a exibição de espectáculos com as exigências actuais, além de não garantir as condições de segurança exigíveis por Lei: entra, então, num processo de recuperação/remodelação, dele fazendo parte a completa transformação da caixa de palco, bem como uma intervenção extensiva nos espaços de estar e de apoio ao público (circulações, bar, instalações sanitárias). Sobre o espaço do Auditório, incluindo o fosso de orquestra e a boca de cena, desenvolveu-se o grande esforço de recuperação, com manutenção dos elementos essenciais que caracterizam o projecto de 1925. Excepção para a ausência das frisas, retiradas em 1961, e não repostas na intervenção de 2000.
Número IPA Antigo: PT021816140056
 
Registo visualizado 209 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Cultural e recreativo  Casa de espetáculos  Cine-teatro  

Descrição

Acessos

Avenida António Correia de Oliveira

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: cine-teatro

Utilização Actual

Cultural e recreativa: cine-teatro

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 20, primeiras décadas - A vila de São Pedro do Sul conhece um período de desenvolvimento económico e social, fruto da projecção que as Termas, localizadas nos arredores do núcleo urbano, aportam à vila: as instalações termais (v. IPA n.º 1816180060), que nestes anos são beneficiadas, os equipamentos comerciais e de acolhimento, que se vêem igualmente melhorados participam desta prosperidade e trazem consigo uma animação social e cultural característica destes centros de vilegiatura termal, particularmente na moda nos Anos 20. Este movimento inicia-se, todavia, no princípio do séc., pois as Termas de São Pedro beneficiam da preferência da família Real, nomeadamende de D. Amélia, e com o mudar dos tempos, em particular depois da I Guerra, são uma opção de veraneio para burguesia ; 1920, década de - a ideia de construir um teatro, contemplando a possibilidade de projecção de filmes, entronca, portanto, nesta dinâmica social: a iniciativa pertence a grupos económicos locais e comporta, como o projecto inicial deixa supor, intuitos de exploração comercial; por estes tempos, a Vila dispunha de um cine-teatro - o Gil Rodrigues - "instalado nos fundos do edifício do [...] Hotel Rodrigues, situado na R. Além da Fonte [...] e cujas precárias condições de funcionamento já não satisfaziam, então, as exigências do público sampedrense (GRALHEIRO, f.5); existia, também, um animatógrafo, designado Gil Vicente; 1925, 6 Junho - inauguração do Cine-Teatro, com a presença da Companhia Robles Monteiro-Amélia Rey Colaço, então uma jovem companhia ainda, sediada no Teatro Politeama, mas que grangeava já grande prestígio na capital e no País, pela inovação no repertório, na encenação e na cenografia, no âmbito do drama e da comédia; 1960, década de - dificuldades económicas na exploração; passa a ser gerido pela Sociedade Particular dos Amigos do Cinema, sociedade criada em 1961 para evitar o encerramento do Cine-Teatro: fazem-se obras.1999 - o cine-teatro encerra para obras de recuperação; 2006 - reabertura do teatro;

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

SANTOS, Vítor Pavão do (dir.), A Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro (1921-1974), Lisboa, Museu Nacional do Teatro, s.d. [1987](Catálogo da Exposição); ALMEIDA, Chã de, Algumas notas sobre o Cine-Teatro, Gazeta da Beira, 7 Fev. 1989; CARNEIRO, Luís Soares, Teatros Portugueses de Raiz Italiana, Universidade do Porto, Faculdade de Arquitectura, Porto, 2002, V.II, pp.709-717 (Dissertação de Doutoramento).

Documentação Gráfica

Ministério da Cultura: IGAC - Dossier do Cine-Teatro S. Pedro, 18.16.001; CMSão Pedro do Sul: DGPU - Levantamento do Edifício do Cine Teatro São Pedro, s.d., esc: 1/100; Recuperação/Remodelação do Cine-Teatro de São Pedro do Sul. Projecto de Arquitecura, Arq. Pedro Marta, Jan.2000, Esc. 1/100.

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; Ministério da Cultura: IPAE; CMSão Pedro do Sul: DGPU; CARNEIRO, 2002: fotografias da caixa de palco, antes da intervenção de 2000.

Documentação Administrativa

Ministério da Cultura: IGAC - Dossier do Cine-Teatro S. Pedro, 18.16.001; CMSPedro do Sul: Departamento da Cultura - Monumentos Patrimoniais do Concelho do São Pedro do Sul - Cine-Teatro São Pedro [ficha de invventário], Magda Martins, Dez. 1999; Jaime Gralheiro, Breve Sumário da História do Cine-Teatro de São Pedro do Sul, dact., ass., s.d [199-], pág. Não numeradas [38 f.].

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Filomena Bandeira 2002 / 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login