Solar de Gondomil

IPA.00001127
Portugal, Braga, Vila Verde, Moure
 
Arquitectura residencial, barroca. Solar barroco de planta em L composta por vários corpos, em que o movimentado jogo de reentrâncias e saliências das fachadas principais contrasta com a linearidade das traseiras. Numa das alas integra capela avançada ao centro.
Número IPA Antigo: PT010313280022
 
Registo visualizado 1553 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em L

Descrição

Casa de planta em L, composta por vários corpos de volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de 2 e 3 águas. A fachada principal, orientada a NE., é constituída por um corpo recuado, onde se localiza a entrada nobre, e um outro mais avançado, que termina numa varanda de colunatas. A escadaria de um só lanço, desenvolve-se sobre um patamar formado por 5 degraus e corrimão com interessantes volutas no arranque, que se destaca da restante fachada, onde o desenho da porta e janelas é simples e linear. O corpo saliente tem no piso térreo uma porta e uma janela e no piso superior 3 janelas quadradas de guilhotina. A fachada posterior desta ala, que desce um degrau em relação à principal, tem 10 janelas simples ao nível do 2º piso. Fachada N. disposta perpendicularmente e formada por três corpos. O corpo da direita tem no piso térreo uma porta central enquadrada por 4 aberturas rectangulares e uma circular, todas com molduras; no 2º piso 6 janelas, 5 de guilhotina e uma de sacada com balaustrada. No lado esquerdo, uma porta dá acesso a pequeno alpendre sustentado por duas colunas, que estabelece a passagem da casa para a capela. O corpo central, um volume saliente e simples, da capela, é delimitado por pilastras sobrepujadas por bolas sobre plintos. Porta rectangular com moldura em cantaria com padieira dupla rematada por duas aletas encimada por uma janela rectangular. Remate em frontão triangular, com cruz de pedra ao centro. No interior, um altar de talha. O corpo da esquerda possui amplo vão recto enquadrado em pano de muro limitado por pilastras e cornija superior encimada por merlões chanfrados, pináculos laterais e pedra de armas ao centro. Lateralmente, janela ao nível do 2º piso. No jardim 2 fontes. Uma, junto á entrada nobre, no interior de nicho em pedra, com tecto em abóbada e entrada em arco de volta inteira. Outra, encostada ao muro que protege a entrada da rua, delimitada por um triângulo em pedra, sem vértice, esculpido sobre o muro e base em forma de concha. No muro do jardim, um portão, com frontão cortado, em formas ondulantes, com pedra de armas ao centro. O portão é enquadrado por duas janelas, com conversadeiras em pedra, e o muro é rematado por merlões e duas pirâmides, nos extremos.

Acessos

EM. 1184, Lug. de Gondomil

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, isolado. O acesso ao portão interior da casa é feito por uma álea de bucho, de grande extensão. A meia encosta, em local isolado, de onde se desfruta interessante paisagem. Próximo da Casa da Câmara (v. PT010313280031). A entrada nobre faz-se através de um portal simples, rectangular, ornamentado na parte superior por uma pirâmide em pedra e dois merlões de cada lado. No jardim da casa encontra-se o Pelourinho de Moure (v. PT010313280003).

Descrição Complementar

A pedra de armas, sobre o portão do muro do jardim, é dos Abreu Silva. O escudo é de fantasia, assente em cartela decorativa e encimado por um elmo gradeado. O da entrada nobre (séc. 19), é esquartelado, com as armas dos Sousa (de Arronches), dos Cunha, dos Almeida (ou Melo) e dos Pereira. O escudo é ovalado, assente em cartela decorativa e encimado pelo coronel de nobreza.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - Construção do corpo principal e capela; séc. 19 - construção do corpo N. e pedra de armas.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes em alvenaria de pedra rebocada e pintada, molduras das janelas, frisos e alguns dos cunhais em cantaria de granito, cobertura em telha de barro, tipo canudo. Pavimentos do piso térreo em terra batida e argamassa de cimento e os do andar em soalho de madeira. As paredes são rebocadas e pintadas. Os tectos são planos, em madeira.

Bibliografia

ABREU, Leonídio de (coord.), História, Arte e Paisagens do Distrito de Braga. 1 - O Concelho de Vila Verde, Braga, 1963; CUNHA, Arlindo da, O Couto de Moure, Acção Católica, vol. 32, 1974.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1994 - Reparação das coberturas; 1995 - recuperação de fachadas e pintura e obras de remodelação.

Observações

Autor e Data

João Santos 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login