Igreja Paroquial de Coucieiro / Igreja de São João Baptista

IPA.00001128
Portugal, Braga, Vila Verde, Coucieiro
 
Arquitectura religiosa, românica. Igreja paroquial de planta longitudinal, 1 nave, fachada principal em empena e portal aberto em gablete. Retábulos de talha neoclássica.
Número IPA Antigo: PT010313110026
 
Registo visualizado 950 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta composta por nave única longitudinal, capela-mor rectangular, torre sineira quadrangular a NO., com dependências de apoio rectangulares, mais baixas, adossadas ao longo do alçado S. da mesma. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas a 2 águas e 1 na sacristia. Fachada principal orientada a E. e terminando em empena. Portal aberto em alfiz onde se destacam as arcaturas românicas, com fina decoração. Os capitéis também são de motivos vegetalistas. Uma janela pequena, ladeada por duas colunas com capitéis românicos reaproveitados e frontão curvo, sobrepuja o portal. Nas fachadas laterais, destaca-se a cachorrada decorada corrida. Na fachada N. tem uma porta com uma arcatura de enchaquetado. O tímpano, refeito em restauro recente, ostenta uma cruz trespassada. A cabeceira conserva fresta românica ladeada por colunas com capitéis decorados suportando arco pleno decorado. A meia altura corre um friso enchaquetado. Torre sineira, adossada à capela-mor, tem 4 sineiras, e é rematada por um coruchéu. A nave, bastante alongada, é iluminada por 4 janelas rectangulares, duas em cada alçado lateral. O pavimento apresenta um desnível de um degrau. Coro-alto com balaustrada em madeira, tendo no sub coro guarda vento em madeira, e de um dos lados a pia baptismal num espaço delimitado por gradeamento em ferro. Percorrem as paredes lambril de azulejos estampilhados de padrão; púlpito quadrado no lado da Epístola e dois altares colaterais em talha. O arco triunfal pleno, de granito, com uma sanefa em talha. Tecto de masseira formando caixotões. A capela-mor bastante profunda, é iluminada por 4 de janelas, duas em cada lado, encontrando-se uma delas entaipada. O retábulo em talha dourada, ocupa toda a parede testeira e está apoiado em supedâneo de 3 degraus. O tecto é em masseira formando caixotões.

Acessos

Coucieiro, EM 531 - 2, no Lugar da Igreja

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Rural. Está implantada em local plano, com poucas construções na envolvente e é enquadrada por adro murado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 12 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1164 - Foi sagrada pelo Arcebispo de Braga D. Paio Mendes, conforme testemunha uma inscrição ainda visível na fachada S. da igreja; 1888 - obras de reconstrução alteraram-lhe por completo a traça interior tendo-se, no entanto, mantido intacta a estrutura medieval; 2022, 26 abril - publicação da abertura do procedimento de classificação da Igreja de São João Baptista, Paroquial de Coucieiro, em Anúncio n.º 81/2022, DR, 2.ª série, n.º 80.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes em cantaria de granito bem aparelhado, cobertura em telha de barro. O pavimento é em soalho de madeira. As paredes interiores são rebocadas e pintadas. Têm um soco em granito e um lambril em azulejo de fabrico recente. Os tectos da nave e capela-mor são em madeira.

Bibliografia

ABREU, Leonídio de (coord.), História, Arte e Paisagens do Distrito de Braga, O Concelho de Vila Verde, Braga, 1963; ABREU, Leonídio, Silva Minhota, Braga, 1956; ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; AZEVEDO, Correia de, Monografia do Concelho de Vila Verde, Vila Verde, 1958; SILVA, Domingos M. da, As Terras de Vila Verde do Minho no Dicionário Geográfico do Reino de Portugal até 1758, Vila Verde, 1958; PINHO, Leal, Portugal Antigo e Moderno, vol. 2, Lisboa, 1873 - 1890; Processo de classificação, Câmara Municipal de Vila Verde, 1986.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Segundo Pinho Leal a Igreja de Coucieiro pertenceu à ordem dos templários.

Autor e Data

João Santos 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login