Casa do Lagarto

IPA.00011305
Portugal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, União das freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo
 
Arquitectura residencial, quinhentista. Casa corrente de dois pisos e aproveitamento ao nível das águas furtadas com ligação interior por escadaria. Remate em beiral. Vãos rectilíneos com janelas de guilhotina. Uma janela e porta com arcos canopiais manuelinos. Uma das fachadas, correspondente ao volume recentemente adquirido pelo proprietário e comunicante com a casa primitiva, possui varanda alpendrada, assente sobre mísulas, tipicamente beirã.
Número IPA Antigo: PT020505130065
 
Registo visualizado 64 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular composta por dois volumes *1 adossados, articulados, de disposição vertical e cobertura contínua em telhado de duas águas. Fachada principal virada a E., de três pisos rebocados e pintados a branco com embasamento a cinzento. Primeiro piso com duas portas e uma janela de guilhotina, tendo, no segundo piso, janela de guilhotina. Os vãos são rectilíneos, com molduras de cantaria, tendo, na janela do andar superior, esculpidas duas imagens, representando dois lagartos. Junto ao beiral, pequena janela de guilhotina, correspondendo ao aproveitamento do nível do sótão. Fachada virada a S. em pedra com aparelho rústico no volume primitivo e rebocado e pintado a branco no volume adossado ao principal. De 2 pisos, tem, no primeiro, duas janelas de guilhotina e uma porta. Segundo piso com varanda alpendrada em madeira suportada por três mísulas de granito, com porta de acesso. Vãos com lintéis rectos. Remate de fachada em empena. INTERIOR com espaços diferenciados, sendo o acesso entre os vários pisos assegurado por escadaria. No primeiro piso, a porta de acesso à cozinha possui vão com arco canopial e moldura que o acompanha. Pisos em ardósia, enquanto no segundo se constitui em soalho. Tectos em madeira com travejamento.

Acessos

Rua Joaquim Mourão Lopes Dias. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,883000; long.: -6,914216 (à rua)

Protecção

Incluído na Zona de Protecção do Pelourinho de Salvaterra do Extremo (v. PT020505130006) e da Igreja Matriz de Salvaterra do Extremo (v. PT020505130026)

Enquadramento

Urbano, a meia encosta. Ergue-se numa zona de pendor inclinado sobre embasamento não proeminente, ladeada por dois arruamentos e adossada a outras construções. Próximo localizam-se os Antigos Paços do Concelho / Torre Sineira (v. PT020505130063) e a Igreja da Misericórdia de Salvaterra do Extremo (v. PT020505130050).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1505 - data da sua edificação; séc. 20, década de 90 - estabelecida a ligação interior à edificação lateral.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, argamassa, madeira, telha lusa, ardósia.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMIAN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Proprietário

Intervenção Realizada

Proprietário: séc. 20, década de 90 - conservação e restauro do edifício.

Observações

*1- a Casa do Lagarto correspondia ao volume localizado no gaveto dos 2 arruamentos. Actualmente, a casa foi ampliada pela aquisição de uma outra habitação adossada, interligando-se ambas pelo interior.

Autor e Data

Luís Castro 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login