Teatro Club da Póvoa de Lanhoso / Quartel de Bombeiros de Póvoa de Lanhoso

IPA.00001131
Portugal, Braga, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Lanhoso (Nossa Senhora do Amparo)
 
Edifício em arte nova, de planta rectangular, com fachada de dois pisos, separados por friso, com pilastras nos cunhais, percorrida por embasamento, rematadas em duplo friso e rasgada por vão sobrepostos. Fachada principal de dois panos, com o central mais avançado, terminando em frontão triangular e o mais recuado em frontão curvo, são rasgados por arcos de verga abatida no piso térreo e no piso superior por janelas de varandim de verga recta. Interior com vestíbulo e sala de exposições, no piso térreo, e sala de espactáculos decorada com pinturas murais, no piso superior. Teatro de pequena dimensão com fachada principal assimétrica, em que se destaca a sala de espectáculos profusamente decorada com pinturas em toda a extensão do tecto e parede envolvendo a boca de cena.
Número IPA Antigo: PT010309190018
 
Registo visualizado 270 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Cultural e recreativo / Segurança  Casa de espetáculos / Quartel de bombeiros  Teatro  

Descrição

Planta rectangular, irregular. Volumes articulados com coberturas em telhados de duas e quatro águas. Fachada principal revestida a azulejos, evoluindo em dois pisos separados por friso, rasgado regularmente por vãos sobrepostos, com pilastras de capitéis coríntios nos cunhais, coroadas por esferas assentes em acrotérios, percorrida por embasamento de cantaria, e rematada por duplo friso, o superior ritmado por argolas de ferro. Fachada principal virada a SO., de dois panos, o pano de maior dimensão, termina em frontão triangular, possuindo a empena coroada por busto, o pano de menor dimensão, está recuado, e termina em frontão curvo, de cantaria, apresentando no tímpano a data inscrita "1904", é coroado por pináculo. No piso térreo rasgam-se três vãos de arco abatido, sendo o central mais estreito, são encimados por cartela de cantaria, a do lado direito possui inscrição relevada "BOMBEIROS"; no piso superior, abrem-se duas janelas de sacada com guarda de ferro forjado à face e bandeira superior e ao centro janela também de sacada de cantaria sobre dois modilhões com guarda de ferro forjado, com vão em arco de volta perfeita, assente em pilastras, com fecho central, é encimado por cartela de cantaria com inscrição relevada "THEATRO CLUB". O pano lateral, é rasgado no piso térreo por vão de verga abatida, encimado por cartela de cantaria com inscrição relevada "THEATRO" e sobreposto por janela de sacada, com guarda em ferro forjada a toda a largura do pano. INTERIOR com acesso para átrio de tecto em estuque decorado com pequenas rosáceas, formando um padrão. Ainda no mesmo piso, a sala que foi ocupada pelo quartel dos bombeiros, possui lambril de azulejos brancos, em relevo, arte nova rematado por um friso azul e um ondulado branco. No piso superior, a sala do teatro é profusamente decorada com pintura em toda a extensão do tecto, que forma gamela, e em toda a superfície da boca de cena, sendo esta fechada com uma tela que reproduz a Casa da Botica, uma das mais antigas da vila. Nas áreas inclinadas do tecto existem dez quadros, pintados sobre o estuque. As portas e rodapés em madeira são pintadas em fingimento de madeira.

Acessos

Nossa Senhora do Amparo, Largo António Lopes

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria nº 464/2012, DR, 2ª série, nº 183, de 20 setembro 2012

Enquadramento

Urbano, flanqueado por construções, adaptado ao declive do terreno, e fronteiro a jardim, de planta triangular com monumento a António Lopes, no centro; nas imediações, o Palacete das Casas Novas (v. PT010309190025) e as Escolas Primárias (v. PT010309190041)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: teatro / Segurança: quartel de bombeiros

Utilização Actual

Cultural e recreativa: casa de espectáculos / Cultural e recreativa: galeria de exposições

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Ascensão Machado; Mário Luís Cruz Ferreira de Abreu e Adelaide Abreu (projecto de recuperação)

Cronologia

Séc. 20 - António Lopes, emigrante retornado do Brasil, manda construir o teatro, o qual incluia no piso térreo uma área destinada a quartel de bombeiros *1; 1904 - conclusão da construção e da decoração do edifício, designadamente as pinturas a fresco que ocupam toda a extensão do tecto e toda a superfície de boca de cena *2; 1905 - inauguração do teatro; 1929 - recebeu a tourné promovida por Fernanda Botelho e Botelho do Amaral; 1937 - o Jornal da Póvoa de Lanhoso anuncia a exibição da peça "A Virgem Noiva", na qual actuavam Elvira Lopes Bastos e António Ribeiro; a partir deste ano passou a exibir filmes cinamatográficos; 1988 - adquirido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso; os Bombeiros adquiriram uma nova sede, desocupando o piso térreo; 1991, a partir - deixa de funcional como sala de espectáculos; 1995, 11 Outubro - proposta de abertura pela Direcção Regional do Porto; 13 Outubro - despacho de abertura de classificação pelo Presidente do IPPAR; 2001 - reabertura do teatro; 2004, Novembro / 2005, 5 Agosto - comemoração do centenário do teatro com um extenso programa de artes performativas; 2011, 30 Março - a DRCNorte propõe a classificação como Monumento de Interesse Público; 6 Outubro - publicação do anúncio nº 14166/2011 no DR, 2ª série, nº 192, com projecto de decisão relativo à classificação como Monumento de Interesse Público e fixação da respectiva zona especial de protecção.

Dados Técnicos

Sistema de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria de granito revestidas no exterior por azulejo monocromático facetado; embasamento, cunhais, molduras de vãos, pináculos e outros elementos decorativos em granito; vidros simples, cobertura em estrutura de madeira revestida a telha, tectos estucados e pintados.

Bibliografia

FRANÇA, José Augusto, A Arte em Portugal no Séc. XX, Lisboa, 1974; RAPOSO, Francisco Hipólito, Minho, Lisboa, 1984; Guia de Portugal, Entre Douro e Minho, Lisboa, 1986; Formulário-tipo para pedido de apoio a projecto-piloto de conservação do Património Arquitectónico Europeu, 1994.

Documentação Gráfica

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Intervenção Realizada

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso: séc. 20 - ao longo dos anos foram realizadas diversas intervenções de que se destaca, o repinte da parte central do tecto; 2001 - impermeabilização e isolamento térmico ao nível do telhado; elevação da cobertura sobre o palco; reconstrução do pavimento do palco e plateia; criação de acesso exterior ao palco e subpalco; rebaixamento da cota do subpalco; reconversão do anterior espaço dos Bombeiros para sala de exposições; reconstrução do espaço posterior a esta sala a sanitários; construção no logradouro de camarins e salas de apoio; restauro da pinturas do tecto, murais, etc.

Observações

*1 - O Teatro Club da Póvoa faz parte integrante de um conjunto de edifícios mandados construir pelo mecenas António Lopes, cuja fortuna se deveu, grandemente, ao casamento que realizou com uma senhora brasileira. Desses edifícios, destacam-se o Hospital António Lopes, o Asilo de São José, a Escola Primária, bem como um conjunto de habitações situadas no Lg António Lopes; *2 - Por fotografias antigas existentes, sabemos que as paredes da principal sala de espectáculos tinham as paredes decoradas, integrando medalhões com os bustos de alguns dos melhores actores da época.

Autor e Data

João Santos / Paula Noé 1996 / Sónia Basto 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login