Capela de Santa Bárbara / Miradouro de Santa Bárbara

IPA.00011403
Portugal, Guarda, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Foz Côa
 
Arquitetura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal simples com cobertura de duas águas, fachadas rústicas irregulares, rebocadas e pintadas de branco, com fachada principal em empena alteada e recortada em degraus, rasgada por porta de verga reta. Interior rebocado e pintado de branco, com pavimento cerâmico e teto em laje de betão em masseira. Retábulo-mor de madeira pintado de branco, azul e dourado, sobre supedâneo de um degrau.
Número IPA Antigo: PT010914080072
 
Registo visualizado 1936 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal simples, de volume único e cobertura homogénea, com telhado de duas águas. Fachadas irregulares, rebocadas e pintadas de branco, sem cornija. Fachada principal virada a O., rematada em empena alteada e recortada, coroada por cruz latina ao centro, e plintos piramidais sobre os cunhais, rasgada por porta de verga reta, simples, cerrada por portão de ferro. Fachadas laterais e posterior, cegas. INTERIOR rebocado e pintado de branco com pavimento cerâmico e cobertura de cimento, em masseira. Sobre supedâneo de um degrau, retábulo-mor de talha pintada de branco, azul e dourado, de três eixos circunscritos por colunas caneladas, marcadas no terço inferior por elementos riscados a azul e capitéis dóricos, que sustentam entablamento e ático recortado e com enrolamentos, coroado por estrela pintada de azul. Ao centro no ático, cruz latina terminada em folha de trevo, dourada. No nicho central a imagem da padroeira, ladeada por duas mísulas com jarras de flores. Banco pintado de branco com plintos de apoio das colunas em ressalto e altar em forma de urna.

Acessos

Monte de Santa Bárbara

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolada. Ergue-se afastada da povoação, a 423 metros de altitude, na coroa do monte designado por Monte de Santa Bárbara, de onde se avista uma vasta paisagem de grande beleza, marcada pelas águas do Rio Douro ladeadas por grandes hectares de vinhedos, amendoais, vegetação agreste e rochosa, que povoam as encostas acentuadas do Alto Douro Vinhateiro. Dos vários pontos do miradouro descobrem-se várias povoações que pontuam os pontos mais altos, a povoação de Mós que se abriga na encosta a SO. e a Capela de São Martinho / Miradouro de São Martinho localizada no topo do monte a NO. (v. PT010914150109).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela / Cultural e recreativa: miradouro

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lamego)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 - testamento do capitão Gaspar Rebelo de Vasconcelos e da esposa, Catarina Gonçalves, que deixaram um alqueire de centeio à Confraria de Santa Bárbara; pintura de tábua; séc. 18 - reconstrução do imóvel; 1758, 7 Junho - referida nas Memórias Paroquiais, assinadas, pelo pároco Domingos do Amaral Tavares, como sendo dos fregueses.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes laterais e posterior em aparelho de pedra irregular e fachada principal em betão, ambas rebocadas com argamassa de cimento, e pintadas de branco; cobertura em telha; porta de ferro; pavimento interior cerâmico; retábulo em madeira policromada.

Bibliografia

CASTELINHO, Joaquim A., São Pedro de Mós do Douro - Monografia Histórica, Carmona (Angola) 1974; FERREIRA, J.A. Pinto, Antigo Concelho de Freixo de Numão - memórias paroquiais do século XVIII, Lisboa, MCMLXXIV; Foz Côa Inventário e Memóra, [coord. de SOALHEIRO, João], Porto, 2000; CD Portugal Século XXI - Guarda, Matosinhos, 2001; http://ttonline.dgarq.gov.pt/, 4 de Outubro de 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

PT-TT-MPRQ/24/225

Intervenção Realizada

Séc. 20 - Obras profundas, com alteração da fachada principal.

Observações

Tinha um quadro, a representar Santa Eufémia.

Autor e Data

Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login