Casa dos Abreus de Regalados

IPA.00001124
Portugal, Braga, Vila Verde, União das freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós
 
Casa nobre barroca, de planta rectangular e alçados de 2 pisos. Fachada principal dividida em 2 panos de diferentes dimensões com fenestração de grande sobriedade.
Número IPA Antigo: PT010313360018
 
Registo visualizado 487 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta em trapézio, alçados de dois pisos, massa longitudinal, simples e cobertura em telhado de 2 águas. A fachada principal, orientada a NO., desenvolve-se em dois planos de diferentes dimensões e divide-se em dois corpos separados por pilastras. No 1º piso, com embasamento pintado a cinzento, abre-se a porta principal de padieira curva e moldura em granito, sobrepujada a meio por vieira e ladeada inferiormente por volutas. Esta porta é ladeada por duas janelas quadrangulares com molduras simples em granito e bandeira superior. No pano da direita abre-se ao centro uma porta rectangular mais larga, com moldura simples em cantaria, ladeada por duas pequenas janelas com grades, com padieira curva, de leve relevo na parte superior da moldura. No 2º piso, abre-se no pano da esquerda 3 janelas alinhadas de sacada corrida que ocupa quase toda a extensão da fachada. A varanda, pouco balançada, apoia-se, no alinhamento dos vãos em cachorros ligados por um friso contínuo e tem gradeamento simples em ferro forjado. Estes vãos são idênticos na forma ao da porta principal, sendo a porta central encimada por um alto relevo em pedra, em forma de concha que contém a inscrição de uma data. No pano da direita duas portas semelhantes às do outro, com varanda de menor dimensão. Ambos os panos da fachada têm um princípio de composição simétrica o que reforça mais a sua individualidade. Sobre a pilastra central, ao nível do 2º piso, o brasão dos Abreus - Silvas. A fachada posterior, mais modesta, tem uma varanda corrida de grande dimensão, com balaustrada em madeira, com acesso ao piso térreo através de uma escada com características idênticas à varanda. Do interior da casa, o acesso à varanda faz-se através de 3 portas simples. Alguns dos elementos estruturais em madeira, de suporte da varanda, já foram substituídos por betão armado. O logradouro é dividido em 2 áreas distintas; o jardim e os anexos agrícolas. No jardim existem alguns elementos decorativos interessantes de que se destaca a fonte rematada por frontão curvo interrompido. Nos anexos agrícolas destaca-se a antiga eira e um espigueiro.

Acessos

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, flanqueado. Em largo, com placa central ajardinada, com alguns exemplares interessantes de casas de outras épocas. Tem adossadas casas nas duas empenas laterais. Destaca-se da envolvente pelo tratamento mais erudito da fachada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1757 - Data provável da construção, conforme inscrição numa pedra em forma de concha localizada na padieira de uma porta da fachada principal, por João José de Abreu e Silva.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes em alvenaria de pedra rebocada e pintada de cor branca com molduras em cantaria de granito; pavimentos em soalho de madeira, telhado em telha de barro de (canudo).

Bibliografia

ABREU, Leonídio de (coord.), História, Arte e Paisagens do Distrito de Braga, O Concelho de Vila Verde, Braga, 1963; VIEIRA, J. Augusto, Minho Pitoresco, vol. 2, Lisboa, 1886, Processo de Classificação, Câmara Municipal de Vila Verde, 1986.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

João Santos 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login