Fonte das Três Bicas / Chafariz no Largo da Misericórdia

IPA.00011262
Portugal, Viseu, Viseu, União das freguesias de Viseu
 
Arquitectura infraestrutural, rococó e neoclássica. Chafariz de espaldar com três panos divididos por pilastras com fustes decorados e capitéis de coríntios. Taças em forma de concha e bicas decoradas com rosetões. Frontão curvado e contracurvado interrompido, decorado com aletas, brasão heráldico e pináculos de bola, segundo a estrutura rococó. Os vasos ladeiam o escudo, bem como a cartela com inscrição apontam para uma transição para o neoclássico.
Número IPA Antigo: PT021823240054
 
Registo visualizado 314 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Planta rectangular simples e regular, com disposição verticalista das massas. Embasamento proeminente no lado tardoz. Lado principal rebocado a branco, de três níveis, voltado a SE., tendo na base, quatro pedestais inseridos no muro, assentes em bases, comportam entre si três taças em concha, que recebem a água por três bicas de motivos vegetalistas, que se lhes sobrepõem. Um friso delimita o nível seguinte. Composto por quatro pilastras com fuste decorado, coroadas por capitéis coríntios assentam nos pedestais do registo inferior. Em plano centralizado, um medalhão de forma ovalizada, encimado por laçarias, epigrafado e datado, com a legenda: "Utilidade Pública 1805". Friso e cornija marcam o arranque do remate. Sobre as duas pilastras centrais, dois fogaréus ladeiam um brasão heráldico da Casa Real Portuguesa, encimado por coroa fechada. Frontão curvado e contracurvado interrompido, tendo em posição centralizada e cimeira, uma base, sobre a qual assenta um pináculo de bola, igual aos dos extremos. Os restantes alçados são cegos, o tardoz em cantaria com aparelho isódomo.

Acessos

Largo da Misericórdia e Rua do Arvoredo. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,660012, long.: -7,912327

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, no cimo de monte, em plataforma horizontalizada, isolado, destacado e separado parcialmente por muro em Largo, nas imediações da capela mor da Igreja da Misericórdia (v. PT021823240043), envolvido por várias construções setecentistas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1805 - datação na fachada, indicia a data de construção.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Granito e rebocos.

Bibliografia

CORREIA, Alberto, Viseu, Cidades e Vilas de Portugal nº 7, Lisboa, 1989.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

João Carvalho 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login