Casa dos Lagos

IPA.00001145
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Nogueiró e Tenões
 
Casa unifamiliar novecentista, torreada com dois corpos articulados, sendo o principal de planta rectangular alongada, e o outro, mais recente, adossado em eixo, correspondendo a torre de planta quadrangular. Fachadas parcialmente revestidas a azulejo, com varanda em ferro, na fachada lateral, voltada ao jardim. Possui na fachada lateral, voltada ao jardim, uma varanda fechada de ferro*1. As fachadas do corpo principal são revestidas a azulejos relevados amarelos e brancos, tipo Massarelos. Tectos com decorações em estuque. Lareira do salão de madeira, com decoração de acantos e atlantes.
Número IPA Antigo: PT010303580057
 
Registo visualizado 112 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta composta por dois corpos, um principal, rectangular, alongado, e outro adossado a E., em eixo, correspondente à torre, quadrangular, articulados e escalonados, de dominante horizontal quebrada pelo acentuado verticalismo da torre. Coberturas diferenciadas em telhados de três águas (corpo principal, telheiro e varanda) e quatro águas (torre). Corpo principal de dois pisos, com fachadas com pilastras nos cunhais, revestidas a azulejos relevados, policromos a castanho, amarelo e branco, nafachada principal e no segundo piso da fachada posterior e rebocadas e pintados de branco no piso inferior da fachada posterior. Fachada principal virada a S., de um piso, devido ao declive do terreno, rematada por friso decorado com motivos florais, sob cornija encimada por beiral, rasgada por porta de verga recta, ao centro, protegida por pequeno telheiro assente em mísulas de madeira, a que se acede por quatro degraus semi-circulares, ladeada por seis janelas rectangulares. Fachada lateral O., com varanda fechada, ao nivel do segundo, em ferro, pintado de verde, assente em quatro colunas de ferro, com cinco janelas de duas folhas e bandeira curva, e beirado em ferro rendilhado. Fachada posterior a N., rematada por friso sob beiral, percorrida por varanda com base de pedra sobre mísulas e guarda de ferro, desenvolvendo ao centro curva correspondente a volume cilíndrico que é a entrada principal do primeiro piso. Ambos os pisos são rasgados por amplas janelas e portas rectangulares. Torre de quatro pisos, sendo e o último delimitado por beiral saliente. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, rematadas por beiral, rasgadas por vãos rectangulares, possuindo na voltada a N. varandas no segundo e terceiro pisos. INTERIOR do corpo principal com pavimentos em tijoleira e madeira e tectos de estuque, com átrio central que conduz a um amplo salão, com lareira de madeira, com decoração de volutas, acantos e atlantes, cozinha e ao piso superior, por escada de dois lanços, onde se organizam os quartos. Torre com salão no piso inferior e apartamentos nos restantes, com escada interior de comunicação.

Acessos

Bom Jesus, EN 103 - 3

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, na encosta do Bom Jesus, em terreno desnivelado, implantação harmoniosa sobre o vale do rio Este. Desenvolvido linearmente na horizontal das curvas de nível, com a fachada principal voltada para a EN 103 - 3, a qual conduz ao Santuário do Bom Jesus de Braga (v. PT010303580024), separada por estreito logradouro ajardinado, murado, com gradeamento de ferro, e acesso por portão ao centro. Para N. desenvolvem-se, em terraços, os terrenos da casa, sendo contíguo o jardim relvado, com japoneiras, laranjeiras e lagos de pedra.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial e turística: casa de turismo de habitação

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, finais - Construção da casa, sendo usada como residência dos Viscondes de Fraião; séc. 19, finais - remodelação da casa; colocação de azulejos e varanda fechada da fachada lateral; Séc. 20 - colocação de mais um piso na torre; 1977 - em estado de ruína foi adquirida pela família da actual proprietária; 1985 - adaptação a turismo de habitação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura, cunhais, molduras, friso e cornija, escada e varandas de granito; varanda em ferro; revestimento exterior de azulejo industrial ; tectos em estuque e madeira; pavimentos em tijoleira e madeira; cobertura exterior de telha de canudo.

Bibliografia

KAREN, Brown's, Portugal Charming Inns & Itineraries, New York, 1999, p. 150.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1977 / 1985 - Recuperação total da casa que estava arruinada, mantendo-se intacto o seu exterior e adaptando o interior, com construção de casas de banho, remodelação da cozinha, instalação de aquecimento central; 1999 - construção, num dos socalcos, de uma piscina e adaptação de anexos a sanitários e serviços de apoio, actualmente em construção

Observações

*1 - Segundo a tradição oral esta varanda teria sido desenhada por Gustav Eiffel, amigo pessoal dos Viscondes de Fraião.

Autor e Data

António Dinis / Ana Pereira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login