Cine-Teatro em Buarcos / Cine-Teatro do Grupo Caras Direitas

IPA.00011235
Portugal, Coimbra, Figueira da Foz, Buarcos
 
Arquitectura civil cultural. Cine-teatro com a lotação de 513 lugares
Número IPA Antigo: PT020605040049
 
Registo visualizado 78 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Cultural e recreativo  Casa de espetáculos  Cine-teatro  

Descrição

INTERIOR: Espaço do AUDITÓRIO - espaço independente, ligado ao palco pela boca de cena, de planta rectangular e contando com uma lotação de 385 lugares distribuídos por plateia (280), balcão de primeira ordem (95) e dois camarotes de primeira ordem (10). Plateia com pendente de 2%, de coxias longitudinais laterais e central, e transversais de fundo e de boca, equipada de cadeiras fixas, em madeira, forradas de tecido castanho; pavimento de madeira e paredes rebocadas e pintadas de cor creme acima do lambril revestido a tecido vermelho; tecto rebaixado (falso) de chapa lacada, de cor creme, integrando sistema de iluminação regulável. A guarda do balcão e dos camarotes é de alvenaria de tijolo, rebocada e pintada dentro dos tons cremes da sala. A sala dispõe de climatização (arrefecimento). Espaços cénicos - PALCO, ligado à sala pela boca de cena, com largura de 15, 5 m e profundidade de 8 m, para uma área de cena de 11, 5 m x 8 m x 6 m, dispondo de coxias laterais, pendente de 3%, paredes brancas, soalho de madeira disposto paralelamente à boca de cena (com zonas onde se dispõe perpendicularmente) e acesso de carga directo à rua. A boca de cena é rectangular (11,5m x 6 m), aberta numa parede de alvenaria e desprovida de decoração, sendo apenas sublinhada por uma moldura saliente. Diante do palco encontra-se o fosso de orquestra para 12 músicos, mas inoperacional devido à cobertura fixa que cria um "avant-scène" Espaços técnicos - a CAIXA DE PALCO tem teia de estrutura e piso em madeira, um nível de varandas laterais e, em plano mais elevado, apenas uma de fundo. Conta com sub-palco dotado de quarteladas e plataforma elevatória. A regie de direcção de cena, a regie de som e a regie de luz partilham o mesmo espaço, localizado ao fundo do balcão de primeira ordem. A cabina de projecção situa-se no piso térreo, ao fundo da plateia, e constitui um espaço independente.

Acessos

Rua 5 de Outubro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Descrição Complementar

MECÂNICA DE CENA: sistema de suspensão - 70 varas manuais simples de madeira, e 1 vara motorizada; ILUMINAÇÃO CÉNICA: dimmers - 24 circuitos analógicos; sistema de comando - órgão de luzes analógico; equipamento de apoio à iluminação - 2 torres de iluminação; equipamento de iluminação - 6 projectores, além de ribalta, tangões e gambiarras, estes últimos não operacionais; SONORIZAÇÃO CÉNICA: microfones, colunas de som, equipamento de gravação/reprodução e mesa de mistura de som permitindo a realização de conferências, a reprodução de suportespara espectáculos diversos, o reforço acústico para espectáculos de teatro e espectáculos de música e espectáculos de música amplificada. AUDIOVISUAIS: cinema - sistema de projecção de 35 mm, som Sorround, ecrã de cinema de enrolar; projecção video, com ecrãs próprios. COMUNICAÇÕES CÉNICAS: sistemas de chamada de artistas, walkie-talkies e telefones. EQUIPAMENTO CÉNICO: Cortina de boca de abrir para cima, em veludo vermelho escuro (mau estado), suspensa numa vara motorizada; cena preta em flanela composta por 4 pares de pernas; mobiliário e instrumentos para orquestra - cadeiras, estantes e instrumentos (2 pianos verticais, 1 piano, 1 contrabaixo, 1 trombone de varas, 1 flauta transversal, 4 violas acústicas, 1 bateria e 1 acordeão.

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: cine-teatro

Utilização Actual

Cultural e recreativa: cine-teatro

Propriedade

Privada: associação

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1924 - A associação Grupo Caras Direitas promove a construção de um teatro, datando deste ano a elaboração do projecto; 1927 - o teatro está concluído, sendo inaugurado com a peça " Miguel de Vasconcelos "; 1969 - o edifício sofre obras de remodelação, com particular destaque para as efectuadas no auditório, intervenção que implica a construção de um novo balcão;

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Regulamento interno do Grupo Caras Direitas de Buarcos, Buarcos, 1916; FIGUEIREDO, António Mesquita de, Buarcos, 1952; COSTA, Fausto Caniceiro da, Grupo Caras Direitas - Buarcos, Figueira da Foz, 1957;

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

MC: IPAE; IHRU: DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1969 / 1970 - remodelação do interior, à excepção da caixa de palco, com construção de um novo balcão e de instalações sanitárias.

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Sandra Lopes 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login