Fonte do Largo Dr. João da Mota Prego / Tanque de Santo António

IPA.00011142
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Arquitectura infraestrutural, barroca. Fonte de espaldar, de planta rectangular e corpo de cantaria, definida por pilastras e terminada em falso frontão com pedra de armas nacional, coroada. Possui duas bicas em forma de golfinho e tanque de planta rectangular.
Número IPA Antigo: PT010308340094
 
Registo visualizado 498 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Fonte espaldar de planta rectangular rebocada e pintada de branco, e corpo em cantaria de granito aparente, delimitada por duas pilastras, coroados por urnas. O espaldar termina em friso e cornija interrompido por brasão. No centro do espaldar surge uma ampla cartela oval com moldura, e sobre ele a pedra de armas com escudo nacional encimado por coroa real fechada e esfera. Um friso percorre o entablamento, ladeando a pedra de armas e rematando em volutas. Num plano inferior, surgem duas bicas em forma de golfinho, com saída de água constituída por tubos metálicos. Frontalmente, adossa-se tanque rectangular rematado por moldura.

Acessos

Largo Dr. João da Mota Prego.

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101) e na das Muralhas de Guimarães (v. PT010308340016)

Enquadramento

Urbano, adossada a muro de propriedade, em alvenaria de pedra irregular, no lado E. de uma pequena praça, empedrada e arborizada, contígua a edifícios de traça seiscentista, tendo nas imediações a Casa das Rótulas (v. PT010308340047) e os Correios (v. PT010308600110).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção da fonte no Jardim do Carmo, actual Largo Martins Sarmento; séc. 19 - gravura de Roquemont representando a fonte, com um remate em cornija curva coroada por pináculo; 1891 - a fonte é deslocada para a Rua Nova de Santo António *1; 1927 - a fonte é de novo mudada, para um sítio mais a O. da mesma rua; séc. 20, meados - é transferida da Rua Nova de Santo António para o Largo onde se encontra actualmente.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, frisos, cornijas, urnas, bicas em forma de golfinho, cartela e pedra de armas reais em granito; bicas de metal.

Bibliografia

MORAES, Maria Adelaide Pereira de, Guimarães, Terras de Santa Maria, Guimarães, 1978, pp. 61 - 62; ALVES, José Maria Gomes, Património Artístico e Cultural de Guimarães, vol. 1, Guimarães, 1981, pp. 54 - 57; NÓBREGA, Artur Vaz-Osório da, Pedras de Armas e Armas Tumulares do Distrito de Braga. Cidade de Guimarães, vol. 7, tomo 2, Braga, 1985, pp. 366 - 367; CALDAS, Padre António José Ferreira, Guimarães. Apontamentos para a sua História, Guimarães, 1996, p. 138.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - O nome de Tanque de Santo António, deriva do facto de esta fonte se ter localizado na Rua Nova de Santo António.

Autor e Data

António Dinis 2000

Actualização

Sónia Basto 2009
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login